TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação e Projeto. Atividade

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

http://www.colegioempyrius.com.br/uploads/widget/image/342/823/34282308/unip.jpg

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Laís Alves Alvarenga- RA: 1519067

Divinópolis

2015

RELATO DE OBSERVAÇÃO

1- Localização

O cenário das observações foi a comunidade do Retiro dos Pimenta, situada às margens do km 665 da Rodovia Fernão Dias, próximo a cidade de Perdões-MG.

2- Ambientes educativos escolares encontrados

2.1- ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GETÚLIO JOSÉ SOARES.

A Escola Estadual Professor Getúlio José Soares, localizada na Rua Romão Fagundes do Amaral, nº 24 – Retiro dos Pimenta, Perdões-MG, é a única escola da comunidade e no dia 23 de outubro faz 50 anos. Considerada patrimônio da comunidade, sua estrutura é antiga. Conta com apenas 5 salas de aulas, uma biblioteca, uma sala de recursos, secretaria, diretoria, quatro banheiros, sala de professores com banheiro, cozinha e uma pequena quadra. Há também um jardim com algumas árvores. Atende alunos do ensino fundamental (1º ao 9º) e alunos do tempo integral. É uma escola excelente e atende poucos alunos.

2.2- CRECHE MARIA DA PENHA MENDES

A creche também está localizada na comunidade do Retiro. Atende crianças de 2 a 6 anos. Há 3 salas de aula, uma cozinha, uma sala de cinema, um banheiro e um parquinho, fica ao lado do posto de saúde e é muito frequentada pelas crianças da comunidade e das comunidades rurais vizinhas.

3- Ambientes educativos não escolares encontrados

3.1- IGREJA CATÓLICA DO RETIRO DOS PIMENTAS

Essa igreja foi fundada no século XX, sob o domínio do Município de Perdões, é localizada em frente à uma praça. É uma igreja grande e bonita e é a única igreja católica da comunidade. As missas são realizadas todos os domingos e o Pároco atual é o Pe. Adenir.

3.2 – BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

É uma biblioteca que pertence à Escola Estadual Professor Getúlio José Soares, mas que fica fora da escola. É uma biblioteca pequena, com poucos livros. Há algumas estantes separando as categorias, e há também uma televisão e alguns computadores. A bibliotecária se chama Carminha e é muito atenciosa com os alunos. A biblioteca é muito agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com