TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESENÇA DE ALGAS NO SOLO: ENUMERAÇÃO PELO NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP)

Por:   •  10/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

PRESENÇA DE ALGAS NO SOLO: ENUMERAÇÃO PELO

NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP)

INTRODUÇÃO

As algas sempre tiveram um importante papel na biosfera, "basta recordar que foram elas as primeiras produtoras de oxigênio no nosso planeta", desde o aparecimento das primeiras cianofíceas no período pré-cambriano, que ajudaram a modificar a atmosfera da época. No presente, elas são as responsáveis pela maior parte da produção de oxigênio nos ecossistemas aquáticos, referido antes.

Algumas algas servem de alarme ou são excelentes indicadores de determinados problemas ecológicos, já que são bioacumuladores.

Contagens de microrganismos pelo Número Mais Provável (NMP) são técnicas antigas, rápidas e de baixo custo, que permitem avaliar estatisticamente o número dos microrganismos presentes numa amostra e estimar a proporção viável metabolicamente ativa (Jones apud GiajLevra, 1991). O NMP permite estimar a densidade da população empregando-se diferentes meios de cultivo (VAZZOLLER, 1995).

A técnica do NMP pode ser utilizada para estimar a população total ou um grupo específico de microrganismos em uma amostra, e o conjunto de respostas positivas ou negativas é considerado para o cálculo estimativo do número de microrganismos desta amostra.

Quando o método considera algum aspecto do metabolismo celular, torna-se possível avaliar a quantidade de algum grupo específico de microrganismo (ATLAS e BARTHA, 1981).

MATERIAIS E MÉTODOS

1) Pesar 25 gramas de solo dentro de um béquer Becker

2) acrescentar água destilada até próximo da capacidade de saturação do solo

3) Cobrir com plástico filme e fazer dois furinhos

4) Pesar novamente o béquer e anotar o peso

Após uma semana:

1) Represar o solo e comparar o peso com o da semana passada

2) Pesar 10 gramas de solo e diluir em 95ml da solução de Bristol,

3) Pipetar 9ml da solução de bristol em 5 tubos de ensaio

4) Faça cinco diluições seriadas retirando 1ml da mistura iniciadas agitar bem antes de retirar e transferir para um dos tubos primeiro e em seguida 1ml do tubo primeiro para o segundo tubo assim sucessivamente.

5) Agitar bem os tubos e transferir 1ml de cada diluição para 5 réplica identificadas da seguinte forma: 1 A,1B, 1C..2 A, 2B...5E

6)Tampar os tubos e armazená-los por quatro semanas

Obs. Quanto mais diluída, mais probabilidade da amostra ter menos algas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O peso do solo obtido no primeiro dia de experimento foram 68,34 gramas, o peso após uma semana foi de 67,37 gramas. Ao retirarmos 1ml de cada tubo, para diluirmos, percebe-se que a tonalidade diminuir até ficar incolor.

Por problemas no nosso experimento vamos utilizar um dado hipotético, assim faremos os processos do método, e iremos avaliar os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com