TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Adaptação Celular

Monografias: Processos De Adaptação Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Processos de adaptação celular

São respostas por uma injúria, como por exemplo: nicotina, estímulo hormonal (pode gerar uma neoplasia hepática), imobilização de membros (atrofia).

São reversíveis.

Se a causa da atrofia for reversível, a atrofia também será reversível.

ATRAOFIA

Atrofia: é a redução do volume celular, levando a redução do volume do órgão (como por exemplo acamados, AVC, paraplegia, lesão medular).

HIPERPLASIA

Hiperplasia: é uma resposta celular caracterizada pelo aumento do número de células, levando a um aumento do tamanho do órgão.

O que provoca a hiperplasia?

É provocada principalmente por estímulos hormonais e apresentam um caráter pré-neoplásico.

A hiperplasia é um processo reversível e controlada.

Regride na ausência do estimulo (ex: hiperplasia mamaria na puberdade, gestação e lactação).

HIPERTROFIA

Hipertrofia: é caracterizada pelo aumento do volume celular levando o aumento do órgão. É observado no tecido muscular, principalmente observado no tecido estriado esquelético e cardíaco.

Causas: ele é observado frente ao acumulo de trabalho muscular (exercícios físicos).

METAPLASIA

Metaplasia: é a substituição de um tecido adulto e diferenciado por outro também adulto e diferenciado. Ele também é adaptativo e reversível, porém é pré neoplásico.

Frequentemente é a resposta por um estimulo crônico inflamatório. Ex: arvore respiratória de fumantes, frente a estimulo que é crônico, ocorre a substituição do epitélio pseudoestratificado colunar ciliado por um epitélio pavimentoso estratificado ceratinizado.

ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS: é toda alteração celular de etiologia variável caracterizada por perdas na forma e função.

ESTEATOSE: processo degenerativo reversível e caracterizado pelo acumulo intracitoplasmática de gordura, ou seja, não tem nada a ver com a gordura do tecido adposo.

Ex: gordura no fígado (gotas de gordura no fígado) acumulo principalmente nos hepatócitos (ocorre principalmente no fígado).

Um fígado com esteatose apresenta hepatomegalia que é o aumento do volume).

Causas: aumento da ingestão de gordura, sobre peso, alcoolismo, hipóxia: (falta de oxigenação no fígado), intoxicações (ex: muitos medicamentos).

MORTE CELULAR

A morte celular é um processo definitivo de perda da forma e da função de uma célula. E pode ser classificado em 2 processos de morte, a de necrose e a de apoptose.

A necrose: é um padrão de morte de grande número de células com alterações visíveis como cor, consistência e odor.

A apoptose: tem um processo sutil de acometimento de poucas células, sem alteração de cor, consistência e odor. Está absolutamente envolvida na formação dos órgãos e sua ausência é responsável por deformidades.

Necrose: padrão degenerativo irreversível de morte celular, tendo vários fatores de causas, sendo a mais importante delas a hipóxia que é (redução de oxigênio no tecido) que pode ser causado por isquemia, alta concentração de co2, deficiência de transporte de oxigênio, insuficiência respiratória, e por alterações vasculares em geral diabetes.

Isquemia: que é a interrupção na passagem do sangue. Essa interrupção pode ser causada por exemplo pela aterosclerose (acumulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos).

Além da hipóxia, pode ser causada por infecções: ex: tuberculose entre outros.

Os padrões de necrose dependem do agente agressor e ao tecido/ órgão acometido.

Necrose de coagulação Isquêmica:

É a mais comum, associada a interrupção da passagem do sangue, observada principalmente no infarto agudo do miocárdio. Pode ser observada nas queimaduras.

Necrose de liquefação:

O tecido se desmancha, processos purulentos (em qualquer tecido) causado por bactérias, como por exemplo Staphylococus, acontece nos foliculites (espinhas). Acontece também nas Isquemias do tecido nervoso (AVC) provocado por placas de ateromas e ropturas de um aneurisma (fragilidade na parede vascular que causa uma bolsinha).

Necrose de calcificação:

Está associada principalmente pelas infecções de Micobacter Tuberculous, tem a capacidade de induzir necrose nos diferentes tecidos e tem um aspecto de queijo branco ou ricota.

Necrose de gordura ou extrato necrose:

Observada no tecido adposo da cavidade abdominal principalmente perepancreática, causado por uma pancreatite, por sua vez a pancreatite pode ser causada por alcoolismo, por cálculo nos dutos pancreáticos ou biliares, por agentes inespecíficos, quando acontece a pancreatite existe uma liberação de enzimas digestivas no próprio pâncreas e na gordura perepancreática.

Necrose gangrenosa:

Processo de necrose que acomete que acomete principalmente as extremidades dos membros, sendo causada por uma Isquemia agravada pela presença de bactérias do gênero clostridium produtoras de gás sulfúrico, muito comum em pacientes diabéticos.

Apoptose:

Processo fisiológico/morte celular programada

É um processo de morte celular que acomete em geral pequeno número de células, levando a fragmentação das mesmas, estes fragmentos são fagocitados. Na apoptose não há alterações de cor, consistência ou odor tecidual. A cascata enzimática envolvida é a da Caspazes (muitas enzimas no mesmo grupo) que afeta as membranas celulares e seu DNA.

Exemplos de ocorrência:1 Embriogênese: durante a vida embrionária existe uma modelação dos órgãos. A apoptose também está relacionada a formação da articulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com