TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Permeabilidade Seletiva da Membrana Plasmática

Por:   •  22/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO        2

02 OBJETIVOS        3

03 MATERIAIS E MÉTODOS        3

3.1 Materiais        3

3.2 Métodos        3

04 RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

4.1 Resultados        4

4.2 Discussão        5

05 CONCLUSÃO        6

06 BIBLIOGRAFIA        6


01 Introdução

A membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, é a estrutura que envolve e delimita toda a célula e seu conteúdo. Estabelece fronteira entre a parte celular interna (meio intracelular) e a parte externa (meio extracelular). Também serve de canal seletivo para a entrada e saída de substâncias na célula conforme seus requisitos, ao que se nominou permeabilidade seletiva – função de extrema importância para a vida da célula, visto seu papel regulador na passagem de substâncias.

A membrana plasmática está presente tanto em seres procariontes quanto eucariontes, sempre desempenhando essa mesma função. Por isso, a composição da membrana plasmática também é muito semelhante de um tipo celular para outro. É composta por lipídios e proteínas, composição conhecida como lipoproteica, que se organiza obedecendo ao “modelo de mosaico fluido” (proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson) o qual estabelece uma relação entre a estrutura lipoproteica e a flexibilidade e fluidez da membrana.

Neste modelo, a membrana apresenta-se como uma bicamada de fosfolipídios: as faces que entram em contato com o meio intracelular e extracelular são as cabeças hidrofílicas (tem afinidade com água) dos fosfolipídios e a face do meio são suas caudas hidrofóbicas (não tem afinidade com água), como é possível ver na imagem abaixo:

[pic 1]

Por conta dessa estrutura peculiar, a membrana plasmática realiza a permeabilidade seletiva deixando passar para o interior celular apenas moléculas pequenas e apolares. Isto permite a visualização do limite por ela estabelecido com o uso do corante Vermelho Congo, pois este apresenta grande estrutura molecular, não sendo absorvido pela célula e permanecendo, portanto, nos entornos da membrana plasmática.

02 Objetivos

Verificar a permeabilidade seletiva das membranas plasmáticas de células vivas e de células mortas.

03 Materiais e métodos

3.1 Materiais

Para realizar o experimento foram necessários:

• Fermento biológico;

• Água;

• Álcool;

• Papel toalha;

• Corante Vermelho Congo;

• 1 lâmina para microscópio óptico;

• 1 lamínula para microscópio óptico;

• Microscópio óptico;

• 2 tubos de ensaio;

• 1 conta-gotas;

• Bico de Bunsen;

• Pinça de madeira para tubo de ensaio.

3.2 Métodos

A lâmina e a lamínula foram retiradas do armazenamento com álcool (que as mantinha livres de impurezas), sendo secadas com o papel toalha.

Colocou-se água e o fermento biológico nos dois tubos de ensaio. No tubo I, o fermento foi apenas misturado à água e com auxílio de um conta-gotas pingou-se o corante vermelho na solução. Em seguida, uma gota da solução foi colocada na lâmina e coberta com a lamínula. Foi levada para observação no microscópio, onde escolheu-se a lente azul (de aumento 400x) e ajustou-se o foco.

 Depois, no tubo II, o mesmo líquido de água, fermento e corante foi fervido utilizando o bico de bunsen e a pinça de madeira. Depois foi coletado com o conta-gotas e também levado para observação com a mesma lente.

04 Resultados e discussão

4.1 Resultados

As células do fungo Saccharomyces cerevisiae presente no fermento biológico da solução do tubo I foram observadas no microscópio, como mostram as imagens abaixo:

[pic 2]                           [pic 3]  [pic 4]

          Células do tubo I                                                      Ampliação

Nota-se que o corante vermelho ficou retido nos entornos das membranas, no meio extracelular, enquanto o meio intracelular permaneceu branco.

Ao analisar as células do tubo II, percebe-se que houve uma mudança na tonalidade do interior celular, que passou de branco para vermelho, como é possível observar nas imagens abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (889.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com