TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais funções da membrana plasmática?

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Heloisa Cristina Rodrigues - DP

Atividade I

  1.  Quais são as principais funções da membrana plasmática?

Envolver a célula, limitar e separar o citosol do ambiente extracelular, isso protegerá as organelas presente na célula, ela também é seletiva, portanto controla a entrada e a saída de substâncias. Há proteínas na membrana que iram fazer esse trabalho de transporte.

  1. Descreva brevemente o modelo do mosaico fluido.

Este modelo foi proposto por dois cientista, Singer e Nicholson. A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual estão dispostas as proteínas.

A bicamada lipídica é constituída por duas camadas de fosfolipídios, os quais são moléculas antipáticas, isto é, possui uma parte hidrofílica (cabeça) e outra parte hidrofóbica (caudas), as cabeças desses fosfolipídios ficam voltados para o meio extra e intracelular. Na bicamada pode se encontrar várias proteínas diferentes, que executam funções diversificadas.

  1. Quais são os tipos de lipídeos encontrados nas membranas? Relacione sua morfologia e composição com a função de cada tipo.

∆ Fosfolipídios: são constituídas por uma cabeça polar e duas caudas hidrocarbonadas hidrofóbicas. Geralmente essas caudas são de ácido graxo e também podem ter tamanhos diferentes isto ocorre porque uma das causas possuem uma ou mais ligações duplas, isso faz com que ela seja insaturada. Tal divergência no comprimento e na saturação das caudas irão influenciar no encaixe das moléculas uma nas outras interferindo na fluidez da membrana.

∆ Glicolipideos: apresenta um açúcar ligado a cabeça, tais moléculas se associam parcialmente por uma ligação de hidrogênio entre seus açúcares. A função dos glicolipídeos está vinculada a sua localidade na membrana exemplo: se glicolipídeos estão dispostos na superfície apical exposta, podem auxiliar e proteger a membrana.

∆ Colesterol: possui até uma molécula de fosfolipídio, há uma estrutura rígida a qual se liga a somente a um grupo hidroxila polar e uma pequena cadeia apolar. As molécula de colesterol se conduzem na bicamada com seu grupo hidroxila próxima aos grupamentos de cabeças polares das moléculas de fosfolipídios adjacentes.

  1.  A dupla camada de lipídeos tem a mesma composição? Por que?

Não possuem a mesma composição, porque são constituídas de diferentes lipídios: fosfolipídios (fosfatidiletanolamia, fosfatidilserina, fosfatidilcolina, esfingomielina e esfingosina), glicolipídeos e colesterol. Por isso ela é assimétrica e também apresenta proteínas e carboidratos em sua extensão.

  1. Quais são as funções das proteínas nas membranas?

Elas atuam no transporte de moléculas e substâncias para dentro ou para fora da célula. Podem ser receptores, isto é, quando o sinal externo da célula chega na sua membrana essa proteína recebe o sinal e sinaliza para o interior provocando uma cascata de sinais dentro da célula. Algumas proteínas tem o trabalho de adesão, portanto pode fazer com que uma célula se liga a outra. Também fazem parte da estrutura celular por exemplo o colágeno que dá firmeza a nossa pele. As proteínas também podem ter ação enzimática, aumentando as reações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (112.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com