TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de destilação de alcool do caldo de cana

Por:   •  25/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 5

Processo da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar

Para a realização do experimento de Biologia, fermentação alcoólica do caldo de cana-de-açúcar, foi necessário, antes de tudo, o equipamento para a montagem do recipiente onde vai ficar o caldo de cana mais o fermento biológico.

Primeiramente foi pego uma garrafa pet, de 1,5 L, limpo, lavado com água e detergente, sem que fique sujeira dentro deste, e de peso; depois, uma mangueira pequena de nebulizador foi introduzida na tampa da garrafa pet, através de um furo feito nesta com a ponta de uma chapa quente, até que saísse pelo outro lado da tampa, sem que fique com aberturas dos lados desta tampa (em que é muito importante para isolar o interior do recipiente).

Após a preparação desses materiais, foi pego uma vasilha com água, para que a outra extremidade da mangueira fique submersa. E então, foi posto 435 gramas de caldo de cana-de-açúcar, dentro da garrafa, e depois tampada, como mostra a figura abaixo.

[pic 1]

Então, após os 435 gramas de caldo de cana estar na garrafa pet de 1,5L, foram colocados 17 gramas de fermento biológico (fungo Saccharomyces Cerevisiæ), que foi de vital importância para a realização do processo de fermentação. A mistura apresentava um peso total (caldo mais fermento) de 452 gramas.

[pic 2]                        [pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

O fermento, após se juntar ao caldo, se comportou, imediatamente, como corpo de fundo, localizando-se abaixo do caldo, mas, após 5 minutos, a matéria do fundo foi se deslocando para cima, até ficar toda concentrada na superfície do líquido.

Além disso, começou a sair bolhas de ar pela extremidade da mangueira que estava submersa na água, percebendo-se que a mistura estava liberando Gás Carbônico (CO2).

Enquanto a mist.ura produzia CO2, o fermento, que estava na superfície do líquido, começa a subir, a inchar.

[pic 7]

[pic 8]

Depois de 19 minutos, a altura da espuma causada pela fermentação começa a diminuir, e após 1hora e 10 minutos (em relação ao momento da adição do fermento) o intervalo do escapamento de CO2 começa a aumentar, provando que a mistura na garrafa diminuiu sua taxa de produção do gás.

De acordo com o processo, quanto mais tempo passa, mais diminui a taxa de produção do CO2.

Após a diminuição da altura da espuma até voltar ao seu estado inicial, o fermento na mistura, começa a se misturar em todo o caldo, tornando a mistura, homogênea.

A taxa de CO2 diminui cada vez mais, sendo inversamente proporcional ao tempo, e, a cada dia que passava, o fermento precipitava aos poucos, formando corpo de fundo novamente.

Contando do dia em que o experimento foi executado até o dia da destilação, passaram-se 2 semanas e 3 dias em que a mistura ficou em repouso absoluto. E há poucos dias antes da destilação do álcool, notou-se um escurecimento bem fraco no caldo, a precipitação total do fermento.

[pic 9]

[pic 10]

No experimento, logo antes da destilação do álcool, a pressão interna da garrafa estava diminuindo, já que a água da vasilha estava entrando na mangueira, lembrando que a garrafa não foi apertada.

Após 2 semanas e 3 dias, o processo de destilação da mistura foi executada. O peso da mistura junto com a garrafa foi de 443,85 gramas, então foi colocado o líquido no destilador, depois medimos o peso da garrafa novamente, em que ficou o resto do fermento sobrado como corpo de fundo na garrafa e que não pode ser destilado: 111,61 gramas

Podemos saber, então, pelo cálculo 443,85 – 111,61 = 332,24 gramas de líquido foram postas no destilador para retirar o etanol produzido.

No processo de destilação, o líquido foi esquentado, e esse calor fez com que o etanol se transformasse em gás, para depois ser resfriado novamente, e assim, ter o álcool líquido.

[pic 11]           [pic 12]

[pic 13]

No entanto, no destilador, tinha um termômetro indicando a temperatura da mistura. Após chegar em 75ºC, o destilador produziu a primeira gota de etanol. Mas, apartir que a temperatura foi subindo, além do álcool, também produziu água, sendo proporcional à temperatura do líquido.

09:15 -  Início da destilação fracionada a uma temperatura de 75° C                            

09:22 -  80°C

09:24 – 83° C

09:28 – 88°C

Obs: Quanto mais baixo a temperatura, maior será a produção de álcool. Quanto mais alta a temperatura, mais água produzirá pois irá está se aproximando do ponto de ebulição da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (461.4 Kb)   docx (341.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com