TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nomina Anatômica,planos E Eixos

Artigos Científicos: Nomina Anatômica,planos E Eixos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 12

1.Nomina Anatômica

Princípios mecânicos que se relacionam diretamente co o corpo humano são usados nos estudos da biomecânica. Ao utilizarmos uma bola, uma raquete, uma muleta, uma prótese ou algum outro utensílio, é fundamental que consideremos nossa interação biomecânica comeles. Isso envolve a análise biomecânica com eles. Isso envolve a análise dos sistemas estáticos (imóveis) e/ou dinâmico (móveis) associados a várias atividades. Os sistemas dinâmicos podem ser divididos em cinéticos e cinemáticos. Cinética consiste nas forças que provocam movimentos, enquanto cinemáticas engloba os elementos tempo, espaço e massa de um sistema móvel(Lynn S Lippert 2013).

Os componentes anatômicos do aparelho locomotor, considerados essenciais para a compreensão e a aplicação dos outros componentes. Primeiro, o corpo humano é organizado de maneira muito lógica; entretanto, como em todos os aspectos da vida, há exceções. Portanto, deve-se ter em mente alguns conceitos simples. Primeiro o corpo humano é organizado de maneira muito lógica. Segundo, se você tiver uma boa compreensão da terminologia descritiva e conseguir visualizar o conceito, a memorização escrita deixará necessária.

È necessário saber então; os movimentos de uma determinada superfície articular para promover um movimento específico e o ângulo de tração do músculo, você saberá a (s) ação (ões) específica(s) de um determinado músculo(Lynn S Lippert2013).

2 Terminologia descritiva

O corpo humano é ativo e esta em constante movimento, para descrever a organização do corpo humano é necessária usar uma posição arbitrária como ponto de partida, para que os movimentos ou localização das estruturas sejam relatados. Essa posição é conhecida como posição anatômica.

Posição anatômica, em pé e ereto, com olhos dirigidos para frente os pés juntos, os membros superiores pendentes ao lado do corpo e com as palmas da mão voltadas para frente;

2.1-Termos específicos, são utilizados para descrever a localização de uma estrutura e sua posição em relação a outra estruturas.

2.2-Termo medial: refere-se a um local ou posição próxima aoplano sagital do corpo

2.3-laterais: refere-se a um local ou posição próxima ao plano sagital mediano. Por exemplo, aulna ocupa posição medial no antebraço, o rádio é lateral a ulna(Lynn S Lippert2013).

2.4- Termo anterior: refere-se ao dorso do corpo, como por exemplo, o esterno é anterior a cavidade torácica e a escápula é posterior a cavidade torácica (Lynn S Lippert2013).

2.5-Termo ventral: é um sinônimo de anterior, e dorsal é o sinônimo posterior. O termo distal e proximal é usado para descrever locais nos membros superiores e inferiores.

2.6- Termo distal: descreve o que está longe do tronco, enquanto superior indica a parte do corpo que esta acima de outra, e o termo inferior indica a parte do corpo que esta abaixo da outra.

A estrutura pode se descrita como superficial ou profunda, dependendo de sua profundidade relativa. Por exemplo, ao descrever as camadas dos músculos abdominais, o músculo (M.) oblíquo externo do abdome é profundo em relação à pele, mas superficial ao M. oblíquo interno do abdome.

Os termos decúbito dorsal e decúbito ventral descreve a posição enquanto deitado.Bilateral,refere-se a dois lados e contralateral,refere-se ao lado oposto (Lynn S Lippert 2013).

3.Seguimento do corpo

3.1-O corpo é dividido em segmentos de acordo com os ossos constituintes. No membro superior, o braço é o seguimento entre o ombro e o cotovelo, cujo osso é o úmero. Em seguida, o antebraço (tem o rádio e a ulna) está localizado entre o cotovelo e o “punho”. A mão é distal ao “punho”.

O membro inferior é constituído por três segmentos similares aos do membro superior. A coxa (fêmur) localiza-se entre o quadril e o joelho; a perna (Tíbia e Fíbula) situa-se entre o joelho e o “tornozelo” e o pé é distal ao “tornozelo”.

O tronco tem dois segmentos: o tórax é constituído pelas, pelo esterno e pelas vértebras torácicas. O abdome situa-se superiormente à pelve, contém as vísceras abdominais e apresente as vértebras lombares. O pescoço ( vértebras cervicais) e a cabeça (crânio) são segmentos separados (Lynn S Lippert 2013).

04-Tipos de movimentos

4.1-Linear: ocorre em uma linha aproximadamente entre dois pontos.todas as partes se movimentam na mesma distância e direção ao mesmo tempo.Caso ocorra uma trajetória em curva é chamado de movimento curvilíneo(Lynn S Lippert2013).

4.2-Angular: movimento em torno de um ponto fixo. Quando uma pessoa flexiona o joelho e o pé se move mais amplamente no espaço do que o tornozelo ou perna(Lynn S Lippert 2013).

5. Movimento das articulações

5.1-Articulação ou juntura é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas (ossos ou cartilagens). Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueletomudem de forma durante o parto. Além disto, capacitam partes do corpo quese movimentem em resposta a contração muscular.Estes movimentos ocorrem obrigatoriamente,em torno de um eixo,denominado como eixo movimento,e os movimentos executados recebem nome específicos.Vejamos alguns exemplos:

(www.ebah.com.br)

5.2-Flexão- é o movimento de uma parte do corpo contra outra,com diminuição do ângulo da juntura ,entre essas ,ocorre no plano sagital em torno de um eixo latero- lateral.exemplo:dobrar o cotovelo,levantar a coxa contra o abdômen;

5.3-Extensão: é o movimento oposto a flexão,também ocorre no plano sagital em torno de um eixo latero-lateral.Consiste em afastar uma parte corporal a outra,com o aumento do ângulo da articulação entre essas partes .ex:retificação dos dedos ,inclinação do pescoço para trás;

5.4-Hiperextensão:é o movimento exagerado de extensão.Ex:hiperextensão dos joelhos(provocam um arco convexo posteriormente entre a coxa e a perna)

5.5-Abdução :è o afastamento de um membro do plano mediano do corpo,ou,no caso dos dedos,distanciamento do eixo da mão e do pé.Acontece no plano frontal em torno do eixo Antero-posterior ;

5.6-Adução:é o movimento oposto a abdução,consiste na aproximação de um membro do plano sagital do corpo ,ou para os dedos,ao eixo da mão ou do pé.Ocorre no plano frontal em torno do eixo Antero-posterior;

5.7-Flexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com