TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Zoonoses de animais domésticos encontrados

Por:   •  23/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.092 Palavras (25 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 25

Principais zoonoses de animais domésticos encontrados no município de Palmeira das Missões, RS.

Stefanello, M.1,2; Villes, V. S.1,2; Martins, F. da S.1,2; Konflanz, T. L.1,3; Neis, F.1,4;

Siqueira, A. B.1,5

(1) Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul. Avenida Independência, 3751, Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões, RS.

(2) Acadêmicas do curso de Ciências Biológicas.

(3) Professora mestra em Ensino Científico e Tecnológico.

(4) Professora doutoranda em Biologia Celular e Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

(5) Professor doutor em Educação e orientador do trabalho.

RESUMO

A presente pesquisa confirmou o que grande parte da legislação afirma, que zoonoses são doenças típicas de animais, podendo ser transmitidas aos seres humanos e que são causadas por diferentes organismos vivos. Aplicou-se um questionário a médicos veterinários de cinco estabelecimentos de saúde animal, sendo três clínicas veterinárias e duas agropecuárias do município de Palmeira das Missões/RS. Dentre as doenças citadas pelos profissionais pesquisados, deu-se ênfase para os agentes zoonóticos apontados com maior frequência, no primeiro quadrimestre de 2014, no referido município. Os resultados do estudo destacaram giardíase e toxoplasmose como as zoonoses mais ocorrentes em cães e gatos, respectivamente. Os dados obtidos foram apresentados à Vigilância Sanitária do município, bem como para a população em geral, através de meios de comunicação. Destacam-se ainda a essencialidade dos cuidados e a atenção dos donos com seus animais domésticos para que haja uma boa qualidade de vida em suas inter-relações.

Palavras-Chave: Zoonoses; Animais domésticos; Cão e gato; Giardíase; Toxoplasmose.

INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais, os animais de estimação são grandes aliados à qualidade de vida. Os seres humanos dependem dos animais para sua nutrição, companhia, desenvolvimentos tecnológicos, socioeconômicos e científicos,

 Cães e gatos dependem da comunidade humana que lhes propicia abrigos seguros, alimentação, higiene ambiental e individual, controle da reprodução, vacinação e prevenção de doenças. Diante desta relação de dependência, há a necessidade do estímulo dos hábitos da posse ou guarda responsável dos animais de estimação (INSTITUTO PASTEUR, 2000; SÃO PAULO, 2006). Entretanto esta relação ser humano/animal encontra-se constantemente ameaçada pelo descuido com os animais, ocasionando riscos na saúde para ambos.

Apesar da maioria das enfermidades ser causada ou influenciada por fatores ambientais (BONITA et al., 2008), a domesticação dos animais também possibilita a criação de nichos artificiais que podem ser preenchidos por agentes etiológicos, funcionando como focos artificiais de enfermidades, acrescenta Forattini (2004). De acordo com a Sociedade Brasileira de Parasitologia, agente etiológico é o causador ou responsável por uma doença, podendo ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto.

 O controle populacional de animais domésticos é de fundamental importância na saúde pública e dos próprios animais, pois visa o controle de zoonoses, que interferem nas condições de vida destes seres. Sendo assim, zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa, sendo causadas por diferentes tipos de organismos vivos classificados cientificamente.

Acha & Szyfres (2001) ressaltam que zoonoses são enfermidades transmissíveis, comuns aos homens e aos animais e se apresentam em dois grupos, de modo que, no primeiro, os animais desempenham um papel essencial na presença da infecção na natureza, ficando o ser humano como um hospedeiro acidental. No segundo grupo, tanto os animais como o homem contraem a infecção a partir das mesmas fontes de contaminação, tais como solo, água, animais invertebrados e plantas. No entanto, animais não desempenham papel essencial no ciclo de vida do agente etiológico, mas podem contribuir em graus variados para a distribuição e transmissão real de infecções.

Os autores acrescentam ainda que zoonoses são doenças ou infecções naturalmente transmitidas entre o homem e os animais vertebrados (ACHA & SZYFRES, 2003). Na sua maioria, as zoonoses podem ser prevenidas com um conjunto de ações de saúde e higiene, tal como acrescenta Pignatti (2004).

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) segue a mesma linha de pensamento dos autores supramencionados, alegando que zoonose é um relacionamento existente entre as duas espécies que pode causar uma doença ou infecção naturalmente transmissível, e que muitas vezes acontece de animais vertebrados para os seres humanos.

Existem mais de 200 tipos de zoonoses que são transmissíveis ao homem. No entanto, ainda há muitas dificuldades com relação à identificação das infecções, que podem ser confundidas com outras doenças, e às vias de contaminação, assim como o registro e subnotificação de casos positivos (WHO, 2014).

Portanto, objetiva-se através deste trabalho, identificar as principais zoonoses de animais domésticos, especificamente cães e gatos, encontrados no município de Palmeira das Missões/RS, no primeiro quadrimestre de 2014, socializando os resultados com a comunidade.

MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente entrou-se em contato com técnicos responsáveis (Médicos Veterinários) por três Pet Shops e duas Agropecuárias, totalizando cinco estabelecimentos, com um técnico cada, no município de Palmeira das Missões/RS, localizado na região noroeste do estado, onde desenvolveu-se e analisou-se um questionário sobre as principais doenças transmitidas ao homem – zoonoses – por animais domésticos, durante o primeiro quadrimestre de 2014.

O trabalho teve início com o levantamento do número de estabelecimentos clínicos veterinários do município, que, posteriormente, participaram da pesquisa. Então foi entregue um questionário para cada um dos médicos veterinários destes locais, explicando sua metodologia e objetivo. No dia seguinte os questionários foram recolhidos, já devidamente preenchidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com