TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO PRATICA BIOLOGIA CELULAR

Por:   •  20/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  2.554 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL - UEMS

DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR

CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS                        1°SEMESTRE

PROFESSORA: TIZIANA MEDEIROS

ACADÊMICA: DANIELLI LARISSA DE AGUIAR

PRÁTICA DE VISUALIZAÇÃO EM DIFERENTES AUMENTOS

(Prática n°2)

1 Introdução

O microscópio óptico tem dois tipos de lentes: a ocular, a que encaixamos nossos olhos. E as objetivas, essas têm diferentes capacidades de ampliação e um microscópio geralmente tem quatro lentes objetivas (4X, 10X, 40X e 100X). .

 A objetiva de 4X: oferece um aumento menor, e também dá a possibilidade de um campo de visão maior, permitindo a procura por objetos que possam passar despercebidos nas outras lentes. A objetiva de 10X: permite a observação da estrutura geral de um objeto. A objetiva de 40X: é considerada lente objetiva de alta potência, por mostrar os objetos em grande detalhe, isso porque as lentes de alta potência são posicionadas muito próximas ao objeto examinado. A objetiva de 100X: é chamada de lente de imersão em óleo, por causa da colocação de uma gota de óleo de imersão sobre a parte superior de uma lâmina preparada, que elimina o espaço de ar entre a amostra e a lente e aumenta a resolução da imagem, quando isso é feito em conjunto com técnicas de coloração apropriadas, certas características das células tornam-se visíveis.

O objetivo da aula prática foi nos ensinar a usar o microscópio, poder observar e entender melhor como cada lente objetiva funciona e notar as diferenças que cada lente mostra sobre uma mesma imagem.

2 Material utilizado

Tesoura, jornal, microscópio, lâmina, lamínula, conta-gotas, água.

3 Procedimento

Recortou-se com a ajuda da tesoura as letras e, a, m ou n de um jornal. Em seguida as letras foram coladas no centro das lâminas (uma letra em cada lâmina) e foi pingado uma gota d’água sobre as letras com o auxílio do conta-gotas. Feito isso, as  letras foram cobertas com lamínula e uma de cada foi colada sobre o microscópio para ser observada. Primeiro as letras foram observadas com a objetiva de menor aumento (4X), e foram utilizados os botões macrométricos e micrométricos para focalizar o material. Com o material focado, o que foi observado no microscópio foi repassado em forma de desenho para o caderno. Por fim, foram feitos o mesmo procedimento com as objetivas de 10X e 40X.

4 Resultado

Anexado no e-mail

5 Conclusão

Concluiu-se que a objetiva de 4X foi a única que se pode observar a letra inteira e seus detalhes. Nas objetivas de maior aumento (10X e 40X) as letras perderam sua forma, mas ainda foi possível observar as fibras do papel.

Referências

Equipe Brasil Escola. MICROSCÓPIO. Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/microscopio.htm. Acesso em 18 mai. 2017.

MICROSCÓPIO - noções gerais. Disponível em: http://www.penseambientalmente.com/disciplinas/microbio/am/amicrob3a_microscopio.pdf. Acesso em 18 mai. 2017.

RUSCITTO, Cynthia. O que são as lentes objetivas de um microscópio? Disponível em:

 http://www.ehow.com.br/lentes-objetivas-microscopio-info_29502/. Acesso em 18 mai. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com