TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Dos Enfermeiros Que Prestam Consulta De Pré-natal à Adolescentes Grávidas

Artigos Científicos: Perfil Dos Enfermeiros Que Prestam Consulta De Pré-natal à Adolescentes Grávidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE

PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIA DA SAÚDE

COORDENADORIA DE ENFERMAGEM

Nome da pessoa

São Luís-MA

2014

Nome da pessoa

Perfil dos enfermeiros que prestam consulta de pré-natal à Adolescentes Grávidas

Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina de MTP, como requisito para elaboração do artigo científico e obtenção de nota regimentar I e II.

São Luís-MA

2014

INTRODUÇÃO

A adolescência é entendida como uma fase que deve ter a promoção da saúde para o desenvolvimento biológico, psicológico e social da população jovem. E a adolescente na fase de gestação deve ser acompanhada por uma equipe de saúde que seja responsável pelo pré-natal. Isto porque nessa fase da vida, a mulher passa por muitas transformações hormonais, físicas e psicológicas, o que exige um acompanhamento especial (SANTOS,D,R et al, 2007).

Destacando a gravidez durante a adolescência, é necessário enfatizar que esse fato ocorrendo em adolescentes muito jovens, acarreta uma série de riscos como mortalidade no parto, risco para anemia, eclampse, parto prematuro com a criança apresentando baixo peso ao nascer. Somando-se a isso há ainda as consequências negativas no meio social como evasão escolar, abandono do parceiro, perda de oportunidades no mercado de trabalho, o que leva a insatisfação pessoal, à baixa estima e à conservação do estado pobreza. (DIAS. F,L,A; SILVA.K,L;VIEIRA.N,F,C et al, 2010).

Diante dessas considerações, compreende-se que a gravidez na adolescência é uma realidade que urge uma reflexão sobre o tema para buscar um entendimento, e consequentemente sugerir formas de trabalhar o fenômeno. As consequências desse acontecimento na vida de uma jovem podem tornar-se negativas quando vistas pelo lado biológico e social, evidenciando-se riscos para saúde trazidos pela gravidez na adolescência para a mãe e para o bebê. (DIAS, 2010)

A sociabilidade entre o enfermeiro e o adolescente precisa ser baseada na confiança, na solidariedade e no respeito ao jeito natural de ser do adolescente. A forma de comunicação que o enfermeiro deve utilizar para esse trabalho deve apresentar uma linguagem não idêntica à dos adolescentes. Nesse sentido, o diálogo não deve configurar-se como críticas ou descriminação que expresse qualquer tipo de reprovação. Nesse cenário educativo, pode-se, apontar, também a família e a escola como espaços primordiais na vida dos adolescentes no sentido de orientá-los na educação sexual. O enfermeiro entra em cena para complementar e contribuir com orientações, acompanhamento e prevenção na vida do adolescente (SILVEIRA,2012).

Reafirma-se que o enfermeiro para dar assistência ao indivíduo em todas as fases precisa estar apto para esse trabalho devidamente habilitado e voltado para atender e acompanhar a saúde do adolescente e sua família através de Programas de Educação Sexual promovendo ações que devem atender as reais necessidades deles. Nesse cenário é fundamental que tanto o governo quanto os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro que pode acompanhar de perto a adolescente na forma de prevenção da gravidez como também no acompanhamento às gestantes para evitar os riscos que podem ocorrer no parto, atuem no sentido de prevenir a gravidez na adolescência (ALMEIDA, et al 2009)

Nesse sentido é preciso conhecer mais de perto a realidade da gravidez na adolescência. Dessa forma, os serviços de saúde podem agir decisivamente por meio de medidas educativas, preventivas e de acompanhamento pré-natal adequado visando prevenir e reduzir as intercorrências da gravidez precoce (ARCANJO, et al 2007)

Reafirma-se que o enfermeiro para dar assistência ao indivíduo em todas as fases precisa estar apto para esse trabalho devidamente habilitado e voltado para atender e acompanhar a saúde do adolescente e sua família através de Programas de Educação Sexual promovendo ações que devem atender as reais necessidades deles. Nesse cenário é fundamental que tanto o governo quanto os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro que pode acompanhar de perto a adolescente na forma de prevenção da gravidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com