TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão Intra Abdominal

Casos: Pressão Intra Abdominal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 3

Pressão intra abdominal

A pressão intra abdominal, é uma complicação que geralmente se dá em pacientes com traumas abdominais ou pós operatórios, pois eles são mais suscetíveis ao desenvolvimento da síndrome do compartimento abdominal, cujo diagnóstico é baseado na medição da pressão intra abdominal associada a parâmetros clínicos.

Definição: Síndrome compartimental abdominal é o aumento da pressão intra-abdominal a ponto de provocar mau funcionamento ou falência de vários órgãos como rins, coração, pulmão, fígado e trato gastrointestinal. Possui causas e tratamentos diversos.

pode ser definida como pressão intra-abdominal (PIA) constantemente maior que 20mmHg mais a falência de pelo menos um órgão. A PIA normal varia de 0 a 12mmHg.

Características: A principal característica é o aumento da pressão abdominal a ponto de comprimir vasos sanguíneos agravando em primeiro lugar o retorno venoso para o coração e a a drenagem de sangue renal. Como o diafragma tem dificuldade de se expandir, existe uma restrição na ventilação. A pressão abdominal acima de 12mmHg já pode provocar distúrbios de perfusão.

Etiologia:

-Ressuscitação volêmica ( no qual se usa usa-se Ringer Lactato ou soro fisiológico, para aumentar a PA em um paciente que está perdendo muito sangue)

-Transplante Hepático

-P.O de cirurgia abdominal

-Ascite

-Obstrução intestinal

entre outros.

Diagnóstico: O diagnóstico clínico possui de 53% a 76% de acerto, e é feito através da identificação da tríade oligúria, hipóxia e diminuição do débito cardíaco, associada ao aumento da pressão intra-abdominal.

Órgãos acometidos:

-Coração: O aumento da resistência vascular periférica e queda do retorno venoso levam à queda do débito cardíaco.

-Sistema nervoso central: aumento da pressão intra-craniana.

-Pulmão: Aumenta pressão intratorácica e diminui a ventilação e expansibilidade pulmonar devido à restrição do diafragma.

-Rim: diminui fluxo sanguíneo e taxa de filtração glomerular. Queda do débito urinário.

-Gastrointestinal: Diminui fluxo sanguíneo. Queda do pH, isquemia.

Mensuração da PIA: Existem diferentes formas de mensurar a pressão intra-abdominal, entre elas o cateter intraperitonial, intragástrico e intravesical. A medição da pressão intra-abdominal através de cateteres intraperitoniais é considerada inadequada por ser invasiva, levando a riscos evitáveis como infecção e lesão visceral. Os cateteres intragástricos promovem colonização e infecção, sendo também considerados inadequados. O método mais usado para a medição da pressão intra-abdominal é o cateter intravesical.

Como fazer a mensuração: A pressão intra-abdominal varia com a respiração. A mensuração da pressão intra-abdominal pode ser feita de forma direta ou indireta. Deve sempre ser medida em mmHg e com o paciente em posição supina ao final da expiração.

O método direto é realizado pela introdução de um cateter ou agulha na cavidade peritoneal, conectado a um equipo e um manômetro de pressão.

O método indireto é mais utilizado e é realizado através da pressão intravesical, com o paciente em uso de sonda vesical de demora.

-Manter o paciente em posição supina; ( a mesma coisa que dorsal)

-Injetar com uma seringa de 60 ml através da sonda, 100 ml de soro fisiológico 0,9% diretamente na bexiga,

-Pinçar o tudo que está conectado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com