TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÓPOLIS O REMÉDIO FORNECIDO POR PEQUENOS ARTRÓPODES - AS ABELHAS

Artigos Científicos: PRÓPOLIS O REMÉDIO FORNECIDO POR PEQUENOS ARTRÓPODES - AS ABELHAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 8

PRÓPOLIS O REMÉDIO FORNECIDO POR PEQUENOS ARTRÓPODES – AS ABELHAS

Fabíola Rodrigues Schaeffer

Profª. Joice Martins de Freitas Frasson

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0189)-Prática do Módulo III

05/07/2012

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo mostrar os benefícios, que a própolis, um remédio natural fornecido pelas abelhas, traz para saúde dos seres humanos e revisar, alguns aspectos selecionados a ação da própolis enfocando as atividades e utilizações farmacológicas em benefício à saúde. A própolis que é uma substância produzida pelas abelhas, á partir de exsudatos de resinas que é coletado de algumas plantas, por esses pequenos artrópodes, as abelhas. Essa resina é misturada com secreções pelas abelhas, resultando assim uma composição química de própolis, complexa, rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides, com poderoso efeito antioxidante, antiflamatório, antimicrobiano, anticancancerígeno, antibacteriano e antibiótico. A própolis tem sido utilizada na medicina popular por muitos anos, devido as suas propriedades farmacológicas, embora muitos dos seus mecanismos de ação sejam desconhecidos, devido a falta de padrões que avaliem a maneira precisa de suas atividades farmacológicas, quanto a sua eficácia e segurança terapêutica para humanos e animais.

Palavras-chave: Própolis. Abelhas. Utilizações farmacológicas.

1 INTRODUÇÃO

A própolis recolhido de uma colméia de abelhas, pode ser utilizado de diversas formas, em spray para afecções das vias aéreas superiores, própolis bruto para tratamento de reumatismo, artrite, infecções do trato urinário (cistite), em tintura de própolis aplicado topicamente para tratar queimaduras ou cicatrizar feridas, contra fungos e outros parasitas, ou como antioxidante poderoso.

A própolis é muito utilizada pelas abelhas para vedar e isolar a colméia do frio, embalsamar insetos ou outras abelhas intrusas, e novamente como já vimos, a sua propriedade mais interessante, proveniente de sua resina, reside no fato de eliminar todos os microorganismos e outros agentes infecciosos que entram em contato com a colméia, mantendo os favos em condições de assepsia.

Muitos são os estudos sobre as propriedades benéficas trazidas pela própolis, que desde há aproximadamente 2000 anos, que vários povos se aperceberam dos benefícios da própolis, canalizando-os no sentido de melhorar a sua própria saúde, recentemente, estudos mais profundos e credíveis, têm confirmado os benefícios que a própolis traz para saúde dos seres humanos, ação antiviral, antiinflamatória, antioxidante, antiparasitária. O objetivo deste trabalho foi rever alguns aspectos relacionados à ação da própolis sobre o sistema imunológico e seus benefícios à saúde.

2 A PRÓPOLIS

A palavra própolis vem do Grego- profissional (antes de) e polis (cidade), referindo-se à observação dos apicultores de tempos antigos que notaram que por diversas vezes, as abelhas construíam uma pequena parede de própolis para se protegerem na entrada dianteira de suas colméias que geralmente ficavam a frente (antes da- cidade) das colônias dos apicultores.

A própolis vem sendo usada pelo homem desde os tempos mais remotos, para vários propósitos e especialmente na medicina por causa de suas propriedades antimicrobianas. Antigos textos gregos referem-se substância como um “curador para hematomas e chagas supuradas”, e em Roma, a própolis foi usada com emplastros para os mais diversos fins.

Os maiores produtores de própolis no mundo incluem a China, o Brasil, EUA, Austrália e Uruguai.(REVISTA PLANETA, edição 463 de 2011)

São tratadas por mês cerca de 200 toneladas de própolis finais para consumo mundial. O Japão é um dos maiores consumidores de própolis como complemento alimentar. Na Nova Zelândia o consumo anual de própolis é de aproximadamente 9,9 milhões de doses diárias.

O processo de elaboração da própolis inicia-se da seguinte maneira: As abelhas captam, extraindo de diversos lugares e locais (arvores, arbustos, flores, brotos e troncos) uma substância resinada chamada própolis. As abelhas carregam a própolis em suas patas traseiras para suas colméias onde é combinado com outra substância produzida pelas abelhas o “beeswax”, (tipo uma cera, também utilizado como pomadas ou para velas artesanais).

Esse material produzido pelas abelhas operárias é usado como um selante esterilizador da colméia. Esta combinação tem propriedades antibactericidas e produzem efeitos fungicidas que servem para proteger a colméia contra doenças e agentes climáticos.

Pelo menos 180 compostos diferentes foram identificados até agora na própolis, algumas delas são resinas flavonóides (ácidos do phenolicos e esteros 45- 55%); Ceras e ácidos Gordurosos beeswax e elementos de origem das plantas 25 – 35 %; Elemento Essencial Lubrificante voláteis 10 %; Pólen (16 tipos de proteínas liberam os aminoácidos), argine e proline juntos 46 % de total 5 %. Outros elementos orgânicos e refrigerantes 14 traços de refrigerantes. Ferro e Zinco os mais comuns; ketones, lactones, quinones, esteróides, ácido benzônico, vitaminas, açúcares 5 %

Elementos ativos farmacologicamente importantes existentes na própolis são as flavonas, flavonol e flavanona (coletivamente chamados de flavonóides), e vários fenólicos. Pelo menos 38 tipos de flavonóides são encontrados na própolis, incluindo o galangim, kaempferol, quercetin, pinocembrim, artepean e crisin. Entre os fenólicos existentes estão o álcool cinnamye, ácido anamico ou fenílico. .(REVISTA PLANETA, edição 463 de 2011)

A composição química da própolis é bastante variável devido às variedades de vegetação existente que contém pólen e também as diversas espécies de abelhas cultivadas para a produção da substância. Existem cerca de 67 espécies de plantas principais que servem para a extração da própolis, como álamos, alders, e bétulas castanha e cinza, vários prunus e salgueiros. Algumas propriedades da própolis, como os açucares dependem do metabolismo da abelha.

Uma vez colhida pelo apicultor, a própolis deve ser limpa e separada da cera que as abelhas têm. Para fazer isso, própolis será aquecida em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com