TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosferica

Pesquisas Acadêmicas: Poluição Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório sobre poluição atmosférica.

A cada ano que passa, o nosso planeta Terra tem ficado mais poluído, mais difícil de se viver, as doenças respiratórias tem se proliferado com maior facilidade, resultando em uma alteração indesejável também nas características físicas, químicas e biológicas, o fato é que, o crescimento da população contribuiu e muito negativamente com a poluição do mundo.

O aumento dos gases poluentes na camada atmosférica começou a ser notada na década de 50 onde foi realizada a primeira medição dos níveis de CO2 na camada. A partir dessas medições, foram realizadas projeções até questionadas na época onde os resultados desse.

Aumento significativo seria refletido anos mais tarde com o aquecimento global. Hoje percebemos que muitas das previsões daquela época estavam corretas. O fator temperatura não é o único problema apontado nas pesquisas, mas a mudança climática prevista é muito mais complexa colocando em risco a sobrevivência de várias espécies, inclusive a humana.

Em 2013, um grupo de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), divulgou estudo onde foram apresentadas evidências de que a contaminação já alcançou um nível de toxicidade nuclear, podendo comprometer ate mesmo a capacidade de fotossíntese das plantas. Alguns poluentes do ar mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).

Com o crescimento desenfreado de nossa população, tudo se aumentou respectivamente, mais pessoas no mundo que significa mais comida, mais bebida, mais emprego, mais degradação ao meio ambiente (desmatamentos), mais sujeira, mais contaminação. Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ou recicláveis (lenha, álcool, etc.). Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen. As empresas são as maiores responsáveis pela a poluição da atmosfera e pouco se faz para minimizá-la, os veículos que trafegam por todo o mundo também colaboram de forma assustadora com a poluição, pois o volume de fumaças tóxicas tem aumentando e contaminado o ar natural e se aglomerado nas águas e nas nuvens.

Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e utilização demasiada dos automóveis, os CFC’s, etc. Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: os aquecedores domésticos, incêndios florestais, pulverizações com pesticidas e também as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes. Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se. Pesquisas revelam que poluição do ar tem se intensificado no Pacífico em 2014 causando intensas tempestades.Partículas de poeira têm afetado os sistemas de nuvens e causando fortes chuvas,e essas partículas alteram a formação das nuvens e o calor se espalha em sistemas de tempestades, causando significativa intensidade das tempestades .

Estudos comprovam que a utilização de aerossóis acelera a formação de gotículas porque contêm um núcleo onde o vapor d'água se condensa. As nuvens, influenciadas por aerossóis, carregam quatro vezes mais gotículas, provocando um aumento de, aproximadamente, 7% nas precipitações em toda a região. É perceptível o aumento significativo de catástrofes climáticas como tufões, furacões, tsunamis, enchentes, ondas de calor excessivo e outras em todas as partes do mundo deixando um rastro de destruições, grande quantidade de mortos e feridos, escassez de água potável e doenças.

Infelizmente, no Brasil ainda não é comum nas organizações de pequeno e médio porte a implantação de um sistema de gestão ambiental, isso ocorre devido à preocupação por parte dos empresários em relação aos custos financeiros de implantação de tal sistema. Por tanto, as ações preventivas que temos a sugerir é que toda empresa leve em conta importância tanto no aspecto de preservação ou diminuição dos impactos ambientais tanto para o marketing da empresa perante seus clientes e fornecedores quanto por uma questão ambiental, começando de imediato a implantação de um SGA, que é sem duvida o primeiro importante passo.

É de principal importância o empenho da “Alta administração” para garantir com que a organização atenda á todos os requisitos necessários para sua implantação. Deve se seguir alguns passos para que isso ocorra de forma adequada como, por exemplo, a disponibilidade de recursos, não só financeiros, mas toda estrutura necessária, espalhar por todos os sistemas de gerenciamento o SGA, delegar responsabilidades a profissionais qualificados, divulgação para a conscientização ambiental em todos os setores, manter controle de todo processo. Fica claro que a participação e empenho da gerencia, dos cargos de chefia e de todos os funcionários envolvidos em uma organização é de extrema importância para que seja implantado e mantido um sistema de gestão ambiental.

Para diminuir a incidência de gases nocivos a nossa saúde e ao planeta, grandes empresas devem instalar catalisadores, que giram expelindo aguá para filtrar a poluição do ar, também usados em chaminés de grandes empresas.

O maior desafio para que tenhamos uma redução dos níveis de gases poluentes na atmosfera é comportamental, ou seja, o entendimento das pessoas com um tema extremamente importante para a existência de vida no planeta. Algumas ações de baixa complexidade como, usar aparelhos elétricos mais eficientes, utilização de carros que consomem menos combustíveis, uso de transportes coletivos e eficientes, tecnologias renováveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com