TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Referente Ao Artigo: Coordination In Co-located Agile Software Development Projects

Artigos Científicos: Resumo Referente Ao Artigo: Coordination In Co-located Agile Software Development Projects. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 5

Paradigmas de desenvolvimento ágil fornecem uma maneira de organizar projetos complexos com vários participantes, permitindo constantes mudanças no projeto. Apesar dessa metodologia ser muito aceita e utilizada em diferentes contextos, ainda é de interesse prático e teórico devido aos seus efeitos de grande alcance. A adoção de abordagens ágeis impactam em toda a organização desde sua estrutura até práticas de desenvolvimento.

Metodologias para desenvolvimento ágil foram projetadas para lidar com mudanças e incertezas, ainda que não enfatizem mecanismos de coordenação tradicionais. Entretanto essas metodologias favorecem a comunicação intensiva e práticas simples.

É necessário investigar conceitos importantes sobre coordenação, para isso é importante considerar dois fatores. Primeiramente é preciso identificar as atividades que suportam ações coordenadas, segundo é necessário identificar as características de um estado altamente coordenado, feito isso é possível investigar quais atividades são mais, ou menos eficientes. O artigo propõe uma maneira para identificar práticas ágeis que possuem funções coordenativas e como elas se encaixam para formar uma estratégia de coordenação.

Não existe uma definição única sobre coordenação, uma primeira definição foi proposta na teoria da coordenação que diz "Quando vários atores seguem objetivos juntos, eles precisam fazer coisas para se organizarem, que um único ator não precisaria." Posteriormente essa definição foi refinada "coordenação é o gerenciamento de dependências".

O artigo aborda pesquisas como a teoria da coordenação de Malone e Crowston, onde a idéia central é que a coordenação é necessária para resolver as dependências, sendo estas, restrições de ações em uma determinada situação. É interessante perceber que a teoria da coordenação é altamente útil para identificar tais dependências mas não é uma ferramenta para predição, pois ela não se baseia em proposições hipotéticas. Além de abordar temas de como a coordenação está inserida nas organizações e em sistemas de informação, exemplificando sua distribuição e suas aplicações em equipes de desenvolvimento e metodologias ágeis.

É proposto um framework genérico e conceitual, este framework liga as dependências, os mecanismos de coordenação implícitos e explícitos, e um conceito dos resultados da coordenação Sua estrutura é dividida em: coordenação, que é o gerenciamento das dependências e estado de coordenação, que é a medição da eficácia da coordenação. Esse framework permitiu um ponto de partida para a pesquisa e para desenvolver um modelo mais específico para projetos ágeis.

Para a pesquisa foi utilizado um estudo multi-caso, que explora conceitos da estratégia de coordenação e sua eficiência baseada em dados empíricos de projetos de software em andamento. Essa abordagem é uma boa alternativa para investigar contextos de sistemas de informação, onde os eventos não podem ser controlados e é necessário capturar detalhes da situação. As unidades de análise foram projetos de software com participantes co-localizados, que utilizavam a metodologia ágil Scrum, com ou sem alguma prática adicional tal como a técnica XP (Extreme Programming). Cada equipe consistia entre dois e dez participantes, onde dez é um tamanho recomendado para um bom resultado desse método de pesquisa.

Para a coleta de dados primeiramente foi utilizada uma entrevista semi-estruturada com os membros do projeto, as entrevistas tiveram foco em três tópicos: perguntas específicas sobre o histórico dos participantes, perguntas sobre as práticas de trabalho de cada um e cada entrevista foi concluída com três questões específicas para provocar maior percepção da eficiência da coordenação de projetos. Todas as perguntas se preocuparam em permitir que o entrevistado desse respostas completas e amplas para melhor qualidade dos dados.

O primeiro passo para a análise desses dados foi preparar uma descrição completa de cada caso usando um framework comum, onde as descrições incluíram detalhes da organização, do projeto, as tecnologias utilizadas, a equipe, a metodologia de desenvolvimento e todos os problemas de coordenação que surgiram durante as entrevistas. Segundo foram realizadas análises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com