TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUimica em Alimentos

Por:   •  16/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CAMPUS PETROLINA

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

INGRA LIZANDRA MARTINS EVANGELISTA

JEAN DA SILVA CARDOZO

JULIAN DOS SANTOS GUMARÃES

TÍTULO

Petrolina-PE

2014

INGRA LIZANDRA MARTINS EVANGELISTA

JEAN DA SILVA CARDOZO

JULIA DOS SANTOS GUIMARÃES

TÍTULO

[pic 1]

Petrolina-PE

2014

RESUMO

SUMÁRIO

1 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

2.2 ESPECÍFICOS

3 HIPÓTESE

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 DESENHO DO ESTUDO

4.2 LOCAL E POPULAÇÃO

4.3 AMOSTRA

4.3.1 Critérios de elegibilidade

4.4 PROCEDIMENTOS

5 ORÇAMENTO

6 CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

ANEXOS

1 REFERÊNCIAL TEÓRICO

Nas últimas décadas, condições favoráveis à ocorrência de deficiências nutricionais têm sido gradativamente substituídas por epidemia de obesidade e doenças crônicas relacionadas ao consumo excessivo e desequilibrado de alimentos. (CLARO, 2007).

O conceito de qualidade da dieta evoluiu com o tempo. Antigamente, era dada maior importância na prevenção da deficiência de nutrientes. As dietas que supriam as recomendações para energia e para os nutrientes essenciais conhecidos até então eram consideradas adequadas. Com o reconhecimento da ideia de associação de fatores dietéticos à prevenção e promoção de doenças crônicas, características dietéticas associadas à redução do risco dessas doenças foram incluídas à qualidade da dieta (CERVATO; VIEIRA, 2003).

Quando a alimentação é incluída no estilo de vida, um outro campo de análise é aberto, dizendo respeito às disposições relacionadas às práticas alimentares e sua contextualização no comportamento alimentar. Qualquer mudança na dieta implica profundas alterações nas práticas alimentares o que, por sua vez demanda um redimensionamento da rotina doméstica, das práticas sociais, do ritmo de vida, enfim, representa uma reorganização e realocação da alimentação no modus vivendi, que só é possível se for afetada também às condições de vida. (GARCIA, 2001).

Conhecer a aceitação dos pacientes frente às dietas hospitalares é de fundamental importância principalmente para garantir uma assistência humanizada ao paciente hospitalizado e atender suas reais necessidades nutricionais (VALÉRIO; PRESTES; GRANADA, 2011), bem como fazer com que o paciente não venha a abandonar o tratamento.

 Importar um modelo de dieta é o mesmo que importar um sistema alimentar, o qual está intimamente imbricado no sistema cultural. Adotar um modelo alimentar significa aderir a um elenco de alimentos, às formas de preparação, às combinações de pratos, ao esquema de cardápio cotidiano, aos temperos e suas formas de uso e ao modo como são compostos os pratos. As práticas alimentares são apreendidas culturalmente e transmitidas de geração em geração, portanto não são facilmente deslocadas e apreendidas. (GARCIA, 2001).

Em muitas sociedades de baixa renda observa-se um padrão dietético com alto conteúdo de gorduras totais, colesterol e açúcar refinado e com baixo teor de fibra alimentar (FISBERG; SLATER; BARROS, 2004). Sendo assim, para que o cardápio tenha boa aceitação, devem-se identificar os hábitos alimentares de sua clientela, mediante sondagem de preferências, objetivando elaborar cardápios que os satisfaçam e sejam condizentes com os recursos financeiros, mão-de-obra, equipamentos, disponibilidades dos gêneros e harmonia dos nutrientes e de suas respectivas características sensoriais (ASBRAN, 2005; TEIXEIRA et al., 2007 coloque apud).

Segundo CLARO (2007) o alto preço de alimentos como frutas, verduras e legumes, exercem uma importante participação na adesão desse tipo de alimentação na dieta das famílias.

As recomendações dietéticas partem da alimentação em sua forma "desagregada", ou seja, recomendam a modulação de nutrientes da dieta. Quando estas são transformadas em orientação, deveriam ser inicialmente adaptadas ao padrão alimentar local. Ou seja, antes de recomendar mudanças, deveria ser feito um diagnóstico que subsidiaria um protocolo de orientação alimentar e não de nutrientes. (GARCIA, 2001).

Em relação ao tempero e quantidade de sal das preparações servidas acredita-se que a baixa aceitação seja causada principalmente pela mudança dos hábitos alimentares, uma vez que no preparo das dietas hospitalares não é utilizado temperos prontos, e o uso de sal é controlado para atender as necessidades do paciente, o que comumente não ocorre no ambiente familiar, causando tal recusa durante a internação (VALÉRIO; PRESTES; GRANADA, 2011).

Cabe aos profissionais de nutrição ocupar-se da aplicação de recomendações dietéticas aos modelos de dieta regionais, ajustando-as ao sistema alimentar local. (GARCIA, 2001).

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

  • Avaliar os fatores interferentes na aceitação da dieta em pacientes do Hospital Universitário de Petrolina-PE.

2.2 ESPECÍFICOS

  • Analisar a aceitabilidade da dieta;
  • Encontrar a melhor forma de aplicar a dieta de forma a torna-la aceita com mais facilidade;
  • Contribuir para os estudos sobre nutrição e dietoterapia

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 DESENHO DO ESTUDO

Trata-se de um estudo transversal de característica analítica

4.2 LOCAL E POPULAÇÃO        

O estudo será desenvolvido com pacientes atendidos no Ambulatório do Hospital Universitário da região de Petrolina-PE.

4.3 AMOSTRA

Será voluntária com indivíduos que estejam na faixa etária de 20 a 59 anos, com ambos os sexos, que estejam dentro de um plano de dieta alimentar.

4.3.1 Critérios de elegibilidade

Os voluntários deverão estar enquadrados dentro de um plano alimentar, e apresentar critérios que se encaixe nas características analisadas pela proposta do estudo. Determina-se também que os pacientes selecionados já tenham se consultado anteriormente, para assim ser possível observar os fatores que interferentes que estes apresentaram no desvio da dieta prescrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (257.7 Kb)   docx (107.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com