TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profeta Jonas

Dissertações: Profeta Jonas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Obra: Profeta Jonas, Século XVIII

Autor: Antonio Fransico Lisboa (Aleijadinho)

A obra original de aleijadinho feita de pedra-sabão é representada em réplica exata na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), feita em gesso pela escola de Arquitetura UMG-BH conta com o estilo barroco e apresenta o Profeta Jonas, o qual foi enviado a Nínive para a execução de uma ordem divina e foi punido por desobedece-la. Por consequencia disso foi jogado ao mar e deste modo foi engolido por uma baleia (a qual está representada ao seu lado na obra de aleijadinho). Segundo a biblia Jonas saiu vivo, foi perdoado e seguiu adiante em sua missão divina.

Porém a obra de Aleijadinho dá a entender uma contradição com o final da biblia, já que Jonas é a única escultura dos 12 profetas que não contem iris dando a entender que o profeta não saiu vivo da baleia. Sua boca é algo que chama a atenção também, pois ela se encontra aberta e relaxada igual de alguem que está desfalecido

O sentindo que se encontra sua cabeça, ergida olhando os céus pode conter sentindos diferentes, um deles acompanhando a ideia de falecimento ou representando um gesto de perdão por sua desobediencia ou até mesmo de gratidão, deste modo seguindo a linha de raciocinio biblica, o qual Jonas se arrepende e é perdoado. Assim sua boca relaxada pode estar representando um gesto de conversa com o divino e sua mão meio que estendida para os ceus complementa a ideia do falar com o divino, um gesto usado quando se vai falar com Deus. Algo muito curioso em sua mão é a falta de dedos, que podem ter sido devorados pela baleia.

A mão e a cabeça de Jonas criam um eixo diagonal em direção ao céus, destacando o divino, assim como na obra O Êxtase de Santa Tereza de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), que cria um eixo diagonal entre a santa e o anjo. Além do eixo diagonal, ambas obras apresentam uma linha curva em seus corpos, um caracteristica muito presente no barroco.

A expressão de Santa Tereza chama muito a atenção, pois se assemelha a de Jonas com sua cabeça erguida e sua boca relaxada representando muito bem o sentimento daquele momento, caracteristica bem presente no Barroco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com