TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PVC Project 32

Trabalho acadêmico: PVC Project 32. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

José Pedro Antunes nº14618

Design do Produto 2º Ano

2014/2015

IPVC-ESTG

ESTG – terça-feira, 25 de novembro de 2014

“The Waterfall”

Projeto: PVC 32

José Pedro Antunes nº14618

Projeto/Oficinas I

Docente: João Martins

Design do Produto 2º Ano

2014/2015

ESTG-IPVC

ESTG – terça-feira, 25 de novembro de 2014

Resumo:

Neste pequeno excerto, falarei um pouco sobre o projeto que concretizei com sucesso, desde a ideia inicial, os problemas e soluções encontradas para conseguir realizar o mesmo e a montagem da peça final.

A ideia consistia numa parte onde se colocariam os pratos, com uma inclinação de 30º para que a água pode-se escorrer da melhor maneira. Numa outra parte, iriam ficar os talheres, os copos e as chávenas de café. Surgiram problemas em relação ao sítio onde ficariam os copos, mas depois de uma pequena pesquisa em torno da ideia, consegui então chegar a uma solução viável e elegante.

Depois de vários processos de corte e deformação do tubo, consegui obter o pretendido e assim realizar a peça que tinha pensado.

Índice:

Lista de Figuras……………………………..…………………………………………………………………………………………5

Introdução…………………………………………………………………………………………..…………………………………..6

Memória Descritiva………………………………………………………………………………………………………………….7

Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………………8

Anexos……………………………………………………………………………………………………………………………………..9

Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………..………………..10

Introdução:

No âmbito da disciplina de Projeto/Oficinas I, foi-nos proposto que realizasse-mos um projeto, o Projeto PVC 32, num período curto de 3 semanas.

Numa primeira, foi-nos dado um tema de pesquisa, estilo misto de produtos de decoração e cozinhas. Foi-nos pedido também uma pesquisa, em grupos de 2 elementos, e construído um painel A1 com uma vasta recolha de imagens sobre o estilo já escolhido

Na semana seguinte, tivemos que apresentar 3 maquetes das 3 melhores ideias realizadas através da pesquisa e escolher uma para projeto final.

Na última semana deste trabalho, tivemos que apresentar o nosso projeto final, já composto pelos tubos, seccionados e cortados. 

Memória descritiva:

“The Waterfall” é uma peça desenhada para se acomodar ao ambiente de uma cozinha bem composta e com o intuito de fazer uso do que é, um escorredor de louça com uma mistura de estilos mistos, entre o clássico e o retro.

O nome, “The Waterfall” (Queda-de-água) consiste num simples conceito, não numa cascata como é de pensar pelo nome, mas sim pela forma como os pratos são lá colocados. Com um ligeiro angulo de inclinação, para a retaguarda, os pratos facilmente escorrem a água para baixo e, assim, fazendo a água sair pela peça, por baixo, lembrando assim uma cascata. Noutro contexto de conceito, este escorredor de louça pretende mostrar que nem tudo tem que ser da forma mais vulgar e correta, mas também podemos adaptar o nosso produto com o nosso contemporâneo e assim mostrar a sociedade que podemos pensar “outside of the box”, ou seja, mostrar que podemos ir mais além com as mais simples das ideias e produtos.

Para a construção da peça, comecei então por cortar 3 tubos de 30cm de um tubo PVC (3,2cm) de 3m, cortando uma segunda vez estes, agora com distâncias de 10cm e, lixar as pontas dos tubos, a meio até arredondar e, assim, colar as peças na sua forma pensada.

Fig. 1 Fig. 2

De seguida, são efetuados cortes numa das zonas dos cantos, onde ficaram os talheres (talheres de refeição e de sobremesa), copos e as chávenas de café encaixados. Depois de uma breve passagem da pistola de ar quente, faz-se as dobras para, mais tarde, encaixarem os copos na perfeição.

Fig. 3 Fig. 4

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com