TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POMAR DE ESSÊNCIAS NATIVAS

Por:   •  27/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO

POMAR DE ESSÊNCIAS NATIVAS

CRUZ DAS ALMAS

2012 

POMAR DE ESSÊNCIAS NATIVAS

                                                    Monografia apresentada pelos acadêmicos: Ana Carla

                                                     Ferreira, Cailze Caldas, Diulae Bispo, Flávia Alves,

                                                     Priscila Oliveira, Raiene Leal, Reinaldo.............

                                                     Do curso de Engenharia Florestal da Universidade

                                                     Federal do Recôncavo da Bahia, sob a orientação da

                                                     Professora Alessandra Nasser Caiafa.

CRUZ DAS ALMAS

2012

RESUMO

Palavras chaves: espécies nativas, restauração ambiental, ...

SÚMARIO

1. Introdução

2. Objetivo

3. Pomar de Essências Nativas

3.1. O que é o pomar

3.2. Formação de um pomar

3.3. Qual a importância do pomar de essências nativas

3.4. Usos para a restauração ambiental

3.5. Planejamento para a implantação de um pomar

3.5.1.  Estabelecer um prazo realista

3.5.2. Estabelecimento de metas e objetivos

4. Outras características importantes a serem consideradas

5. Protegendo o pomar

6. Espaçamento de plantio e combinação de espécies

7. Distribuição de plantio

8. Vantagens das plantas nativas

9. Descrição de algumas espécies nativas

9.1. Cedro-rosa

9.2. Paineira

9.3. Louro-Pardo

9.4. Pitanga

10. Referências Bibliográficas

  1. INTRODUÇÃO

Diante da crescente conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do avanço das leis que disciplinam a ação humana sobre as florestas de proteção, interesses vem sendo despertados para os programas de revegetação em áreas degradadas, exigindo que os conhecimentos técnico-científicos sejam rapidamente esclarecidos.

Hoje em dia, a maioria dos programas desta natureza tem dado especial atenção ao uso de espécies nativas da região na recomposição da cobertura vegetal. A recomposição vegetal de áreas de matas ciliares degradadas, decorrentes de atividades antrópicas, com espécies arbóreas nativas, fundamenta-se no emprego do método que visa a assegurar  a  harmonia  e dinâmica  de  sucessão, conseqüentemente assegurando também a perenização do ecossistema, visando   garantir a regularização de recursos hídricos, a conservação de espécies vegetais e animais, bem como a manutenção da diversidade genética nas áreas de influências dos corpos d'água.

O trabalho de implantação de pomares de essências nativas não envolve simplesmente o plantio aleatório de espécies. Consiste antes de tudo na adoção de um conjunto de medidas voltadas a acelerar o processo natural de sucessão em direção ao estágio climático, visando sempre à redução dos custos envolvidos em tal processo. Estudos sugerem que o caminho mais curto e menos oneroso para se alcançar esse objetivo é estimular, tanto quanto possível, a presença na área em implantação os dispersores de sementes existentes na natureza, tais como, pássaros, morcegos e formigas. Para o retorno dos animais, é imprescindível dar condições mínimas à sobrevivência da vegetação. Já a fauna, como agente de controle biológico e de dispersão de sementes, pode se encarregar de dar continuidade ou mesmo acelerar o processo de sucessão.

         As espécies a serem empregadas devem apresentar características de resistência às adversidades do meio, promover o condicionamento do solo via elevação do teor de matéria orgânica e colonização de micro-organismos benéficos (fungos micorízicos e bactérias noduladoras), influenciar na luminosidade e temperatura do solo, servir de abrigo e alimento para a fauna dispersora de propágulo, acelerando o processo de reabilitação do local.

         O plantio de essências nativas pode ser efetuado de forma isolada ou em pequenos agrupamentos com fins paisagísticos, ou em forma de grandes agrupamentos heterogêneos (com muitas espécies visando à formação de bosques e matas com fins ecológicos e comerciais). A produção de mudas de espécies florestais nativas foi alavancada, a partir de 2001, com a publicação de Medida Provisória 2.166-07, que estabeleceu a obrigatoriedade da recomposição da reserva legal de propriedades rurais. Dada a enorme riqueza de espécies nativas e o escasso conhecimento sobre a autoecologia, bem como das técnicas de coleta de sementes e produção de mudas dessas espécies, o caminho a ser seguido é bastante longo. Além disso, a maior parte da produção é fundamental em atividade extrativista, com baixo ou nenhum nível de formalização, dificultando ainda mais a proposição de estratégias para organizar as atividades e estabelecer um programa de produção que seja capaz de atender às exigências previstas na Lei.

  1. OBJETIVO

Avaliar a importância do pomar e seus usos para a restauração ambiental, bem como conhecer algumas das espécies mais utilizadas para essa finalidade e como é feita a produção de mudas, além do planejamento adequado para implantação de pomares de sementes de espécies florestais nativas.

  1. POMAR DE ESSÊNCIAS NATIVAS 

3.1. O que é o pomar?

É a plantação planejada, estabelecida com matrizes superiores, isoladas, com delineamento de plantio e manejo adequado para a produção de sementes”. O pomar de espécies florestais nativas, conforme proposto, contempla também as especializações de plantio planejado e manejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (384.8 Kb)   docx (887.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com