TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas trepadeiras, família nyctaginaceae

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

As plantas trepadeiras

        As trepadeiras são plantas presentes em várias famílias e em quase todos os biomas.

        São classificadas como trepadeiras, as plantas que não conseguem se manter de pé sem a ajuda de um suporte, fixando-se por meio de mecanismos como gavinhas, enrolando-se em torno de troncos e galhos ou encostando em suportes.

        O método empregado pela trepadeira para se sustentar influencia em sua classificação:

  • Plantas que crescem até certo ponto e depois decaem, necessitando de um apoio para exercer o crescimento para cima, são chamadas de trepadeiras escandentes.
  • Gavinhas, mecanismo utilizado pelas trepadeiras com gavinhas para buscar e se atar a suportes em potencial.
  • Trepadeiras que utilizam o próprio caule para se enrolarem e se atarem à suportes são chamadas trepadeiras volúveis.

        As trepadeiras também podem ser classificadas quanto à composição de seus caules, caso sejam lenhosos, serão chamadas de lianas, caso sejam herbáceos, serão chamadas de trepadeiras herbáceas.

        As trepadeiras são plantas muito resistentes e versáteis, são capazes de encontrar um meio de sobreviver em quase todos os lugares possíveis e nas florestas, podem se estender pelas copas das árvores e alcançar uma cobertura consideravelmente grande.

        Economicamente, as trepadeiras também conquistam seu lugar, pois são muito visadas por decoradores e paisagistas pela sua capacidade de crescer mesmo em lugares como muros ou cercas, entretanto, as trepadeiras também possuem várias finalidades farmacêuticas, sendo alvo de várias pesquisas para tratamentos de doenças mundialmente conhecidas como diabetes e câncer.

        Já na agricultura, as trepadeiras podem ser cultivadas para a obtenção de frutos como a uva, que é mundialmente consumida e tem um potencial econômico gigantesco.

        Entretanto, por serem dependentes de algum tipo de apoio (geralmente outras plantas) e serem extremamente resistentes e versáteis, as trepadeiras podem representar um risco para alguns cultivos, já que podem retardar ou sufocar uma planta hospedeira.

        Trepadeiras não nativas também podem representar um risco ecológico, já que podem parasitar reservas ecológicas e causar danos à flora nativa da região.


Família nyctaginaceae

        A família nyctaginaceae é caracterizada por folhas simples e opostas, com estípulas, flores bissexuadas ou unissexuadas, unicarpelar e com apenas um óvulo, gerando frutos do tipo noz ou aquênio.

        Essa família costuma ser utilizada para ornamentação, mas também possui um valioso viés medicinal, sendo capaz de tratar problemas relacionados a micróbios e diabetes.

        O gênero estudado, bougainvillea, é vastamente utilizado para ornamentação, entretanto dispõe de propriedades medicinais muito importantes como o controle da diabetes, tratamento de úlceras, combate à diarreia e agentes microbianos como lombrigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com