TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Microeconomia Ufsc Prova

Por:   •  24/3/2021  •  Exam  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

CAP 3 :  O investimento depende da taxa de juros, quanto menor a taxa maior o investimento. O equilíbrio no mercado de bens requer que a produção de bens seja igual a demanda. (Renda é igual a produto). Um aumento nos gastos do governo, aumenta a renda e o produto ou demanda, terá um aumento maior no produto do que o deslocamento inicial na demanda, por um fator igual ao multiplicador.

CAP4 – Política monetária:  Política monetária é usada para atingir objetivos de curto prazo na economia.

Meios de pagamento M1: Representa o dinheiro em poder do público (exceto setor bancário), pode ser considerado o ativo de maior liquidez na economia. Depósito à vista não é o caixa dos bancos, o M1 é o ativo mais liquido da economia, porém não rende juros. M2,M3,M4, são ativos de alta liquidez, porém rendem juros, só que não possuem liquidez imediata.

BM: Papel moeda emitido + Reservas bancárias ou papel moeda em poder do público + encaixe técnicos dos bancos + reserva bancária.

M1: Papel moeda em poder do público (PMPP) + Depósito à vista.

M2: M1 + DEPÓSITOS ESPECIAIS REMUNERADOS + DEPÓSITO EM POUPANÇA + TITULOS DE BANCOS PRIVADOS

M3: M2 + QUATOS DE FUNDOS DE RENDA FIXA + MAIS OPERAÇÕES COMPROMISSADAS COM A REMUNERAÇÃO DA TAXA SELIC.

M4: M3 + TITULOS PÚBLICOS DE ALTA LIQUIDEZ.

O BM (base monetária) é um agregado fundamental na economia na condução da política monetária. Porque o banco central não consegue controlar o M1, o banco central controla a moeda em circulação através da BM, pois consegue decidir a emissão e controlar a criação de moedas pelos bancos.

Instrumentos de controle monetário do bc: taxa de redesconto, emissão de moeda, depósito de compulsório, operações de mercado aberto, regulamentação e controle do crédito.

Depósito de compulsório: Porcentual repassado pelos bancos ao bacen referente aos depósitos a vista. Resumindo, o depósito de compulsório e um instrumento de controle monetário que impacta diretamente no multiplicador monetário, quando aumenta o compulsório, diminui o dinheiro em circulação. Podemos chamar isso de uma política restritiva, pois está diminuindo o dinheiro em circulação.

Operação de mercado aberto:  Funcionam como um instrumento ágil na política monetária para melhorar o fluxo monetário na economia e influenciar os níveis de taxa de juros no curto prazo. Isso ocorre através da compra e vendas de títulos públicos, onde o bacen atua como agente monetário do governo. Quando o bacen vende título público ele está tirando dinheiro de circulação e fazendo uma política restritiva. Se quiser reduzir a taxa de juros eles compram títulos públicos para aumentar a liquidez e reduzir a taxa, caso eles queiram aumentar a taxa de títulos, eles tiram dinheiro de circulação através de venda dos títulos.

Redesconto de liquidez: É quando o banco central empresta dinheiro para os bancos comerciais. ( quando diminui os depósitos a vista )

Redesconto especial (seletivo): Linha de crédito especial para os bancos.

Demanda monetária: Quanto maior a taxa de juros, menor a demanda por moeda e vice versa. Aumento na renda, aumenta automaticamente a demanda por moeda, um aumento na renda e na demanda, o bacen deve aumentar a taxa de juros. Quando ocorre um aumento na oferta de moeda, acontece uma redução na taxa de juros, nesse caso acontece uma expansão monetária. A taxa de juros é endógena, ele muda de acordo com a oferta e a demanda.

CAPÍTULO 5 -  MERCADO DE BENS E MERCADOS FINANCEIROS (ISLM): Existe o equilíbrio no mercado de bens quando a oferta for igual a demanda (Y=Z). Um aumento no produto, leva a um aumento na renda e na renda disponível. Um aumento no produto também aumenta o investimento.  Um aumento na taxa de juros diminui a demanda por bens. Para reduzir a demanda agregada o governo precisa redução dos gastos do governo, redução do gasto autônomo ou um aumento de tributos.

Derivação da curla LS: Um aumento na taxa de juros, diminui no produto portanto a curva ls é negativamente inclinada. A curva ls é negativamente inclinada pois a uma relação negativa entre renda e taxa de juros. Para curva ls se deslocar para esquerda seria necessário por exemplo uma redução no consumo, redução no gasto do governo, aumento no tributo, redução no investimento, qualquer uma dessas variáveis faria que a ls se deslocaria para esquerda.

Curva LM: Um aumento na renda e na demanda por moeda, ocorre um aumento na taxa de juros. Com esse aumento na taxa de juros e na renda, a curva lm é positivamente inclinada. Um aumento na oferta de moeda faz com que a lm se desloque para baixo. Qualquer política expansionista faz com que a lm se desloque para baixo.

POLITICAS EXPANSIONISTAS: REDUÇÃO DA TAXA DE REDESCONTO, REDUÇÃO DE COMPULSÓRIO OU COMPRA DE TITULOS PÚBLICOS.

Consolidação ou contração fiscal é uma política utilizada para reduzir o déficit orçamentário. Um aumento no déficit é chamada de expansão fiscal. Os impostos deslocam a LS e NÃO A LM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (482.3 Kb)   docx (449.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com