TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto atividades Circenses na escola

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE CIRCENSE NA ESCOLA

Identificação

Escola: Municipal Romão Martins de Souza

Disciplina: Interdisciplinar

Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental

Professores: Sueila

Introdução

O circo é uma das revelações artísticas, culturais corporais mais remotas do mundo que representa um elemento importante da cultura humana que foi estabelecida durante muitos séculos desde que o ser humano descobriu a importância de historiar suas imaginações e seus fenômenos.

Com base em pesquisas, no transcorrer da história, por Neira,Mattos. (2008), as Atividades Circenses que formavam o mundo do circo foram divididas em cinco blocos: Atividades Aéreas, Trapézio; Atividades de Interpretação teatro, mímica, palhaço; Atividades Acrobáticas, rolamentos, parada de 2 e 3 apoios, estrela e Atividades de Manipulação, malabarismo com bolas.

Por ser atividades que traz grande fascínio e motivação para os alunos e por ser algo diferençado do que se estão habituados a ver no ambiente escolar, pode ser mais uma ferramenta a ser cultivado na escola.

Sendo assim, Bortoleto e Carvalho (2003) creem que a escola como dos Ano XXIV, n° 39, dezembro/2012 181 os meios principais de comunicação e produção de cultura é avaliando o circo como uma parte importante da cultura corporal. As atividades desenvolvidas são como instrumento que permita aprendizados desde a afinidade com o desenvolvimento de habilidades motoras como ainda na discussão de valores.

Deste modo, refletindo sobre as atividades Circenses na escola, como uma revelação lúdica do lazer já que essas atividades podem ser analisadas como empenho artístico no domínio do lazer e, ainda, representam a fantasia, o imaginário infantil e a diversão.

Dessa maneira, os alunos ficam entrelaçadas com o lúdico, através do desenvolvimento da expressão corporal, a informação e descobrimento do corpo com jogos, brincadeiras e atividades. Compete ainda sugerir resoluções de dificuldades e o desenvolvimento das relações sociais dentro da instituição escolar.

Observamos que nossas crianças estão precisando de aulas dinâmicas, com atividades diferentes, mas não saindo do método pedagógico da escola. Percebe-se que muitas das nossas crianças não conhecem o verdadeiro significado do circo na vida do ser humano. As brincadeiras que é feita pelo profissional do circo tem um objetivo na nossa vida.

Justificativa

Este projeto A ARTE CIRCENSE NA ESCOLA procura o desenvolvimento, envolvendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Assim, as sugestões de atividades circenses voltada para a educação, por meio de movimento que envolverá os estudantes de maneira total, fazendo descobrirem a realidade e a verdadeira significação da arte circense na escola.

A finalidade deste projeto é proporcionar atividades circenses dentro do conteúdo curricular na escola. Com o ajuda de profissionais qualificados, os alunos serão beneficiados com oficinas, atividades, e como ponto central um espetáculo com apresentação de professores e alunos caracterizado como palhaços. Esse projeto é de ação inteiramente do PPP da escola e integrada no período letivo de um semestre no ano de 2016.

Objetivo Geral

Este projeto tem principal objetivo de estimular o potencial educativo social, afetivo e cognitivo, lúdico da atividade circense, que se ampliará através de teatro, dança e a psicomotricidade. Esperamos resgatar e mostrar a importância do circo e suas atividades como parte acentuada da cultura corporal e social. Não podemos deixar acabar este lúdico tão importante na fase da criança.

Ultimamente o circo se tornou algo muito importância sociocultural, pois que apresenta consigo muito mais do que sorrisos e aplausos pelas crianças, vem permitindo a criação, imaginação, sendo esta parte relevante na formação da consciência cultural.

Objetivo Específico

Por meio das atividades que serão apontadas abaixo, apresentamos como objetivo específico desenvolver as principais linhas compostas no currículo educacional, sendo eles, movimento, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e arte, pois tudo isso é importante para o desenvolvimento da criança na idade escolar.

Podemos trabalhar o Movimento: Desenvolver atividades juntamente com um profissional especializado na área de educação física, com a temática circo. Perna de pau com objetos reciclados, malabarismo, trapézio, bolas. Com a intenção de desenvolver o equilíbrio, lateralidade e noções de espaço com os alunos.

Sociedade: Através de teatro, com o principal objetivo, resgatar valores que estão sendo esquecidos ultimamente pela sociedade, apresentados por profissionais especializados e com os alunos e professores da escola, com textos elaborados pedagogicamente seguindo o PPP da Escola Municipal Romão Martins de Souza.

Linguagem oral e escrita: Por meio das várias músicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com