TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais classes de linfócitos e como suas funções se diferenciam?

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são os tipos de imunidade adquirida e que tipos de microrganismos essas respostas imunológicas combatem?

R: Existem dois tipos de imunidade adquirida: a imunidade humoral e a imunidade celular. A imunidade humoral gera uma resposta mediada por anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, sendo o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. Por sua vez, a imunidade celular gera resposta mediada pelos linfócitos T contra microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias.

2. Quais são as principais classes de linfócitos e como suas funções se diferenciam?

R: Linfócitos B. As células B produzem os anticorpos que protegem o organismo de bactérias e vírus. Os anticorpos se ligam aos germes, marcando-os para serem destruídos por outras células do sistema imunológico.

Linfócitos T. Existem vários tipos de células T, com funções distintas, algumas atuam diretamente na destruição das células infectadas por vírus, fungos, ou alguns tipos de bactérias. As células T também têm a função de liberar substâncias que atraem outros tipos de células brancas do sangue, digerindo as células infectadas. Alguns tipos de células T tem a função de estimular ou retardar as atividades biológicas de outras células do sistema imunológico.

3. Quais são as diferenças importantes entre os linfócitos T e B virgens, efetores e de memória?

R: Linfócitos virgens, são células maduras, provindas de órgãos linfoides, que, no entanto, ainda não foram expostas à antígenos. Linfócitos efetores, são células B ou T virgens, que já foram expostas ou tiveram contato com antígenos. Células de memória, são linfócitos B, formados por ativação de células B no encontro com antígenos específicos.

4. Em que região dos linfonodos os linfócitos T e B estão localizados e como é mantida sua separação anatômica?

R: Os linfócitos T são encontrados no timo a onde vai ocorrer o processo de maturação a onde vão ganhar os receptores que são CD4/CD8. Os linfócitos B são produzidos e maturados na medula óssea. Os linfócitos T e B maduros são armazenados no baço, sendo que na região central há maior concentração de células T e na região periférica maior concentração de células B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com