TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos E Eixos

Pesquisas Acadêmicas: Planos E Eixos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  1.942 Visualizações

Página 1 de 6

Planos e Eixos (Planos de Delimitação)

Existem seis planos imaginários que delimitam o corpo do animal em Posição Anatômica, formando uma figura geométrica em forma de paralelepípedo e que são tangentes à superfície corporal. Os planos de delimitação permitem localizar as estruturas anatômicas superficiais.

Os planos de delimitação são:

Plano Ventral: É um plano horizontal, onde estão apoiados os quatro membros do animal e pode ser representado pelo solo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de ventral.

Plano Dorsal: É um plano horizontal que tangencia o dorso do animal e é paralelo ao plano ventral. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de dorsal.

Planos Laterais Esquerdo e Direito: São planos verticais que tangenciam as faces laterais do corpo e são paralelos entre si. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esses planos terá uma direção ou posição chamada de lateral direita ou lateral esquerda.

Plano Cranial: É um plano vertical situado na frente do animal, que tangencia o rostro e constitue a face anterior do paralelepípedo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de cranial.

Plano Caudal: É o plano vertical situado atraz do animal, que tangencia a cauda em posição anatômica e é paralelo ao plano cranial. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de caudal.

Eixos de Secção

Existem três eixos que auxiliam à localizar as estruturas no interior do corpo do animal.Os eixos são:

Eixo Craniocaudal: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Cranial até o ponto de intersecção do Plano Caudal.

Eixo Dorsoventral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Dorsal até o ponto de intersecção do Plano Ventral.

Eixo Laterolateral: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais de um Plano Lateral ao outro.

Planos de Secção

Três planos são obtidos pelos deslizamentos dos eixos de secção um sobre o outro, os quais são utilizados para a localização das estruturas anatômicas no interior do corpo animal.

Os planos de secção são:

Plano Mediano: Obtido pelo deslizamento do Eixo Craniocaudal sobre o Eixo Dorsoventral. Divide o corpo do animal em duas partes semelhantes, sendo uma direita e uma esquerda. Cada parte recebe o nome de antímero. Planos paralelos ao plano mediano são chamados de Paramedianos ou Sagitais.

Plano Transversal ou Vertical: Obtido pelo deslizamento do Eixo Laterolateral sobre o Eixo Dorsoventral. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma cranial e outra caudal. Cada parte recebe o nome de metâmero.

Plano Horizontal ou Frontal: Obtido pelo deslizamento do Eixo Laterolateral sobre o Eixo Craniocaudal. Divide o corpo do animal em duas partes, sendo uma dorsal e outra ventral. Cada parte recebe o nome de paquímero.

Esqueleto apendicular

O esqueleto apendicular é basicamente formado pelos ossos dos membros superiores (torácicos) e membros inferiores (pélvicos), onde em conjunto com o esqueleto axial formam o esqueleto do animal. O esqueleto apendicular torácico é composto pela escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falange proximal, falange média, falange distal, sesamóide proximal e sesamóide distal. A escápula é um osso plano, sendo que é importante ressaltar que a clavícula está presente apenas nos primatas e nas aves (fúrcula), e quanto a escápula encontra-se alguns elementos importantes, como fossa subescapular, espinha da escápula, fossa supra-espinal, fossa infra-espinal, acrômio, cavidade glenoidal, colo da escápula, borda cranial e caudal, face medial e lateral, e tubérculos surpa glenoidal.

O úmero é também um osso longo, o qual conta com duas epífises e uma diáfise, sendo o osso do ‘braço’ que contem variações mínimas entre as espécies, contendo cabeça, tubérculo maior e menor, epicôndilo lateral e medial. Este osso se articula com a cavidade glenoidal da escápula, fazendo assim a articulação do ombro. A radio e ulna são ossos longos, e são os ossos que compõem o antebraço, sendo que o rádio faz a articulação proximal do cotovelo e distal com o carpo, e a ulna faz a articulação proximal com o cotovelo, e pata a infelicidade dos estudantes, possui grandes diferenciações entre as espécies. O carpo formam duas fileiras de ossos, sendo que quarto ossos compõem a fileira proximal e quatro a fileira distal, a qual faz contado com o metacarpo, que se encontra entre o carpo e as falanges. As falanges existentes são: proximal, média e distal.

O membro pélvico ou caudal é formado pelo púbis, ísquio, ílio, fêmur, tíbia, fíbula, tasro, metatarso, falange proximal, falange média e falante distal. O denominado cíngulo pélvico é constituído pelo púbis, ísquio e ílio, os quais consequentemente formam o forame obturado e o acetábulo. O fêmur é um osso longo que possui como características o trocânter maior e menor, fossa intercondilar, côndilo medial e lateral, tróclea, cabeça do fêmur, fóvea da cabeça do fêmur, colo do fêmur e corpo. Localizado no interior do tendão, mas fazendo a articulação do joelho encontra-se a patela, que subsequente há a tíbia e fíbula. A tíbia possui como características essenciais o côndilo medial e o lateral, eminência intercondilar, face articular proximal, tuberosidade da tíbia, maléolo medial, borda lateral e medial, e face articular distal. Já a fíbula possui a cabeça, corpo e maléolo lateral. Posteriormente, encontra-se o tarso, metatarso e as falanges.

A princípio estes nomes podem ser para alguns verdadeiros palavrões, no entanto, como este artigo não é científico, e apenas um resumo, é importante que você tenha estes nomes gravados em mente, e que você procure localizar e dar ‘nome aos bois’ em imagens, e se possível no osso em mãos, para aumentar a eficiência do estudo e consequentemente, a memorização de tal conteúdo.

Esqueleto axial

O termo esqueleto é aplicado para a armação de estruturas duras (ossos) que suporta e protege os tecidos moles dos animais. Esse esqueleto pode ser dividido inicialmente em três partes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com