TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Histórico Cultural

Artigo: Patrimônio Histórico Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? Qual é a sua grande finalidade, de acordo com Paulo Cesar Tomaz?

• O caso apresentado na reportagem da Folha de São Paulo vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• Você acha que o dono do imóvel deve ser penalizado de alguma forma?

resposta:

Preservação do patrimônio cultural é a conservação dos conjuntos de bens culturais de um determinado povo, sendo eles materiais ou imateriais, como edificações, documentos e objetos e ritos que trazem memórias de como esse povo vivia no passado, remete a identidade desse povo. Segundo Paulo Cesar Tomaz a tendência do homem na atualidade é a não valorização de construções antigas, as quais devem ser demolidas para darem lugar a edificações modernas e esse tipo de pensamento tem impacto na preservação do patrimônio cultural. Visto isso, a preservação do patrimônio cultural é de extrema importância e tem por objetivo guardar a memória dos acontecimentos de uma sociedade, fazendo com que essa memória se propague por gerações. Um exemplo da ausência de preservação de um patrimônio cultural aqui no Brasil é uma obra do artista Volpi em uma parede de um banco. Segundo a reportagem da folha de São Paulo, o painel encontrava-se com azulejos perfurados, com mobiliários cobrindo a visão por completo da obra, além da abertura de uma porta no meio da parede de azulejos. Compreende-se assim que a preservação do bem a fim de evitar danos provocados por agentes naturais e humanos não vem sendo realizada. Acredito que o dono do imóvel deveria ser penalizado e alguma forma e responsabilizado a realizar a restauração da obra, pois cabe também a população a preservação dos patrimônios culturais que contam um pouco da sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com