TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia Da Unha

Monografias: Patologia Da Unha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.618 Visualizações

Página 1 de 4

Patologia da Unha

A unha é uma estrutura que compõem-se de células escamosas queratinizadas que agem como uma placa protetora e de suporte.

A lâmina ungueal é produzida pelos queratinócitos da matriz ungueal, na porção proximal do leito ungueal. Caracteriza-se por ser composta de queratina, apresentar consistência dura e estar acima do leito ungueal e sobre a face dorsal da falange dista.

Existem vários tipos de patologia que afetam a unha, abaixo, segue alguns tipos:

1 - Linhas de Beau

É a depressão linear transversa na lâmina ungueal e significa alteração temporária no crescimento ungueal. Sabe-se que as unhas crescem em torno de 0,10-0,15 mm/dia. Assim, podemos estimar o intervalo de tempo em que a doença iniciou, ao medirmos a distância entre a prega ungueal proximal e a linha de Beau. A causa mais comum é o trauma local. As linhas de Beau também podem refletir estado nutricional pobre, hipersensibilidade a drogas, doenças febris e exposição a temperatura frias nos pacientes com fenômeno de Raynaud.

2 - Linha de Mees

É a linha esbranquiçada transversa na lâmina ungueal, que pode ser única ou múltipla. Essa linha pode significar intoxicação por arsênico, septicemia, aneurisma dissecante da aorta, várias infecções parasitárias, insuficiência renal, bem como o resultado de alguns medicamentos (quimeoterápicos).

3 – Pittings

São pequenas depressões disseminadas na unha normal. A causa desses pits é devido a focos de paraceratose na matriz ungueal. Em geral, pitting está associado a psoríase. Podem ocorrer na dermatite atopica, líquen plano sarcoidose, pênfigo vulgar, alopecia areata, incontinência pigmentar, síndrome de Reiter.

4 – Leuconíquias

Crianças e adultos apresentam máculas ou linhas esbranquiçadas na lâmina ungueal em uma ou mais unhas. A leuconíquia pode ser estriada, puntata, parcial e total. A leuconíquia puntata é o padrão mais comum e ocorre devido a pequenos traumas locais. A leuconíquia estriada pode ter caráter hereditário, secundariamente a trauma local ou por doença sistêmica quando múltiplas unhas estão envolvidas. A leuconíquia parcial foi encontrada na tuberculose, nefrite, doença de Hodgkin, metástases de carcinomas, hanseníase, perniose e por causas idiopáticas. A leuconíquia total pode ser hereditária ou por doenças sistêmicas, como a febre tifoide, colite ulcerativa, cirrose e hanseníase.

6 - Unhas de Terry

Alteração semelhante a unha metade-metade, mas acomete apenas 1 a 2 mm da porção distal (<20%). Ocorre nos indivíduos com cirrose hepática, Aids, insuficiência cardíaca congetiva e diabetes mellitus.

7 - Unha vermelha

A lúnula é vermelha. A unha vermelha está associada a alopecia areata, doença vascular do colágeno, uso de prednisona oral na artrite reumatoide, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, cirrose, urticária crônica, psoríase, monóxido de carbono.

8 - Unhas azul

São observadas nas patologias degenerativas hepatolenticulares (doença de Wilson), argiria e drogas do tipo fluorouracil e AZT (azidotimidina).

Alteração do crescimento

1. Síndrome das unhas amarelas

Nesta síndrome as unhas param de crescer e desenvolvem a aparência de unhas espessas, duras e curvas, com coloração amarelada. A lâmina ungueal se apresenta opaca e a lúnula está ausente. Ocasionalmente pode ocorrer onicólise. Essa síndrome está associada a várias patologias sistêmicas e as mais comuns são as doenças pulmonares (DPOC – Doença pulmonar obstrutiva crônica), pleurais e linfedema.

2. Unhas em vidro de relógio

É definido como aumento da curvatura transversa e longitudinal da unha, hipertrofia dos componentes dos tecidos moles da polpa digital e hiperplasia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com