TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Trabalho Universitário: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

Nos anos que se seguiram à segunda guerra mundial, a antropologia cultural passou a contribuir com as investigações que conduzem à melhor compreensão dos povos do Terceiro Mundo, com o objetivo de facilitar as iniciativas governamentais voltadas para o estímulo às mudanças ou para a incorporação das sociedades tradicionais ao modo de vida da sociedade industrial. Diante dessa informação e do conceito de antropologia estudado na disciplina, explique:

a- como os governos podem se valer da antropologia cultural para orientar suas atuações? Obs. Sua resposta deve ter, no mínimo, 8 linhas. (1,5 pontos)

A antropologia cultural pode se valer de grande importância para orientar os governos. Ela pode ser utilizada como um meio de identificação e compreensão de determinada cultura, assim os governos podem utilizar de informações e também costumes de seus povos, facilitando a tomada de decisões e deliberando sobre os casos relativos a determinados países, estados e cidades. Corrêa cita que a antropologia cultural dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Estudam os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião, os costumes e convenções sociais, o desenvolvimento técnico e os relacionamentos familiares. O que pode servir de grande subsídio aos governos.

b- como a antropologia pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Obs. Sua resposta deve ter, no mínimo, 8 linhas. (1,5 pontos)

Visto que, a antropologia pode ser um meio de compreensão e identificação de novas culturas, povos e costumes, a antropologia cultural pode contribuir muito em nossa vida pessoal e também profissional, logo que, para atuar na área das relações internacionais, é essencial que te tenha compreensão e bom conhecimento sobre as diferentes culturas, religiões e povos. O uso deste conhecimento traz não somente ao profissional crescimento em sua área de atuação como também uma grande bagagem na sua vida pessoal. Para o internacionalista é importantíssimo a utilização deste estudo e a antropologia cultural é o meio para buscar as informações.

Questão 2 :

Conforme o que você estudou, a presença da Antropologia Cultural na formação acadêmica visa ampliar a visão de mundo, superando preconceitos e etnocentrismos e favorecer a reflexão sobre o conceito de cultura e sua relação com a compreensão sobre o que é o ser humano.

A partir da leitura da resenha “Por uma antropologia da educação no Brasil”, disponível no link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072010000200017&script=sci_arttext, explique, em um texto, no mínimo, de 8 linhas, como a antropologia pode contribuir para a ampliação do instrumental teórico e prático no campo educacional, com vistas a uma educação inclusiva. (1,5 pontos)

A educação brasileira ainda tem muito a ser melhorada e a inserção da antropologia cultural atualmente se faz de muita necessidade. O Brasil é um país com território grande e imigrantes de todas as partes do mundo, temos vinculo e convívio com as culturas mais distintas e a inclusão da antropologia na vida educacional dos brasileiros proporcionaria grande crescimento pessoal e intelectual a população. Com os constantes acontecimentos e também os grandes eventos internacionais que o país estará recebendo em breve, a inserção na antropologia na educação do país será de grande utilidade e proporcionará a população uma maior compreensão sobre as pessoas.

Questão 3:

Na tirinha abaixo, disponível em: http://elidakronig.blogspot.com.br/p/mafalda-cartunista-quino.html a personagem Mafalda, traz uma reflexão sobre cultura.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com