TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Meio Ambiente

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

PROJETO MEIO AMBIENTE

2015

ALFABETIZAÇÃO

1º SEGMENTO

PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO

ITACOATIARA

PROFESSORES

1º CICLO PHE: VIVANE PENA

2º CICLO PHE: SIMONE NOGUEIRA

                          LUCÉLIA BELÉM

ALFABETIZAÇÃO: CYNTIA CABRAL

MULTISERIADO: MAYARA CRUZ

1º CICLO: JACKELINE DE ANDRADE

2º CICLO: NELLYANE ALMEIDA

PROJETO: MEIO AMBIENTE

Tema: APOEMA “ Lições não aprendidas”

1. JUSTIFICATIVA

O Projeto APOEMA “Lições não aprendidas” vem sido desenvolvido desde 2007, com turmas da Educação de jovens e adultos/Alfabetização; 1º ciclo e crianças do Projeto Habilidades de estudo.

      Como parte das propostas constituintes do Projeto político Pedagógico do centro Educacional SESC LER de Itacoatiara este projeto visa contribuir para o processo educativo, oportunizar a vivência coletiva dos estudantes, propiciar o desenvolvimento artístico, cultural, ecológico e humanístico em todos os envolvidos, bem como, instrumentalizar os participantes quanto aos conhecimentos básicos que permitam a estes, criar conteúdos referentes as artes e as ciências ambientais, ajudando a expressar a criatividade, preservar o meio ambiente e recuperar os valores humanos.

    Valorizando a cultura, APOEMA é um termo indígena e significa “aquele que vê mais longe”. Ao abordarmos sobre o meio no espaço educativo pretendemos levar aos educandos que compreendam que nós brasileiros além de vivemos num sistema capitalista e de consumismo, através deste podemos desempenhar um importante papel na busca de novas alternativas de renda e aproveitamento dos materiais, além da construção de um conhecimento humanizado e racional de meio ambiente, através das atividades artísticas propostos no projeto.

   Ao aliar a necessidade de reduzir o consumo e materiais primas extraídas da natureza, o interesse pelo ambiente e a vontade de participar ativamente em sua melhoria e proteção, este projeto serve como alternativa na potencializarão dos recursos humanos, através das atividades em grupo e recursos didáticos oferecidos. “ se há uma prática exemplar como negação da experiência formadora é a que dificulta ou inibe a curiosidade do educando e, em consequência,a do educador” (Freire, 1996, p.94).

   Através de uma abordagem participativa, interdisciplinar e contextualizadora são desenvolvidos subprojetos didáticos com as turmas que trabalham valores como: a cooperação e o diálogo entre os indivíduos, tendo como finalidade criar novos modos de vida, buscando potencializar a criatividade humana e a sensibilização ecológica dos educandos. Segundo Freire (1987) “não há diálogo verdadeiro se não há nos seus sujeitos um pensar verdadeiro. Pensar crítico. Pensar que, não aceitando a dicotomia mundo-homens, reconhece entre eles uma inquebrantável solidariedade” (p.82).

    O projeto apresenta justificativas muito implicadas na realidade do modelo sócio-econômico-cultural da atualidade, visto que a cultura consumista e a má distribuição dos bens produzidos pelas pessoas entre as diferentes camadas da população geram um processo insustentável de sociedade.

    Portanto o Projeto APOEMA: “ lição não aprendidas” culminara em Panfletagem para a comunidade, visitas, entrega de mudas, Palestras, sessões de vídeos  documentários e exposição de produtos do qual somos consumidores de acordo com a cor da coleta seletiva e tempo de decomposição em exposição na natureza. A exposição tem siginificado relevante no projeto para que a valorização se consolide durante todo o processo no que compete em adquirir atitudes e posturas ambientais como compromisso de exercer a cidadania numa sociedade consumista.

      RESULTADOS ESPERADOS E METAS

     Aumento do markenting da unidade Operacional, trazendo a comunidade para visitar e participar das ações que serão desenvolvidas no casarão do Sesc, captando atendimento para alcance das metas definidas anualmente pelo departamento regional do SESC.

   Que no mínimo 90% dos educandos  sejam envolvidos nas atividades a serem desenvolvidas pelos educadores;

   Palestras, oficinas para os educadores e educandos com conhecimento em educação ambiental que contribuam para disseminação de informações sobre como preservar o meio ambiente;

   Ao final do Projeto espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão critica em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.

   

     

2. OBJETIVO GERAL

     Despertar uma consciência critica na população Itacoatiarense sobre as graves questões ambientais do país, estado e município a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar do Centro educacional SESC LER de Itacoatiara.

     

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     Objetivos específicos:

  • Despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
  • Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
  • Incorporar a rotina da coleta seletiva.
  • Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente
  • Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos.
  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
  • Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem

5. METODOLOGIA

1ª Etapa: 

   Planejamento e orientações aos subprojetos atendendo as áreas de conhecimentos da proposta de ensino da Educação de jovens e adultos e Projeto Habilidades de estudo; Discussão com os professores sobre os temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do Projeto; Envolvimento no planejamento de toda comunidade escolar na semana do meio ambiente a ser desenvolvida na unidade ; Apresentar o Tema aos alunos; Debates a cerca da temática; estudo de textos informativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com