TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Dos Alimentos

Dissertações: Qualidade Dos Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade dos alimentos

A saúde é um direito de todos porém para que haja saúde, é necessário que os alimentos sejam produzidos em quantidade e qualidade apropriada, assim esta em equilíbrio orgânico adequado um fator importante de resistência ás doenças.

Os alimentos de origem animal, não são totalmente isentos de risco para a saúde porque por serem ricos em proteínas e água, facilita a sobrevivência e multiplicação de diversos microrganismos patológicos, contudo as diversas enfermidades de origem alimentares podem ser causadas pela ingestão de agentes infecciosos e parasitárias ou por substâncias contidas nos alimentos podendo ser nocivas à saúde.

O controle higiênico e sanitário dos alimentos constitui um fator importante para a prevenção de doenças de origem alimentares. A higiene dos alimentos corresponde ao conjunto de medidas necessárias para garantir segurança, salubridade e sanidade do alimento em todos os estágios como crescimento, (plantação e criação de bovinos, suínos entre outros), produção ou manipulação até seu consumo final.

Fatores de risco

A produção dos alimentos, o transporte, tratamento industrial, a estocagem e as embalagens, constituem fatores de riscos importantes para a higiene das matérias primas, podendo causar sérios prejuízos à indústria alimentícia, e outros estabelecimentos a qual os produtos serão distribuídos.

A higiene dos alimentos começa em propriedades rurais, o nível de contaminação nesses locais pode ser alto dependendo do modo como é tratado uma plantação ou a alimentação e manejo do rebanho de determinada propriedade rural, o que pode contribuir para a produção de boa qualidade.

Muitas doenças que são transmitidas pelos alimentos, são adquiridas durante a fase de criação, plantação, e é necessário prevenir essas infecções para diminuir o nível de infecções alimentares em produtos vendidos em lanchonetes de escolas, fast foods e restaurantes também.

Transporte

Os meios de transporte participam ativamente nas diferentes fases de destinação desses alimentos, podendo estar contaminados ou não.

A primeira etapa do transporte começa com o deslocamento da matérias prima para os locais onde cara tipo de matéria prima deve ser levadas, como usinas, matadouros entre outros. Há sempre a probabilidade de deterioração e contaminação devido às péssimas condições de conservação e higiene dos veículos.

A segunda etapa de transporte corresponde à transferência dos produtos brutos para o consumo direto, como a matéria prima para industrias alimentícias. Há sempre riscos de contaminação também por parte da manipulação.

A terceira etapa do transporte refere-se a transferência desses alimentos para os armazéns, estoque ou locais de venda. Nessa etapa é mais difícil ocorrer a contaminação, ao menos que a embalagem seja violada devido a manipulação inadequada ou sabotagem de caixas. Mas o calor a umidade, temperatura imprópria pode aumentar risco de contaminação devido a proliferação de bactérias, fungos.

Outras etapas de transporte podem ser realizadas até os produtos chegarem ao consumidor estando sujeitos aos riscos já comentados.

Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com