TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodos- Barroco,Expressionista E Surrealista

Trabalho Universitário: Periodos- Barroco,Expressionista E Surrealista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 9

Barroco

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

O Barroco foi uma era que refletiu um certo declínio da Igreja Católica diante da Reforma Religiosa empreendida no século XVI. Na arte se traduz o confronto entre a esfera espiritual medieval e a racionalidade do Renascimento; entre teocentrismo e antropocentrismo, velhos e novos valores.

Esta revolução no estilo, na filosofia e na arte teve espaço no Ocidente, do século XVI ao século XVIII, influenciado pelas tentativas de renovação e pelo fanatismo religioso da Contra-Reforma. Neste contexto, pontilhado pela morte de Camões, a decadência política de Portugal, o suposto sumiço de D. Sebastião, a ascensão de Madri ao centro do cenário político e cultural, com escritores como Gôngora, Quevedo, Cervantes, Lope de Vega e Calderón de la Barca, entre outros, surge o Barroco.

Esta expressão, do português homônimo, tem o sentido de ‘pérola imperfeita’, ou jóia falsa. Ela logo contagiou os idiomas francês e italiano. O movimento barroco amadureceu primeiro nas Artes Plásticas, posteriormente na literatura, no teatro e na música. Seu centro cultural é a Itália, no século XVII, irradiando-se então para a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Na América Latina ele foi introduzido neste mesmo período, pelas mãos de viajantes europeus.

No Brasil o barroco surge em 1601, quando se implantam novas medidas no âmbito da colonização e a economia é regida pela produção dos engenhos de cana-de-açúcar, na Bahia. Salvador é a capital brasileira. Neste contexto aparecem grandes nomes, como Gregório de Matos e Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. A obra que deflagra este movimento literário em terras brasileiras é Prosopopéia, de Bento Teixeira. Esta corrente encontra seu fim com a futura ascensão do Arcadismo, em 1768.

Na Europa o barroco foi contemporâneo do horror provocado pela Inquisição. Esta instituição restringe a mentalidade, o desenvolvimento cultural e domina o cenário artístico com sua característica severidade.

Os artistas eram financiados por reis, burgueses e pelo clero. As obras de pintores e escultores barrocos são tipicamente requintadas, pretensiosas, meticulosas e traduzem sentimentos, emoções e o fervor religioso da época. Sua fase final é conhecida como ‘rococó’ e distingue-se em parte do barroco, embora contenha seus atributos fundamentais. Sua produção apresenta curvas e pormenores como conchas, flores, ramos, entre outros. A temática está muito ligada à mitologia greco-romana, além de retratar os costumes da corte, dos nobres.

Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico, todo um novo modo de entender o mundo, o homem e Deus. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.

Caracteristicas

O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória, dilemática. Além disso, a utilização de interrogações revela as incertezas do homem barroco frente ao seu período e a inversão de frases a sua tentativa na conciliação dos elementos opostos.

Principais artistas barrocos:

BRASILEIROS

- Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) - escultor

- Bento Teixeira - poeta

- Gregório de Matos - poeta

- Mestre Ataíde (pintor)

- Eusébio de Matos e Guerra (pintor)

- José Joaquim da Rocha (pintor)

- Jesuíno do Monte Carmelo (pintor, arquiteto e escultor)

- Manuel de Jesus Pinto (pintor)

- José Teófilo de Jesus (pintor)

- Agostinho de Jesus (escultor)

- Francisco das Chagas (escultor)

ESTRANGEIROS

- Francesco Borromini (arquiteto italiano)

- Caravaggio (pintor italiano)

- Bernini (escultor italiano)

- Vivaldi (músico italiano)

- Padre Antônio Vieira (escritor português)

- Rubens (pintor flamengo)

- Giovanni Baglione (pintor italiano)

- Mattia Preti (pintor italiano)

- Frans Hals (pintor holandês)

- Diego Velásquez (pintor espanhol)

- Antoon van Dyck (pintor belga)

- Pietro de Cortona (arquiteto italiano)

SURREALISMO

Surgimento e história do movimento surrealista

O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.

O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.

Os artistas ligados ao surrealismo, além de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com