TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Biologia aula pratica no laboratório de Microbiologia Tecnologia em Alimentos

Por:   •  21/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  2.353 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Relatório de Biologia aula pratica no laboratório de Microbiologia

Tecnologia em Alimentos

Biologia

Extração caseira de DNA (Morango)

Bruno Souza de Oliveira

Turma: Cotal 3262

Instituto Federal Mato Grosso do Sul- Campus Coxim

Ramon Santos de Minas

1º Bimestre

Coxim – MS 2016

1. IDENTIFICAÇÃO

Relatório N. 1°

Título: Extração caseira DNA Morango

Nome do Aluno (a): Bruno Souza de Oliveira

2. Resumo sobre o tema da aula pratica

Existem várias técnicas para extração do DNA, que utilizam diferentes metodos e espécimes biológicos. O sangue é muito utilizado para extração de DNA porque é fonte abundante de informação genética e por fornecer amostra fresca para análise. O objetivo dessa atividade é mostrar a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante, sobretudo no que se referem as conquistas da ciência para a nossa vida.

3. INTRODUÇÃO

Na aula pratica ocorrida no dia 11-03-2016, tivemos no laboratório de microbiologia, aula prática , lá foi demonstrado como extrair o DNA de um fruto. Os frutos utilizados foram morango, banana e tomate, para extração de seu DNA. O fruto escolhido foi o morango. 

Com a extração de DNA, os cientistas podem analisar nossos genes, e no laboratório de Microrganismo podemos analisar o DNA do morango. Com a análise do DNA torna-se possível localizar certos distúrbios e doenças genéticas. Eles também podem identificar tipos de vírus encontrados no meio ambiente. O tipo de extração de DNA depende do material em questão. Pode ser de uma célula humana, formas específicas de bactérias ou podemos extrair de frutos.

Há vários passos no processo de extração de DNA. O primeiro é abrir a célula. Isso fará com que o DNA dentro dela fique exposto. A membrana que cerca a célula precisará ser removida. O último passo mais significativo é a remoção das proteínas. Isso geralmente é feito acrescentando um ingrediente como proteases, que quebram essas proteínas. Essa é uma das formas de extrair o DNA.

Outra forma é pegar o fruto e extrair seu DNA, para fazer isso pegamos o morango e a banana que tem o mesmo processo. Do morango retiramos o talo verde para facilitar a maceração, da banana retira-se a casca, para macerar o fruto e ficar homogenia (pasta). Um passo opcional envolve a lavagem do DNA com um álcool para remover os sais. O álcool é utisado porque o DNA é insolúvel nesse tipo de líquido.

Quando ocorre a duplicação do DNA uma enzima separa as duas fitas da hélice, e a informação contida no DNA é transferida para uma molécula de RNA, essa molécula é muito semelhante ao DNA, porém é constituída de um único filamento e sua função é reproduzir a seqüência de um dos filamentos do DNA, atuando como intermediário na construção de uma proteína. Cada uma das hélices do DNA serve como molde para a construção do novo DNA. A extração do DNA proposta nessa experiência tem por objetivo: extrair o DNA das células da mucosa.

4. MATERIAIS UTILIZADOS

  • Morango ou banana
  • Saco Plástico
  • Peneira
  • Copo 150 ml
  • Água
  • Detergente
  • Sal
  • Bastão de vidro
  • Peneira
  • Tubo de ensaio
  • Álcool

Para extrair seu DNA pegamos o morango e a banana que teram o mesmo processo. O morango retiramos o talo verde e o colocamos em um saquinho para facilitar a maceração, o morango ficou com textura líquida, já a banana retiramos a casca e a colocamos em um saquinho para  realizar a maceração e ficar homogenia (pasta).

A maceração ela serve para quebrar a parede celular, estrutura extracelular que envolve e protege a célula vegetal. Logo em seguida em um copo de 150ml com água, misturamos sal e detergente.

O sal serve para ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.

O detergente serve para dissolver a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática, as membranas das organelas e a carioteca que limita o núcleo.

Utilizamos o bastão de vidro para misturar esses dois componentes, devagar para não fazer espumas .

[pic 2]

Fonte 1:SANTANA

Deixamos incubar por aproximadamente 30 minutos em temperatura ambiente e mexer lentamente sem deixar forma muita espuma o morango e a banana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (200.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com