TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Por:   •  5/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 8

Aldenita Nunes da Silva e Carolina Maia Pimentel do Carmo

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Relatório final de Estágio Supervisionado II para o ensino de Ciências, 6º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Diretoria de Educação à Distância, apresentado a professora supervisora Fabiana Aparecida da Silva e tutor (a) Presencial.

Alexandre Manzale, em cumprimento às exigências para obtenção da nota referente à disciplina do período letivo 2017/1.

Alto Araguaia, 09 Julho de 2017.


INTRODUÇÃO

O relatório do seguinte momento tem por finalidades o conhecimento das disciplinas de ciências Biológicas e a sua dinâmica de funcionamento dentro da instituição onde foi realizada a observação. O estágio tem como o principal objetivo, a reflexão de nossa docência na sala de aula e o quanto o diálogo é fundamental para um bom trabalho coletivo entre professor e aluno.

Dessa forma, entende-se que o Estágio Supervisionado é uma atividade de aprendizagem profissional, social e cultural, que se desenvolve através da participação do estudante em situações reais de trabalho, de sua futura área de atuação profissional. Sendo neste período que executa atividades relacionadas à sua área de formação e estabelece um dialogo pedagógico com os alunos e os professores formadores, de modo a contribuir para ressignificação das praticas, delineando novos caminhos para os professores e alunos com o saber disponível e com o uso que se faz desse saber.

Durante o aprendizado da docência, procura-se a integração entre a prática e os conhecimentos teóricos adquiridos, através de sua aplicação, reflexão, debate e reelaboração. Sendo que, muitas vezes é na prática de ensino que o licenciando em Ciências Biológicas terá o primeiro contato real e contínuo com a escola como espaço de produção e de conhecimentos (MENDES, MUNFORD, 2005).
O estágio supervisionado faz uma reflexão das mudanças e avanços em uma sociedade, pois temos conhecimento que as escolas antes eram tradicionais e hoje são cheias de novidades e criatividades no contexto social.

A escola e o ensino são grandes meios que os seres humanos buscam para poder realizar o seu projeto de vida, portanto cabe a escola e os professores o dever de planejar a sua ação educativa, construir o seu bem viver ajudando solucionar os problemas de forma coerente e prazerosa.

Neste sentido o discente poderá aplicar as teorias de práticas que aprendeu durante os semestres e que poderá mostrar todo o seu potencial para exercer uma profissão tão especial, que é ensinar. Sabemos o quanto nossa profissão não é valorizada, mas o que nos conforta, é sabermos que nós somos transformadores de vidas. Acredito na educação, por isso estou fazendo este curso de licenciatura.

Sabemos a importância do estágio em nossa formação docente e o quanto é indispensável para construir um aprendizado, pois é nele que aprendemos um pouco na prática de como ser um bom educador. Sabemos que a realidade da sala de aula é muito diferente de quando estagiamos.

DADOS DO ESTÁGIO

Disciplina:

Licenciatura em ciências biológicas

Professor supervisor de estágio:

Dr.Fabiana Aparecida da Silva

Tutor (a) presencial da disciplina

Alexandre Manzale

Período de realização do estágio:

24/04 à 22/05/2017

Carga Horária total do estágio:

90 horas

DADOS DOS ESTAGIÁRIOS

Acadêmico (a):

Aldenita Nunes da Silva

Acadêmico (a):

Carolina Maia do Carmo Pimentel

DADOS DA UNIDADE ESCOLAR

Nome da escola:

Escola Estadual Mª Auxiliadora

Endereço:

Rua: Santa Rita nº 171

Telefone:

66-3481609

E-mail:

Ata. ee,maria.auxiliadora@seduc.mt.gov.br

Entidade mantenedora:

() municipal      (x) estadual          () privada () federal

Período de funcionamento:

(x) matutino (x) vespertino () noturno

Nível de ensino:

