TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo de uma empresa multinacional em E-commerce Netshoes

Projeto de pesquisa: Um estudo de uma empresa multinacional em E-commerce Netshoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 9

Associação Carioca de Ensino Superior

Autores

Matheus Rebello Ribeiro

Netshoes

Matheus Rebello Ribeiro

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Empreededorismo, no Curso de Engenharia da Computação, na Associação Carioca de Ensino Superior.

Prof ANA LUÍSA VIEIRA DE AZEVEDO

Resumo

Apresentar o estudo e a pesquisa do crescimento e a forma de empreendedorismo da empresa Netshoes. O objetivo é analisar como a empresa se tornou um dos maiores e-commerce do mundo, mostrando todo o processo de crescimento através do estudo em fontes de pesquisas variadas.

Palavras-chave: Empreendedorismo Netshoes.

Sumário

1 INTRODUÇÃO

2 Desenvolvimento

3 Relacionando matéria-história

4 Considerações finais

5 Referências

1- INTRODUÇÃO

Estudo e pesquisa sobre a empresa multinacional em E-commerce Netshoes, comandada por Marcio Kumruian e seu primo, estes que são fundadores e donos da mesma. A pesquisa tem como objetivo analisar e estudar os métodos usados pelos empreendedores para transformar a empresa no que ela se tornou hoje. Dando ênfase nos métodos empreendedores usados.

2- DESENVOLVIMENTO

O começo de tudo

Em 5 de fevereiro do ano 2000, foi fundada a Netshoes. Pelo empresário Márcio Kumruian, que tem família de origem armênia, que por sinal, é pioneira no segmento de calçados, o que provavelmente influenciou Marcio á entrar para o negócio. O jovem empresário, logo após terminar seu curso de economia da faculdade Mackenzie resolveu investir aproximadamente R$ 70 mil reais, em sociedade com seu primo, em uma lojinha na Rua Maria Antonia em Higienópolis, bairro da capital paulista. Marcio sempre foi apaixonado por tecnologia, tanto que durante seu curso na faculdade, consertava computadores nas horas vagas. Por isso resolveu dar um nome inovador, e na época, a internet era a inovação, então mesmo sem ter algo nenhum a ver com a internet, resolveu fixar o prefixo Net ao nome de sua empresa. Inicialmente, a loja tinha apenas 2 vendedores, e vendia apenas sapatos femininos. Com o tempo também passou a vender sapatos masculinos e tênis também, já que quanto maior o público alvo mais chances de vender se tem.

Logo, Márcio e seu primo abriram sua segunda loja, no shopping Ibirapuera. Não durou muito, em menos de 6 meses eles fecharam, pois os custos aumentaram e os lucros não foram suficientes para os manter. Segundo o próprio Márcio “ Os pares de sapatos e tênis foram parar no quarto da minha casa porque não cabiam no estoque. Mas os primos aprenderam com o erro. Para ajudar a tirar os sapatos de sobra que tinha na própria casa, Marcio aderiu a um programa do Banco Real para vender produtos ,no caso, seus sapatos pela internet. Foi quando começaram a gostar da idéia.

Mudança de foco

Para crescer nos negócios online, decidiram vender em academias de ginástica, onde apresentavam os produtos através de notebooks e no dia seguinte os produtos já estavam em mãos do cliente. Foi então que eles receberam a proposta da gigante Nike, de aumentar sua cartela de produtos em troca a Netshoes se comprometer em mudar seu foco de vendas apenas para artigos esportivos. É claro, eles aceitaram. E assim em poucas semanas eles liquidaram seu estoque de calçados femininos e sapatos com promoções absurdas de “Leve 3 por preço de 1”. Agora com o foco apenas em artigos esportivos e com sua empresa com certo nome no mercado físico, com nada mais, nada menos que oito lojas físicas espalhadas por São Paulo a Netshoes começava a trilhar seu caminho de sucesso agora no comércio online. Márcio comprou o domínio Netshoesonline.com.br e investia nas vendas online através do Banco Real, Mercado Livre e seu próprio site. Mas as vendas online da Netshoes só vieram a render frutos a partir de 2002, quando o comércio online, através de cartões e Paypal surgiram e deram mais confiança aos consumidores, além de facilidade na compra. A empresa então, uma das primeiras no ramo, já se tornava conhecida e oferecia um serviço que garantia agilidade na entrega, tendo isso como principal slogan.

Quando as vendas online equivaliam a cerca de 70% das vendas da empresa, Marcio fez uma decisão ousada, vender todas as lojas e atuar somente online.E agora, em 2007, e empresa era realmente, apenas Net.

Briga entre gigantes

A decisão de Kumruian surpreendeu muitos varejistas, que consideraram suicídio atuar apenas online, já que na época, o comércio online brasileiro tinha muita desconfiança por parte dos consumidores. As coisas tendiam a piorar quando no fim de 2006, as principais lojas online do país Submarino e Americanas.com se fundiram, formando a B2W.Que ao ver seu faturamento113 vezes maior que o da Netshoes não a via como ameaça. Mas a Netshoes provou não ser uma empresa qualquer. Com um crescimento de 40% ao ano a empresa de Márcio assustava as concorrentes e continuava investindo pesada em sua logística e atendimento para continuar tendo seu diferencial em relação as outras marcas. Em 2010, e empresa recebeu um fundo de investimento de valor não divulgado da empresa Tiger Global, que tem investimentos em empresas como LinkedIn e MercadoLivre.

Alguns anos se passavam e o crescimento da Netshoes continuava contínuo e acelerado,bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com