TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Evolução UFSC

Por:   •  12/5/2016  •  Exam  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios:

1 – Em relação ao Darwinismo e Neodarwinismo

a) Quais as similaridades e diferenças entre o conceito darwinista e o conceito moderno dos processos evolutivos?

R: Dentre as similaridades entre o conceito darwinista e o conceito moderno dos processos evolutivos podemos citar:

  • Ambas tratam a seleção natural como um processo lento e gradual
  • Acreditam que uma variabilidade vantajosa permanece numa população.
  • Em ambas o processo evolutivo não é direcionado.

 E dentre as diferenças pode-se citar:

  • Somente o neodarwinismo propõe a ideia de “mutação”. Na teoria darwinista não era sabido qual era o mecanismo que gerava a variabilidade Darwin acreditava na pangênese (teoria na qual se acreditava que o material da herança era estruturado em gêmulas que comporiam as partículas da hereditariedade). Na neodarwinista este mecanismo que explica a evolução são as mutações e as recombinações genéticas.
  • No darwinismo não há experimentação, há somente a observação. Já no neodarwinismo a experimentação está fortemente presente e está associada a teorias naturalistas.
  • Na teoria neodarwinismo a população é a unidade evolutiva.

- seleção natural (processo lento e gradual) em ambos.

- Neodarwinismo surge ideia de “mutação”.

b) De que forma a genética mendeliana e a genética de populações contribuíram para o estabelecimento dessas diferenças? Por Quê?

R: Com as experimentações baseadas nos trabalhos de Mendel, o neodarwinismo

- Ideia de mutação com a redescoberta da Genética Mendeliana e Genética de Populações

- Genótipos diferentes podem manifestar fenótipos igua is e vice-versa (foi usado como argumento contra a seleção natural, pois se não havia relação entre genótipo e fenótipo, como o meio, fazendo pressão seletiva sobre as características do indivíduo – fenótipo –, poderia selecionar genes?);

- Avanço dos estudos proporcionou maior individualização de cada teoria.

c) No que consistem as teorias neutralistas e do equilíbrio pontuado?

R:

- Neutralismo: variabilidade genética seletivamente neutra; Diferentes genótipos de um loco polimórfico teriam a mesma viabilidade, seria neutra.

- Equilíbrio pontuado: processo evolutivo consiste em alternâncias entre períodos sem alterações significantes e períodos pontuados, com modificações rápidas que modificam as espécies ou favorecem o aparecimento de outras.

2 – Como você explicaria o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos em um ambiente hospitalar, considerando o Lamarckismo, Darwinismo e a Teoria Sintética da Evolução?

Lamarckismo: O surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos numa visão lamarckista pode ser explicado da seguinte maneira: como uma bactéria, por suas necessidades fisiológicas, necessita resistir aos antibióticos para manter-se viva ela adquiriria um fator de resistência e essa informação seria passada para os descendentes caso este fosse usado (herança dos caracteres adquiridos) gerando assim novas bactérias resistentes.

*Lamarckismo:

- Uso e desuso;

- Resistência por necessidade fisiológica (e não desejo);

- Toda resistência necessária ao ambiente, que foi adquirida, é repassada às próximas gerações.

*Darwinismo:

Segundo Darwin, dentro da população de bactérias pode haver bactérias mais ou menos resistentes a um determinado antibiótico. As bactérias mais resistentes aos antibióticos quando expostas ao meio com este antibiótico tem maior chance de sobreviver e consequentemente de se reproduzir e as bactérias menos adaptadas provavelmente morreriam (seleção natural). As bactérias que sobrevieram conseguirão transmitir sua característica – de ser mais resistente ao determinado antibiótico – para a geração seguinte e após muitas gerações espera-se que a proporção de indivíduos bem adaptados seja aumentada.

- Luta pela sobrevivência;

- As diferenças entre organismos são selecionadas pelo meio;

- Os mais aptos para sobreviver conseguem transmitir suas características para a geração seguinte e após várias gerações, é muito provável que aumente a proporção de indivíduos bem adaptados (seleção natural);

- As que não morreram pelo antibiótico, puderam passar suas características (inclusive de resistência) para os descendentes.

*Teoria Sintética da Evolução:

De acordo com a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, a presença do antibiótico na população de bactérias aumentaria a taxa de mutação. Uma mutação que fornecesse resistência a esse antibiótico se sobressairia sobre outras mutações que poderiam ser geradas e a seleção natural agiria selecionando as bactérias resistentes ao antibiótico e eliminando as não resistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com