TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 8° Período, Análise De Caso Das Operadoras

Pesquisas Acadêmicas: Administração 8° Período, Análise De Caso Das Operadoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO________________________________________________04

PRIMEIRO DESAFIO___________________________________________05

SEGUNDO DESAFIO___________________________________________08

TERCEIRO DESAFIO__________________________________________15

QUARTO DESAFIO____________________________________________17

CONCLUSÃO_________________________________________________18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS________________________________19

INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado é o resultado das interpretações do problema acerca da punição da Anatel sob as operadoras Tim, Oi e Claro, decorrente da péssima qualidade dos serviços prestados nos últimos anos. A segui serão expostos problemas e situações que acontecem ou acontecerão em consequência da crise da telefonia móvel pela qual o Brasil está passando. Foi buscada a opinião pública por meio de aplicação de um questionário para tentar traçar as opiniões dos clientes sobre tal problemática, bem como tentar sugerir medidas solucionais de implementação imediata para tentar reverter o quadro. Tudo isso fazendo uso de todos os artifícios aprendidos no Curso de Administração, seja no tocante a enfrentamento de crises e problemáticas em geral.

PRIMEIRO DESAFIO

1) Tendo como base o caso estudado referente às operadoras de telefonia e a

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e levando em consideração os componentes de um jogo, faça uma relação identificando a relação existente entre os fatos e seus componentes, transferindo a situação encontrada para um jogo de empresas.

Diante do trabalho exposto e levando em consideração os componentes básicos de um jogo empresarial (Regras, Participantes, Ações, Momentos e Resultados) foi identificado o seguinte:

A) Integrantes do jogo: Oi, Tim, Claro, Vivo, Justiça e Anatel.

B) Ações: Proibir a Oi, Tim e Claro de vender novas linhas em determinados estados, sendo a Tim punida em 19 unidades de federação, a Oi em 5 seguida pela Claro que teve sua suspensão em 3 estados. Exigência da apresentação de um plano de melhorias em qualidade e infraestrutura por parte das operadoras à Anatel em curto prazo.

C) Momentos: Podem-se observar diversos momentos desse jogo, onde temos como principais a punição das operadoras, decisão de punir somente a operadora com pior serviço em cada estado, para não prejudicar os clientes; imposição de multa de 200 mil reais ao dia para desobediência das operadoras; prazo para encontro e apresentação dos respectivos planos de investimentos; fiscalização semestral de qualidade.

Resultado: A questão analisada nos leva a concluir o descaso das operadoras para com os clientes. A impressão passada é de que, a preocupação maior é o lucro, único e exclusivo acima de tudo. O descaso é tamanho, a ponto de nós clientes termos nossas ligações derrubadas ilegalmente por algumas operadoras no intuito de descongestionar a rede. Contudo, tal desvalorização chegou ao seu apogeu, com merecida interferência da Anatel. A falta de investimento na parte técnica, seguida do aumento constante do número de clientes tornou o uso do serviço praticamente inviável em boa parte dos estados brasileiros.

2° Diante da problemática, proponho a seguir, três sugestões para ajudar a reverter o problema.

1° simulação – Não é preciso ser um grande pesquisador da área de tecnologia pra poder associar toda a problemática em questão com a carência da infraestrutura das empresas de telefonia móvel punidas. Logo a primeira coisa a ser feita, seria uma melhora urgente na parte técnica em escala nacional, pois cada vez mais, o número de clientes aumenta, e não vemos a qualidade técnica aumentando no mesmo ritmo. . Uma medida de reparação de toda a aparelhagem como antenas e transmissores, para melhorar a intensidade e alcance do sinal seria a medida mais viável em um primeiro momento.

2° simulação – Outra alternativa que ajudaria em amenizar a situação em curto prazo, seria limitar os serviços ofertados por cliente. Hoje sabemos que a internet móvel tem se expandindo em grandes proporções com a chegada dos smartphones e tablets, e que esse tráfego utiliza a frequência da rede móvel, contribuído fortemente para a falta de qualidade das chamadas. Sabemos que cada pessoa é livre pra usufruir livremente de todo e qualquer serviço ao qual possa pagar e que não é uma das alternativas mais eficazes em termos de lucro, mais tendo em vista que não há muitas opções e formas de intervenção, vemos nessa uma opção viável para ser aplicada em um primeiro momento, pois sabemos que é melhor a prestação de um serviço com qualidade, do que dois de péssima qualidade.

3° simulação: Limitar a quantidade de linhas para cada pessoa, pois no intuito de aproveitar todas as promoções das operadoras, os clientes acabam adquirindo duas ou três linhas da mesma operadora e de operadoras distintas, sobrecarregando a rede móvel. Se colocada em prática, tal medida iria, em um primeiro momento, melhorar a capacidade da rede, fazendo com que o sinal para chamada tenha mais qualidade e fique menos sobrecarregado.

Após apresentação das três alternativas de amenização da problemática, eu tomo a 1° opção como a mais viável e funcional para ambas as partes, cliente e empresa. Quando se fala em problemas técnicos, nada soa melhor do que tratar a parte técnica. Investir em infraestrutura é sem dúvida a melhor coisa a ser feita para assegurar o cliente a qualidade pela qual pagamos, proporcionar às operadoras lucros pelo serviço oferecido, sem ter que privar clientes de serviços e nem limitar a quantidade de linhas adquirida.

SEGUNDO DESAFIO

A. Pesquisa Sobre Comércio e Negocio Eletrônico

Comércio eletrônico ou E-commerce é um conceito aplicável a qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com