TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto - Analise Comparativa Entre Sistemas ERP do Tipo SAAS

Por:   •  18/8/2016  •  Monografia  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 20

 ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS ERP – SAAS (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – SOFTWARE AS A SERVICE) UTILIZANDO O MÉTODO MAQSAAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TORNEARIA DE LAVRAS/MG

Waliston William de Souza

Rodrigo Augusto

{wsouzaw87@gmail.com, rod.augusto26@gmail.com}

Cristhiane Xavier Figueiredo

Bruno Couto Gomes

{cristhiane@gmail.com, coutogomes@gmail.com}

Bacharelado em Sistemas de Informação

Faculdade Presbiteriana Gammon

Resumo: A tecnologia de informação é uma área que vive em constantes mudanças e, a necessidade de se garantir uma rápida adaptação no mercado atual faz com que as empresas invistam em novas formas de tecnologia. Neste trabalho será realizado um estudo de caso em uma empresa de tornearia de Lavras-MG na qual não possui um setor de TI estruturado, mas que há a necessidade de um serviço de TI para a indicação de um software de gestão que atenda a todas as suas necessidades. Para isso, será feito uma análise comparativa entre diferentes sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) do tipo SaaS (Software as a Service) aplicando o método MAQSaaS desenvolvido por Nemésio Freitas Duarte Filho (2011) especificadamente para o modelo de software oferecido como serviço (SaaS).

Palavras-chave: análise comparativa; enterprise resource planning; software as a service, MAQSaaS.

1 Introdução

1.1 Contextualização

        Os SaaS podem ser entendidos como um modelo de software entregue como serviço, em que não é necessária a venda e a instalação local, mas é liberado o acesso ao serviço oferecido e licenciado para ser utilizado através da internet (PAZZEBON, 2011). Cambiucci (2009) acrescenta que, com este modelo de sistema, as empresas não precisam mais de altos investimentos em TI para instalar os softwares, pois estes são hospedados nos datacenters dos fornecedores. Para Veras (2013) e Verderami (2013), para este tipo de software não é necessário um alto investimento em infraestrutura (maquinas caras, servidores), fato que torna a implantação consideravelmente barata e acessível, pois, toda responsabilidade de armazenamento e manutenção são de inteira responsabilidade da empresa fornecedora do produto.

Um estudo feito pela consultoria Gartner em 2012 com 556 empresas em dez países (envolvendo EUA, América do Sul, Europa e Ásia) destacou o Brasil como líder no crescimento do uso de SAAS (ASAAS, 2013). Essa pesquisa apontou que 71% das empresas passaram a utilizar o SaaS no período de 2010 a 2013, sendo que no Brasil, 27% dos entrevistados aderiram ao modelo no último ano. Ao serem questionados sobre o aumento do investimento em SaaS, 80% dos gestores das empresas entrevistadas no Brasil e na Ásia disseram planejar maiores gastos para o próximo ano no setor (ASAAS, 2013).

Medeiros (2012) ainda avalia que, quem investe em tecnologias, aumenta as possibilidades de aumentar o faturamento. Dessa forma, toda empresa deve fazer um estudo a fim de analisar que tecnologias são mais adequadas para melhorarem o seu negócio em diversos aspectos. Neste contexto a tornearia Oficina Maciel, situada na cidade de Lavras-MG, planeja fazer investimentos em softwares as a servisse, de forma a gerenciar os recursos da empresa. Contudo, esta empresa não possui um setor de TI definido e por isso o presente estudo, busca auxiliar a empresa na aquisição de um ERP SAAS.

1.2 Problema de pesquisa

        De acordo com o contexto apresentado, este trabalho pretende responder à seguinte questão: qual o ERP SaaS mais adequado para uma empresa de pequeno porte como a tornearia de Lavras/MG, de acordo com a metodologia MAQSaaS?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

        O objetivo geral deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre alguns softwares ERP`s baseados em SaaS disponíveis no mercado, utilizando o método MAQSaaS desenvolvido por Nemésio Freitas Duarte Filho (2011), de forma a identificar o produto mais adequado para atender as necessidades de uma empresa de tornearia de Lavras/MG.

1.3.2 Objetivos específicos

Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidos alguns objetivos específicos:

  • entender o método MAQSaaS (Método para Avaliação da Qualidade em produtos SaaS) e as normas que foram baseadas para a elaboração do mesmo.;
  • escolher softwares ERP SaaS para avaliação, de acordo com a necessidade da empresa em estudo;
  • testar e verificar os recursos disponibilizados por cada software;
  • realizar a comparação dos softwares aplicando o método o MAQSaaS;
  • validar o método MAQSaaS comparando os resultados com outro método de avaliação.

1.4 Hipóteses

        Para realização do trabalho, parte-se do pressuposto de que há diferenças entre os softwares ERP SaaS disponíveis no mercado e, que fazendo um alto investimento em um produto, pode-se descobrir que não é o mais adequado para a tornearia em estudo podendo ele afetar diretamente a produção e a gestão de seus recursos como por exemplo: não gerar resultados esperados pelos relatórios, demora no tempo de resposta e não dispuser de funcionalidades essenciais para a empresa específica.

Além disso, supõe-se que o método MAQSaaS é um método eficaz e facilita a avaliação de produtos de software pois ela se baseia em algumas normas internacionais de avaliação de software e nas políticas de boas práticas conceituadas pelo COBIT e biblioteca ITIL para se obter um serviço de TI de qualidade. Devido à isso acredita-se que o MAQSaaS, que foi desenvolvido especificadamente para produtos SaaS, seja um método eficiente para o presente trabalho

1.5 Justificativa

        Bazzoti e Garcia (2006, p.9) afirmam que o motivo pelo qual as empresas são obrigadas a operarem com um sistema de informação eficiente é a exigência do mercado, garantindo níveis mais elevados de produtividade e eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (428.3 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com