TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Fetal

Exames: Periodo Fetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho citaremos sobre o período fetal, seus principais eventos, seu desenvolvimento fetal, data provável do parto, fatores que influencias o que crescimento do feto.

No período fetal as transformação do embrião em feto seja gradual, a mudança de nome e relevante, pois não significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível e que já se formaram todos os sistemas importantes. O desenvolvimento durante o período fetal está basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Uma notável mudança que ocorre durante o período fetal e a diminuição relativa do crescimento da cabeça em comparação com o do resto do corpo. A taxa de crescimento do corpo durante o período fetal e muito grande e, durante as últimas semanas, o ganho de peso pelo feto e fenomenal.

O desenvolvimento do feto está dividido em semanas, da seguinte forma nona a decima segunda semana, da decima terceira a decima sexta semana, e da decima sétima a vigésima semana, da vigésima primeira a vigésima quinta, vigésima sexta a vigésima nona semana, trigésima a trigésima quarta semana, da trigésima quinta a trigésima oitava semana.

A data provável do Parto (DPP) de um feto é de 266 dias ou 38 semanas após a fecundação. A regra comum para determinar a data provável do parto é contar para trás 3 meses a partir do primeiro dia de último período menstrual normal e acrescentar 1 ano e 7 dias (Moore/2008).

Os fatores O feto necessita de substrato para crescer e produzir energia. Gases e nutrientes provenientes da mãe passam livremente pela membrana da Placentária e chega ao feto. A glicose é a fonte principal de energia para o metabolismo e crescimento do feto; os aminoácidos também são necessários. Estas substancias saem do sangue materno, passam pela membrana placentária e chegam ao feto. A insulina, necessária para o metabolismo da glicose, é secretada pelo pâncreas fetal. Acredita-se que a insulina, hormônios de crescimento humano e alguns polipeptídios pequenos estimulam o crescimento fetal. (Moore/2008)

1. Período Fetal: Da nona semana ao Nascimento.

Embora a transformação do embrião em feto seja gradual, a mudança de nome e relevante, pois não significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível e que já se formaram todos os sistemas importantes. O desenvolvimento durante o período fetal esta basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Uma notável mudança que ocorre durante o período fetal e a diminuição relativa do crescimento da cabeça em comparação com o do resto do corpo. A taxa de crescimento do corpo durante o período fetal e muito grande e, durante as ultimas semanas, o ganho de peso pelo feto e fenomenal. Período de crescimento continuo se alternam com intervalos os prolongados de ausência de crescimento (Moore/2008).

Apenas 10 dias após a fertilização, o embrião está formado e em desenvolvimento. É após a 12º semana de gestação que é considerado um feto. As áreas que se transformarão no cérebro e na medula espinhal começam a se desenvolver assim como o coração e os principais vasos sanguíneos, em torno do 16º ou 17º dia, e já no 20º dia o coração começa a bombear líquido através dos vasos sanguíneos e as primeiras hemácias e glóbulos vermelhos aparecem no dia seguinte (Dr. Sheila Sedicias).

1.1. Estimativa da idade Fetal

O período do inicio da nona semana ao nascimento é designado como Período Fetal. Ele se característica pela manutenção de tecidos e órgãos e o crescimento rápido do corpo. O comprimento do feto é geralmente indicado como o comprimento cabeça- nádega (CRL) ou comprimento cabeça – calcanhar (CHL). A medida da vértice craniano ao calcanhar. Estas medidas, expressas em centímetros, são correlacionados á idade do feto em semanas ou meses. O crescimento em comprimento é particularmente notável durante o terceiro, quarto e quinto meses, enquanto um aumento de peso é mais expressivo durante os dois últimos meses da gestação. Em geral, a duração da gravidez é considerada como sendo de 280 dias ou 40 semanas após o inicio do ultimo período menstrual normal (UPMN) ou mais precisamente, 266 dias u 38 semanas após a fertilização (LANGMAN/2005).

O período fetal intrauterino pode ser divido em dias, semanas ou meses, mas geram-se duvidas quando não é especifico se a idade foi calculada dez do inicio do ultimo período menstrual (UPMN) ou da idade de fecundação. A idade do feto é calculada da data estimativa da fecundação e meses do calendário. Clinicamente, o período gestacional é dividido em três trimestres (Moore/2008).

Várias medidas e características externas são úteis para fazer uma estimativa de idade do feto. Até o final do primeiro trimestre, a avaliação da cabeça-nádega é o método preferencial para estimular a idade fetal. Mo segundo e terceiro trimestre, varias estruturas podem ser identificadas e medidas com o ultrassom, mas as medidas básicas são diâmetro biparetal- diâmetro da cabeça entre as duas saliências parietais, circunferência parietais, circunferências da cabeça, circunferência abdominal e comprimento do fêmur (Moore/2008).

O peso do feto é com frequência, um critério útil para a estimativa da idade, mas pode haver discrepância entre a idade e o peso de um feto particularmente quando a mãe teve distúrbios metabólicos, tais como diabetes mélico, durante a gravidez (Moore/2008).

O ultra som é uma das forma de saber o sexo do feto, e também se ele tem algum problema na sua formação.

2. Principais eventos do Período Fetal.

Não há um sistema de estadiamento formal para o período fetal, entretanto, é útil levar em consideração as mudanças que ocorre em períodos de 4 a 5 semanas (MOORE/2008).

2.1. Da Nona à Décima Segunda Semana.

No início da nona semana, a cabeça constitui quase metade da cabeça - nádegas do feto. Em seguida há uma rápida aceleração do comprimento do corpo e, no final de 12ª semana, a cabeça – nádegas já é mais que o dobro. Com 9ª semanas, a face é larga, os olhos estão muitos separados, as orelhas tem implantação baixa e as pálpebras estão fundidas. No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas são relativamente pequenas. No fim de 12ª semanas, os membros superiores quase alcançaram seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores ainda não estão bem desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com