TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da biologia

Trabalho acadêmico: Princípios da biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.788 Palavras (16 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 16

A Wikipédia chegou aos 800 000 artigos! Faça parte disso.

Número atual de artigos: 800 664

Biologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma mosca-da-flor, exemplo de mosca que, como o nome sugere, é encontrada próxima a flores, neste caso, sobre uma camomila.

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.

A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia.1 A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos na população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies.2 As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva.3 Uma nova área, meramente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia4 ) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.

Os ramos da Biologia são:

Zoologia

Helmintologia

Malacologia

Entomologia

Ictiologia

Herpetologia

Ornitologia

Mastozoologia

Botânica

Microbiologia

Micologia

Parasitologia

Bacteriologia

Virologia

Citologia ou Biologia Celular

Genética

Genética clássica

Genética molecular

Genética populacional

Biologia Molecular

Sistemática

Biologia Evolutiva

Fisiologia

Ecologia

Biologia de Sistemas

Biologia da Conservação

Bioética

Biologia do Desenvolvimento

Histologia

Etologia

Imunologia

Biotecnologia

Paleontologia

Etnobiologia

Todas as áreas de especialização dos biólogos surgem do cruzamento dos diferentes ramos da Biologia.

Índice [esconder]

1 Princípios da biologia

1.1 Universalidade: bioquímica, células e o código genético

1.2 Evolução: o princípio central da biologia

1.3 Diversidade: a variedade dos organismos vivos

1.4 Homeostase: adaptação à mudança

1.5 Interacção: grupos e ambientes

2 Âmbito da biologia

2.1 Estrutura da vida

2.2 Fisiologia dos organismos

2.3 Diversidade e evolução dos organismos

2.3.1 Classificação da vida

2.4 Interacções entre organismos

3 História da Biologia

4 Notas

5 Referências

6 Bibliografia

7 Ver também

Princípios da biologia[editar]

Estrutura de DNA.

Apesar da biologia não descrever, ao contrário da física, os sistemas biológicos em termos de objectos que obedecem a leis imutáveis descritas de forma matemática, não deixa de ser caracterizada por um certo número de princípios e conceitos nucleares: universalidade, evolução, diversidade, continuidade, homeostase e interacção.

Universalidade: bioquímica, células e o código genético[editar]

Ver artigo principal: Vida

Existem muitas unidades universais e processos comuns que são fundamentais para todas as formas de vida. Por exemplo, quase todas as formas de vida são constituídas por células que, por sua vez, funcionam segundo uma bioquímica comum baseada no carbono. A exceção a essa regra são os vírus e os príons,5 que não são compostos por células. Os primeiros assumem uma forma cristalizada inativa e só se reproduzem com o aparelho nuclear das células alvo. Os príons, por sua vez, são proteínas auto replicantes-infectantes, que causam, por exemplo, a encefalopatia bovina espongiforme (ou "mal da vaca louca" ).

Todos os organismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com