TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Visual

Artigo: Poluição Visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  3.553 Palavras (15 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 15

Poluição visual

Resumo

A paisagem urbana é conceituada por José Afonso da Silva (apud. Mendes, 2006, P.35) como sendo "a roupagem com que as cidades se apresentam a seus habitantes e visitantes".

A poluição visual Interfere em diferentes intensidades, na relação diária das pessoas, com a dificuldade de absorver e interpretar esse exagero de mensagens levando a perda de referencial da cidade e de alguns bairros, principalmente os mais antigos aonde a historia da própria cidade teve inicio e passando uma sensação de insegurança e instabilidade para as pessoas. Abordaremos esses problemas que as cidades vêm enfrentadas devido ao excesso de publicidade ao ar livre.

Palavras – chave

Cidadania, Poluição visual, Novas Mídias.

Introdução

Cidadania é um fenômeno histórico, segundo o historiador, T.A.Marshall (artigo seguridade social – do espaço da politica em favor da técnica. P.138), a cidadania se desenvolveu em uma sequência lógica lentamente na Inglaterra em várias dimensões: os direitos civis, em seguida os políticos e por último, os direitos sociais. No Brasil após o regime militar, com a construção da democracia, em 1988 foi constituída a cidadania.

Os direitos civis, políticos e sociais que foram conquistados e a parcela de contribuição que o indivíduo exerce em conjunto com a participação ativa das decisões da cidade, governo, e do seu povo constitui o objetivo da cidadania, no seu sentido mais amplo, que é o bem comum.

As pessoas tornam-se cidadãs a partir do momento que passaram a sentir parte da nação e do estado.

Diante dos inúmeros problemas sociais e urbanos, como: desemprego, descaso da saúde pública, falta de transporte urbano dentre outros. Destacamos uma parcela para poluição visual que agride o cidadão direta e indiretamente pela invasão desorientada e desorganizada do espaço público gerando uma desarmonia deste.

As grandes cidades apresentam um grande número de cartazes publicitários, estes juntamente com adensamento da cidade, carência de áreas verdes e a inexistência de recantos naturais, constituem em um agravante da poluição visual que por sua vez degrada o meio ambiente.

Através de pesquisas feitas em artigos observamos que a poluição visual afeta diretamente a vida da comunidade, trazendo alguns transtornos psicológicos, devido à insegurança e instabilidade causada pelo excesso e o acúmulo de informações; gera ansiedade, stress e nervosismo diante a dificuldade de visualizarem com nitidez as placas de sinalizações de bairros e trânsito. Outro fator é a descaracterização e desvalorização de bairros inteiros, principalmente os mais antigos da cidade que carregam uma importância histórica. Em alguns casos a poluição visual coloca em risco a vida das pessoas já que muitas faixas e propagandas são colocas em cruzamentos de avenidas confundindo com suas cores vermelhas a sinalização de trânsito.

Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e de trocas comerciais.

Sabe-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole e que é uma tarefa muito difícil combater a poluição visual, dependemos diretamente de mais atitudes, ação e fiscalização dos responsáveis pela área urbana da cidade, mesmo já existindo uma lei que determina que a poluição visual seja crime. No entanto, com a necessidade de conseguirmos fazer uma sociedade mais consciente ecologicamente correta, transformar o espaço urbano em um lugar visivelmente mais harmonioso gerando mais tranquilidade psíquica, constituindo assim também em um componente de saúde urbana. A atenção volta-se para o projeto cidade limpa realizada com relativo sucesso na cidade de são Paulo e que trouxe uma grande satisfação para parte significativa da população, já está sendo colocado em prática também no Rio de Janeiro e Curitiba.

Objetivo

Com essa pesquisa analisamos questões sociais relativas ao assunto poluição visuais, buscando novas soluções que possam ser úteis à sociedade, promovendo assim a conscientização de uma cidade limpa, propondo para os profissionais da área do design, propaganda e publicidade; bem como, a comunidade e comerciantes; a importância da realização de projetos com qualidade e dentro de padrões estéticos aceitáveis.

Metodologia

Para a produção do artigo aprofundamos sobre os temas relacionados à poluição e design através e revisão a citações acadêmicas, pesquisas bibliográficas, dissertações e entrevistas. Para tanto faremos uma peça gráfica no formato de uma revista informativa e uma logo que identifique a campanha de modo geral utilizando softwares e de disciplinas dadas.

Poluição visual

Existem algumas polêmicas para definir o que é ou não poluição visual, pois este tema surgiu recentemente e é tão polêmico quanto à consciência ambiental. Na verdade, os dois temas andam praticamente na mesma linha. As discussões sobre o assunto variam desde aqueles que afirmam ser estressante esse excesso de informações e que descaracteriza o meio urbano, até aqueles que acreditam ser mais uma forma de barrar a liberdade de expressão.

Poluição visual remete a vários conceitos, em primeiro lugar o da própria palavra poluição. Mas também a organização da paisagem urbana, incluindo esse emaranhado de fios que encontramos distribuídos nos postes da cidade e a organização municipal de limpeza urbana, incluindo a coleta de lixo seletiva; além disso, o excesso de outdoors, painéis luminosos, lambe-lambes, cartazes, faixas, panfletos, nos mostra que o espaço público está sendo usado de maneira imprópria. Durante muito tempo, a publicidade se integrou à paisagem das cidades, mas hoje se percebe um exagero que funciona como fator de degradação das mesmas. A poluição visual acontece quando, com tantas referências acumuladas, as pessoas não têm mais noção de espaço, prejudicando e atrapalhando a circulação dos cidadãos.

Baseado no livro Campo e Contracampo do corpo da professora Ana Cecília, concluímos que a poluição visual é o espelho da alma de uma sociedade que está adoecendo; fruto do mundo capitalista que através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com