TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Por:   •  20/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DA PARANÁ

CAMPUS DOIS VIZINHOS

CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO –

HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

JOSÉ MARCOS DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I:

Relatório final de estágio apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I: Curso de Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, como requisito parcial de avaliação. Sob orientação da professora:

Luciana Boemer Cezar Pareira

Mariluz/Paraná 2016

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        3

2.1        Apresentação da escola        4

2.2        Forma de organização escolar        5

2.2.1        Modalidades de ensino ofertadas:        5

2.2.2        Números de alunos:        5

2.2.3        Quadro de funcionários        6

2.2.4        Estrutura física        6

2.2.5        Recursos tecnológicos        7

2.3        PROJETO POLITICO PEDAGOGICO        8

3        VISITAS AO CAMPO DE ESTAGIO        9

4        PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA – Resgate da Fitoterapia Popular        10

4.1        Visita às famílias        11

5        Conclusão        12

6        Referencias        12

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática – UTFPR, da disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora Luciana Boemer Cezar Pereira, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado no Colégio Estadual Dom Bosco, no período de 11 de abril a 07 de julho de 2016.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Como o curso que estou fazendo, Licenciatura em Educação do Campo, é um curso com regimento de alternância em tempo universidade e tempo comunidade, o estagio foi desenvolvido durante tempo comunidade, pois tinha mais tempo para de realizar as atividades.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Aqui tratarei sobre escola que atuei no estagio e sobre o Projeto Politico Pedagógico da escola.

  1. Apresentação da escola

O Colégio Estadual Dom Bosco - Ensino Fundamental e Médio, situa-se na Praça da Liberdade, S/N, Centro, na cidade de Mariluz - Paraná, a 30 km do Núcleo de Educação de Goioerê, telefone/FAX (xx) 44 35341254. Este local de ensino

tem por princípio filosófico, garantir ao educando, enquanto cidadão, o seu direito de acesso aos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente pela humanidade de forma sistemática, organizada e coerente, dando-lhe aprimoramento nos conhecimentos teóricos, práticos e científicos, possibilitando a sua efetiva participação nas lutas sociais. (PPP, 2012,p. 7).

A economia da região baseia-se na agropecuária, com a predominância da lavoura de cana-de-açúcar, soja e criação de gado. Cultivam-se também pequenas lavouras de algodão, milho, pupunha e feijão. A geração de empregos predomina-se no corte de cana.

A Escola Estadual Dom Bosco surgiu da necessidade de uma sequência de estudo para criança, adolescentes e jovens que terminando a 4ª série, interrompiam seus estudos, pois não havia outra escola onde pudessem completar seus conhecimentos, e o povo da pequena cidade de Mariluz sempre viu na educação e no ensino, a esperança do futuro de seus filhos. Em 1968 foi autorizado a funcionar um ginásio mantido pela C.N.E.C. - Campanha Nacional da Escola da Comunidade, o qual, não obstante a boa vontade da maioria do seu corpo docente, não funcionou a contento em vista da constante troca de diretores, pois nos seus dois anos de funcionamento passaram quatro professores pela direção. (PPP, 2012, p. 7).

Em 1970, com o decreto de criação nº 17.781 de 30 de dezembro de 1969, foi instalado o ginásio estadual de Mariluz, o qual passou a denominar-se ginásio estadual Dom Bosco pelo decreto de dominação de nº 20.835 de 19 de agosto de 1970, e autorizado a funcionar através da Portaria nº 3280/70DOE nº 132 de 11//09/70.

Em consequência da criação do Ginásio Estadual que naquele ano funcionou, extinguiu-se o Ginásio da C.N.E.C., pois todos os educandos se transferiam para o Ginásio Estadual, onde funcionou com 400(quatrocentos) educandos.

Dando atendimento à Lei de Diretrizes da Educação Nacional nº 93/94/96, à Deliberação nº 003/98 do C.E.E., com a Resolução nº 3120/98 o Colégio passou a ter outra nomenclatura denominando-se Colégio Estadual Dom Bosco - Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim

com o intuito de oferecer aos seus alunos subsídios para um melhor desenvolvimento na prática pedagógica, esta instituição de ensino oferta, no contra turno, Sala de Apoio – Português e Matemática para o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. (PPP,2012, P. 9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com