TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Presente Em Alimentos

Ensaios: Química Presente Em Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Os alimentos que ingerimos diariamente, sejam eles naturais ou artificiais, são compostos por átomos, moléculas, íons, ou seja, a química também existe em alimentos.

Diante de tantas substâncias presentes em uma dieta alimentar, fez-se necessária a elaboração de uma seção especial que aborda especialmente a composição dos alimentos, veja alguns temas aos quais você terá acesso nesta seção:

- As novas técnicas para conservação dos alimentos se baseiam na radiação, você se habilita a consumir produtos irradiados?

- Os energéticos são capazes de levantar o vigor dos fracos e desanimados, qual a composição das bebidas estimulantes?

- Saiba qual a substância capaz de acelerar a maturação de frutas e quais as técnicas utilizadas para mantê-las mais duráveis.

- Aprenda mais sobre o bem mais precioso da natureza, a água.

- Confira a importância de se ingerir certos alimentos, mesmo aqueles nada saborosos como o alho, por exemplo.

- Os aditivos de alimentos industrializados permitem imitar o sabor, aroma e cor dos produtos naturais, mas será que o consumo em longo prazo dessas substâncias prejudica nossa saúde?

Navegue nesta seção, você vai se deliciar com o conteúdo e ainda levar na bagagem muitos conhecimentos acerca do imenso universo da produção de alimentos.

Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são:

• Corantes

• Aromatizantes

• Conservantes

• Antioxidantes

• Estabilizantes

• Acidulantes

Corantes

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de se beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja.

Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes

Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.

Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com