(x) fundamental () médio

DADOS DA OBSERVAÇÃO

A Escola Estadual Maria Auxiliadora, está localizada na Rua Santa Rita, nº. 171, Centro, Fica em frente à universidade da Unemat. No momento a administração é de responsabilidade das Irmãs Salesianas que também ajuda na manutenção da instituição. Na instituição há uma Diretora, que e freira, 02 coordenadores pedagógicos, uma professora articuladora, trinta e quatro professores, uma monitora para criança com necessidade especial, duas bibliotecárias, uma secretária, três auxiliares de secretaria, oito servente de limpeza, uma técnica de laboratório em informática e dois vigilantes. Contam também com a colaboração de mais quatro freiras que residem no local. Não há psicólogo, e nem nutricionista.

O espaço físico da escola é bastante amplo, possui: 14 salas de aula, uma sala da Direção, uma secretaria, uma sala da Coordenação, uma sala dos professores, uma Biblioteca, um Laboratório de Informática, uma cozinha com o refeitório relativamente espaçoso, banheiros para professores, para servidores, para alunos, todos individuais. Ainda conta com quadra de Esportes coberta, Pátio para recreação, Capela, cantina, aposentos das freiras, tudo em boas condições de funcionamento, tendo em vista que houve reforma recente e a troca de todo o telhado.

As salas de aula são bem arejadas, algumas possuem ar condicionado, enquanto outras só têm ventiladores, e possuem respectivamente 25 acentos para os alunos.

Dentro de cada sala há um mapa desenhado e enumerado, sinalizando o local que cada aluno deve se sentar.

Para o docente o recursos disponibilizados para ele dar aulas são: O quadro branco, canetão, mesa, cadeira e livros. O laboratório esta com um déficit de material para o professor fazer suas experiências de ciências.

Quanto aos recursos didáticos a instituição possui televisão e aparelho de DVD, vídeo cassete e Datashow, home-teacher, mimeógrafos, impressoras bolas, redes, cordas, jogos educativos, etc...

O quadro de professores conta com profissionais graduados, muitos possuem curso de especialização e dois são mestres, e pelo menos seis são mestrandos. A Escola promove eventos anuais como: Festa Junina, Festa da Criança, Festa da Família e Festas Religiosas, como por exemplo, no mês de maio é realizada a Coroação de Maria Auxiliadora. Eventos como estes ajudam na promoção do entrosamento entre alunos, pais, escola e comunidade. A escola conta também com o projeto de leitura onde os alunos que obtiver melhor desempenho são premiados.

Para fazer as coletas de dados, primeiramente entrevistamos a diretora, a coordenadora e a secretaria. Fizemos questionamentos sobre o funcionamento da escola, e anotamos em um caderno tudo o que nos foram relatando.

O Projeto Político Pedagógico, também chamado de (PPP), da escola estadual Maria Auxiliadora foi elaborado pelos membros da entidade, por ser um documento indispensável ao funcionamento da escola todos colaboram na sua criação, segundo irmã-professora. Este documento contém normas que direcionam os funcionários realizar corretamente seus trabalhos no decorrer do ano, pontuando a cultura da escola e buscando uma forma de contribuir para a sua transformação.

Para se elaborar um PPP é preciso que se institua um cronograma para que haja a organização curricular, ou seja, deve-se estabelecer antecipadamente o calendário escolar; definir como e quando ocorrerão as comemorações e apresentações no decorrer do ano letivo; estabelecer as regras a serem seguidas pelos envolvidos na educação (professores, alunos, pais, gestores e funcionários em geral) bem como seus direitos; as ofertas de cursos e turmas, em suma o cronograma estabelece o passo a passo o funcionamento da instituição escolar.

