TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARRANJO FISICO, POR PROCESSO E CELULAR

Casos: ARRANJO FISICO, POR PROCESSO E CELULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  2.798 Visualizações

Página 1 de 6

ARRANJO POR PRODUTO OU EM LINHA

A primeira linha de produção de que se tem notícia foi idealizada por Henry Ford em 1939. É um arranjo muito utilizado pela indústria e também por algumas organizações prestadoras de serviço, dentre as quais, pode-se dizer:

1. Indústrias montadoras: praticamente todas as montadoras utilizam um arranjo por produto. Este é o caso de linhas de montagem de automóveis, eletrodomésticos, bicicletas, brinquedos, aparelhos eletrônicos etc.

2. Indústrias alimentícias: uma grande fábrica de massas e biscoitos, por exemplo, fabrica seus produtos em uma linha de produção composta principalmente de um forno contínuo e embaladeiras.

3. Frigoríficos: indústria de produtos frigoríficos de carnes bovina, suína e de frango e seus derivados, como lingüiças, salsichas e demais embutidos são normalmente, estruturadas seguindo um arranjo em linha, o processo inclui, inclusive, o sistema de abatimento dos animais.

4. Serviços de restaurante por quilo: um restaurante que vende comida a quilo utiliza uma espécie de linha de montagem de pratos, em que o próprio cliente realiza parte do processo produtivo ao seguir a fila e se abastecer dos alimentos desejados.

5. Hospitais: um hospital apresenta em sua predominância um arranjo por produto ou em linha. Há o centro cirúrgico, a pediatria, o setor de raio x, o pronto socorro, a farmácia, a unidade de tratamento intensivo etc.

Dentre as afirmações acima (I a V), quais estão corretas? (Passe para a próxima página para responder).

Em se tratando de Arranjo por Produto ou em Linha, estão corretas as afirmativas:

I, III, IV e V

I, II, III, IV e V

I, II, IV e V

I, II, III e IV

Resposta I, II,III,IV

3- ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO OU FUNCIONAL

O arranjo físico por processo agrupa, em uma mesma área, todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e função. Por isso, é conhecido também como arranjo funcional. Este arranjo também pode agrupar em uma mesma área operações ou montagens semelhantes. Os materiais e produtos se deslocam procurando os diferentes processos de cada área necessária. É um arranjo facilmente encontrado em prestadores de serviço e organizações do tipo comercial. Os exemplos são inúmeros, dentre eles pode-se afirmar que estão corretos:

1. Hospitais: um hospital apresenta em sua predominância um arranjo físico onde os processos são agrupados por tipo e função. Há o centro cirúrgico, a pediatria, o setor de raio x, o pronto socorro, a farmácia, a unidade de tratamento intensivo etc.

2. Serviços de confecção de moldes e ferramentas: uma empresa prestadora deste tipo de serviços também utiliza arranjo por processo. Para a confecção de um molde destinado a uma injetora de plásticos ou uma ferramenta destinada a uma

prensa de estampagem são necessárias diversas operações, em diversos tipos de máquinas, tais como: retíficas, centros de usinagem, fresas, furadeiras, eletro-erosão etc. Os produtos fabricados são únicos e muito diversos. Assim, exigem operações de tipos, tempos e sequências independentes, inviabilizando outro tipo de arranjo físico menos flexível.

3. Lojas comerciais: para facilitar a busca pelo produto que o cliente deseja, as lojas dividem seus artigos por categoria. Por exemplo, roupas masculinas, femininas e infantis, artigos de cama, mesa e banho, roupas sociais e esporte, calçados, eletrodomésticos e assim por diante.

4. Os supermercados utilizam o arranjo por processo, pois o volume de compras tende a aumentar quando as mercadorias são expostas de maneira ordenada. Em geral, o consumidor deseja visitar apenas alguns setores da loja. Mas é do interesse dos varejistas que o cliente circule também por outros departamentos, o que pode ser obtido definindo-se uma configuração do arranjo físico que estimule ou obrigue o cliente a realizar determinado trajeto dentro da loja.

Dentre as afirmações acima (I a IV), quais estão corretas? (Passe para a próxima página para responder).

Em se tratando de Arranjo Físico por Processo ou Funcional, estão corretas as afirmativas:

I, II e III

Todas

I, II e IV

I, III e IV

RESPOSTA: TODAS

4- ARRANJO FÍSICO CELULAR

O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. Alguns gerentes de produção que se referem ao arranjo celular como “mini linhas de produção”.

Arranjos físicos do tipo celular podem ser encontrados em vários tipos de organizações, não se restringindo apenas à área industrial. Os exemplos a seguir se referem a diversas aplicações do arranjo celular:

1. Lanchonete de supermercado: sabendo que é muito mais fácil fazer com que um consumidor que já está na loja compre mais, do que atrair um novo consumidor para entrar na loja, já faz algum tempo que os grandes varejistas disponibilizaram uma lanchonete no interior de suas instalações. Estas lanchonetes possuem um arranjo celular capaz de produzir o serviço de vendas completo, de forma independente do supermercado, uma vez que a lanchonete possui seu próprio caixa para pagamento, funcionários de atendimento, balcões e todos os equipamentos que permitem completar o processo de atendimento e venda ao cliente.

2. Os supermercados utilizam o arranjo físico celular, pois o volume de compras tende a aumentar quando as mercadorias são expostas de maneira próxima. Em geral, o consumidor deseja visitar apenas alguns setores da loja. Mas é do interesse dos varejistas que o cliente circule também por outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com