TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre Parasitologia

Monografias: Perguntas Sobre Parasitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  1.752 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta:

431) O que é fasciolose? Como se transmite e como pode ser controlada?

Resposta:

Fasciolose é uma infecção causada por um parasito (Fasciola hepatica) que se aloja no fígado dos animais (bovinos e ovinos, principalmente), causando destruição de tecidos, insuficiência hepática e emagrecimento. Nas infecções agudas, causa anemia, diarréia sanguinolenta e morte dos animais. A Fasciola hepatica necessita de um hospedeiro intermediário - o caramujo - para completar seu ciclo. Os ovos do parasito são expelidos nas fezes e a fase larvaria se desenvolve no caramujo, encontrado comumente em terrenos alagadiços. Desse hospedeiro, as formas jovens (cercarias) passam para a pastagem, onde são ingeridos pelos animais, indo alojar-se no fígado. O controle é feito com a aplicação, em épocas apropriadas, de anti-helmínticos específicos (fasciolicidas), combate aos caramujos e drenagem das áreas alagadiças.

) O que é a fasciolose e quais seus sintomas?

Resposta:

A fasciolose é uma parasitose causada por helminto da espécie Fasciola hepatica, que se instala no fígado de bovinos e ovinos, podendo ocorrer também em outros animais domésticos e no homem. Os bovinos adquirem o parasita pela ingestão de sua forma infectante, a metacercária, encontrada geralmente aderida à vegetação em ambientes úmidos.

Os sintomas caracterizam uma infecção lenta, com perda progressiva de apetite e peso, evoluindo para anemia. Em alguns casos pode ocorrer contaminação secundária por bactérias, com agravamento dos sintomas. Faz-se o tratamento por meio de vermifugação com produto químico específico para essa parasitose.

Por ser uma parasitose limitada a algumas regiões do País, as recomendações para prevenção são regionais, devendo-se procurar orientação técnica.

A ingestão de carne malcozida contendo cisticercos causa a teníase

Tênia solliun além de ventosas possui ganchos na sua extremidade anterior.

Uma pessoa se torna hospedeira intermediária da tênia quando ingere seus ovos, resultando na cisticercose humana.

Giardíase, leishmaniose e balantidiose são causadas por protozoários. Filariose, ascaridíase, triquinose, ancilostomose, oxiurose e tricocefalíase são causadas por nematelmintos. Já a hidatidose, teníase, esquistossomose e cisticercose são causadas por platelmintos.

As tênias são da Classe Cestoda. Na Classe Trematoda, temos a Schistosoma mansoni como exemplo.

A larva migrans (Ancylostoma braziliensis) também é chamada de bicho-geográfico

Platelmintos são chamados de vermes achatados e os nematelmintos, cilíndricos

Os platelmintos estão divididos nas Classes Trematoda, Cestoda e Turbellaria, sendo que as duas primeiras são constituídas por animais parasitas.

A ascaridíase é uma doença causada por nematelmintos. Ela é causada pelo Ascaris lumbricoides.

O Schistosoma mansoni pertence ao filo dos platelmintos e causa a doença denominada esquistossomose, conhecida popularmente por barriga d'água.

o ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni.

1) Cercárias penetram pela pele do homem

2) O homem é o hospedeiro definitivo

3) O parasita desenvolve-se no homem e atinge a fase adulta

A fêmea do S. mansoni produz ovos que migram para o intestino

4) Ovos nas fezes atingem água doce

5) Ovos se transformam em miracídios e infectam o caramujo

6) Caramujo (hospedeiro intermediário)

7) O caramujo libera cercárias na água doce.

Como é o ciclo de vida desse animal?

O indivíduo parasitado (vertebrados, geralmente mamíferos) pela Tênia solium elimina fezes com anéis grávidos do verme, os quais se rompem no ambiente, liberando ovos. O porco (hospedeiro intermediário) ingere os ovos da tênia, os quais se rompem no intestino e liberam embriões hexacantos (ou oncosfera). Esses embriões atravessam a mucosa intestinal e caem na circulação sangüínea pela qual alcançam músculos, coração, cérebro e outros órgãos, onde se fixam e se transformam na larva cisticerco (canjiquinha), que contém o escólex do futuro verme parasita. Quando alguém ingere carne de porco crua ou malpassada, a larva cirticerco abre-se no intestino, libera o escólex, que se fixa na mucosa intestinal, onde se desenvolve até atingir a forma adulta. Cisticercose humana ocorre quando o homem ingere os ovos da Taeina solium, liberando os embriões, que se se instalam principalmente na região cerebral do indivíduo.

Descreva o ciclo de vida do Schistosoma mansoni.

Os vermes macho e fêmea copulam no interior dos vasos sangüíneos do sistema porta (liga fígado ao intestino) humano. A fêmea deposita ovos, os quais passam para a luz do intestino pelo rompimento dos tecidos, devido ao esporão encontrado nos ovos. Os quais são eliminados junto com as fezes. Na água doce, esses ovos eclodem (rompem-se) e liberam larvas denominadas de miracídio, as quais nadam ativamente e penetram no caramujo (hospedeiro intermediário). No caramujo, realizam a reprodução por pedogênese, produzindo as larvas esporocistos primário, esporocisto secundário e finalmente cercárias. Saindo do caramujo, as larvas cercárias, nadam livremente, podendo penetrar de forma ativa na pele de pessoas que estejam nessas lagoas e atingir a corrente circulatória sangüínea, onde se transformam em verme adulto, recomeçando o ciclo evolutivo.

Como é possível que Moisés tenha contraído cisticercose se ele nunca ingeriu carne de porco?

Teníase é o parasitismo do verme adulto Taenia solium ou Taenia saginata, adquire-se pela ingestão de carne de porco ou de boi mal cozida, contendo a larva cisticercos viva.

Cisticercose humana é o parasitismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com