PERFIL DOS DISCENTES

Período

(x) matutino (x) vespertino () noturno

Número de alunos atendidos pelo estagiário:

93 alunos

Nível de ensino:

(x) fundamental () médio

ANÁLISE DOS DADOS DA OBSERVAÇÃO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO

Nossa regência foi realizada no dia 05/05 a 22/05/2017, o professor regente nos instruiu e nos cedeu livros da escola para que planejássemos as aulas, dando andamento nos conteúdos sem sair da programação anual, e nos mostraram seus planos de aula. O professor regente nos deu várias dicas de como ministrar nossas aulas, e sempre que tínhamos duvidas nos auxiliava. Para desenvolvermos a regência, pesquisamos na internet, pegamos alguns exercícios e desenvolvemos outros exercícios por nós mesmos.

Na nossa regência encontramos algumas dificuldades, mas buscamos auxilio com nosso professor regente, porque tínhamos poucos recursos para dar nossas aulas, assim conseguimos solucionar cada obstáculo que surgia ao longo da nossa regência.

Nossa relação com os alunos foi satisfatória, eles gostaram muito de nós, ficaram tristes quando dissemos que o nosso estágio estava terminando, uma aluna veio até nós deu um abraço de despedida e ficamos muito emocionados com essa reação.

Os alunos estavam atentos, faziam perguntas testando nosso conhecimento sobre o conteúdo da aula, conseguimos responder os questionamentos, uma ajudando a outra.

Individual:

Pra mim o estágio supervisionado está sendo gratificante, pois através dele estou adquirindo conhecimento sobre a docência, e também descobrindo o que é ser professor. Sei que é fazendo que se aprende, podendo assim obter êxito no que se quer ensinar.

O estágio pra mim está sendo uma experiência sublime, no primeiro dia da minha regência fiquei um pouco tímida, às vezes as palavras sumiam da minha boca, mas logo deixei o nervosismo de lado e me soltei, fiz o que tinha que fazer dar aula. A regência teve um significado muito grande na minha vida, pois eu compreendi que esse é o caminho que quero seguir, e o meu dom é ensinar. Já tive contato com sala de aula, onde substitui uma professora de matemática e outra vez de ciências, a diferença e que não precisava explicar os conteúdos, era só passar no quadro. Mas na regência tive que fazer meus planos de aula, e também estudar a matéria para passar aos alunos, neste caso não foi tão fácil, mas acho que me sai bem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O relatório do segundo momento tem por finalidades o conhecimento das disciplinas de ciências e matemática a sua dinâmica de funcionamento dentro da instituição onde foi realizada a observação. O estágio tem como o principal trabalho e a reflexão de nossa docência na sala de aula e o quanto o diálogo e fundamental na para um bom trabalho coletivo entre professor e aluno.

Dessa forma, sabe-se que o Estágio Supervisionado é uma atividade de aprendizagem profissional, social e cultural que se desenvolve através da participação do estudante em situações reais de trabalho da sua futura área de atuação profissional, onde ele executa atividades relacionadas à sua área de formação profissional e estabelece um dialogo pedagógico com os alunos e os professores formadores, de modo a contribuir para ressignificação das praticas, delineando novos caminhos para os professores e alunos com o saber disponível e com o uso que se faz desse saber.

O estágio faz uma reflexão das mudanças e avanços em uma sociedade, as escolas antes eram tradicionais hoje e cheia de novidades, criatividades no contexto social.

A escola e o ensino são grandes meios que os seres humanos buscam para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto cabe a escola e os professores, o dever de planejar a sua ação educativa construir o seu bem viver e ajudado solucionar os problemas de forma coerente e prazerosa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HTTPS://www.google.com.br/search?q=fotos+da+frente+da+escola+maria+auxiliadora+de+alto+araguaia.

.

Editora moderna: Editora Responsável: CARNEVALLE, Maria Rosa.

MENDES, MUNFORD, 2005.

Bardin, 1977; Campos, 2004; Silva; Fossá, 2013.

SILVA, Aldenita Nunes; CARMO, Carolina Maia Pimentel.

ANEXO

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (403.5 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com