TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características dos anelídeos

Artigo: Principais características dos anelídeos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

O que são

Os anelídeos são animais invertebrados, com aspecto vermiforme, que possuem o corpo segmentado em anéis.O filo Anellida é grande e diversificado, possuindo cerca de 16.500 espécies (conhecidas até o momento).

Habitat

Os anelídeos, de acordo com a espécie, vivem em ambientes terrestres e marinhos. Algumas espécies são dulcícolas, ou seja, habitam ambientes de água doce.

Principais características dos anelídeos:

- Possuem corpo com formato cilíndrico, alongado e composto por anéis.

- Os anéis não representam apenas divisão externa dos anelídeos. Nestes vermes, os órgãos internos ficam localizados em determinados anéis do corpo dos animais.

- Apresentam simetria bilateral.

- Apresentam sistema digestório completo (possuem boca e ânus).

- Possuem sistema circulatório fechado, com presença de sangue.

- A maioria das espécies terrestres possui respiração cutânea. Os que habitam ambientes aquáticos são dotados de brânquias (filamentos que atuam na respiração).

- Presença de musculatura na parede corporal, responsável pela movimentação do animal.

Alimentação

Possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo. A digestão é extracelular.As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição presentes no solo. O intestino apresenta projeções cegas (cecos intestinais) e uma prega em seu interior (tiflossole) que aumentam a superfície de absorção do alimento. Os poliquetos são carnívoros e possuem mandíbulas para captura de alimento. As sanguessugas hematófagas, ectoparasitas de vertebrados.

Reprodução

Em algumas espécies de anelídeos a reprodução é sexuada (troca de material genético, gametas femininos e masculinos), enquanto em outras é assexuada (sem presença de gametas masculinos e femininos).

Exemplos de Anelídeos:

- Minhocas

- Sanguessugas

- Nereides

- Serpula vermiculares

- Poliquetas (vermes marinhos)

Doencas

Quando uma pessoa come carne de porco ou de boi contaminada e mal cozida, a larva se aloja no intestino e aí se desenvolve, dando origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo. A presença da tênia adulta no intestino humano provoca a doença chamada teníase. Entre outros sintomas da teníase, podemos considerar a ocorrência de insônia, irritabilidade, diarréia, cólicas abdominais e náuseas.

O esquistossomo (Schistosoma mansoni) pertence a um grupo de platelmintos denominados trematódeos. Esse verme é muito perigoso, pois produz nas pessoas uma doença grave chamada esquistossomose.

Os ancilóstomos possuem ganchos na cavidade da boca, com os quais lesam a parede do intestino, provocando a liberação de sangue, que usam como alimento. Por isso, provocam hemorragias, que deixam a pessoa anêmica e sem capacidade para o trabalho. A pessoa atacada pelos ancilóstomos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com