TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Exames: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Político Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um documento democrático, dinâmico e contínuo de reflexão, é elaborado coletivamente pela escola em sua unidade e deverá contemplar a parceria de toda a comunidade, tornando de suma importância, pois une a direção, professores equipe escolar, alunos e seus familiares, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta de apoio para todos na organização da escola.

A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com conseqüente compromisso coletivo.

Apesar de se constituir enquanto exigência normativa, o projeto Político-Pedagógico é antes de tudo um instrumento ideológico, político, que visa sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, e acompanhamento de todo o universo escolar. De acordo com Betini, “o projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto político-pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação- reflexão.” (2005, p.38).

Ao construir um Projeto Político-Pedagógico leva-se em conta a realidade que circunda a Escola e as famílias de nossos alunos, pois, certamente, a realidade social dos alunos afeta a sua vida escolar, e os dados levantados devem contribuir para orientar todo o organismo escolar para os fins

de tratar tais indícios com a devida relevância, transformando-os em currículo, objeto de planejamento e potencial de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com