TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade escolar: Uma análise dos principais desafios encontrados na escola

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

Realidade escolar: uma análise dos principais desafios encontrados na escola

Percebemos no dia a dia da escola uma série de problemas que influenciam em todos que vivem neste contexto, mas atinge principalmente aquele que é o nosso objetivo de trabalho e que precisa de toda nossa atenção: o aluno. No documentário Pro dia Nascer Feliz, produzido por Flávio R. Tambellini e roteiro de João Cardim, podemos observar vários fatores que geram conflitos, insatisfação e até mesmo desinteresse por tudo e por todos, que influenciam no cotidiano escolar resultando em abandono, violência e reprovação.

Ao compararmos os principais problemas citados no documentário, com os mesmos enfrentados na escola onde atuo Escola Estadual de Ensino Médio Aristóbulo Barbosa Leão, Serra ES, podemos ressaltar a falta de professores (por diversos motivos) no dia a dia, os alunos acabam não tendo a aula e sendo liberados mais cedo; um grande índice de alunos que evadem como confirma o narrador do vídeo "97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos, muitos abandonam, 41% não concluem a 8ª série.” (narração); observamos também problemas de relacionamento entre professor e aluno como narrado no vídeo “Há um abismo entre professor e aluno. Parece que ninguém se entende....(...) Ser professor é suportar uma carga física e mental o tempo todo. As vezes você entra na sala e já é mal recebido(...)() podemos retratar também a partir deste depoimento o desgaste do professor também visível na nossa escola; cabe ressaltar também os problemas familiares que sobrecarregam o aluno, esse seria um dos pontos mais preocupantes da nossa escola pois existem muitos pais que trabalham muito, outros não convivem com os filhos, e até mesmo pais que já “desistiram” de seus filhos, criando um distanciamento entre eles o que acaba faltando na formação desses alunos afeto e respeito.

Agora, um item que não pode ser comparado à nossa escola é a falta de estrutura física, muito comentado durante o documentário, pois temos uma estrutura muito boa com salas em boas condições e equipamentos multimídias que auxiliam muito as aulas. Assim como a violência é retratada de forma mais intensa nas escolas abordadas pelo vídeo, no Aristóbulo a realidade é um pouco mais branda, mas existe indisciplina também.

Um ponto preocupante é o desinteresse dos alunos pelas aulas. Em vários momentos podemos perceber entre alunos, professores e diretores a mesma opinião: o aluno não quer ir para a escola estudar, não existe interesse deles pelo ambiente escolar. Analisando a realidade que vivemos nos questionamos: O que leva a falta de interesse dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Aristóbulo Barbosa Leão, situado na Serra Es, que refletem em seu desempenho escolar?

Avaliando o dia a dia percebemos que o professor está lidando com um público um pouco mais exigente, visto que as informações chegam com mais facilidade para os nossos estudantes,o que muda toda uma  realidade, na qual o professor terá que trabalhar, cada vez mais, com uma clientela heterogênea, diversificada social, cultural e economicamente.

A escola terá que mudar o seu foco, o professor terá que mudar sua estratégia e até mesmo sua função: não mais será o responsável pelo conhecimento, mais sim o intermediador entre o aluno e o conhecimento. Para começar precisamos modificar a grade currícular e até mesmo os conteúdos lecionados em cada disciplina.  São no minimo 12 disciplinas a serem estudadas durante um trimestre, poucas aulas de uma disciplina, privilegiando outras, o que não tem causado muito efeito, pois mesmo com 5 aulas por semana a disciplina de matemática é a que tem um grande índice de alunos com notas baixas e até mesmo reprovação. O currículo é muito extenso, com muitos conteúdos sem aplicabilidade na vida do estudante, além de ressaltarmos a grande valorização do vestibular ignorando qualquer outra nescessidade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com