TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI – UFPI

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

PROFESSOR ORIENTADOR: MSC. FRANCISCO NILSON DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

JOSÉ VAZ DE AZEVEDO

ESPERANTINA – PI

OUTUBRO / 2016

JOSÉ VAZ DE AZEVEDO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Relatório apresentado a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentado a Universidade Federal do Piauí (UFPI) como requisito parcial para aprovação do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física.

Professor Orientador: Msc. Francisco Nilson dos Santos.

Período: 2016. 1

ESPERANTINA – PI

OUTUBRO / 2016

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        

2. DESCRIÇÃO “ESCOLA FOCO DAS PRÁTICAS”        

2.1 Descrição “escola foco das duas práticas Ensino Fundamental e Médio        

3. RELATO DAS OBSERVAÇÕES        

3.1 Registro geral das aulas observadas no Ensino Fundamental        

3.2 Registro geral das aulas observadas no Ensino Médio        

4. CONSIDEAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

APÊNDICES

ANEXOS


1 – APRESENTAÇÃO

O presente relatório trata das atividades desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado II, disciplina esta que tem como objetivo permitir um conhecimento da realidade escolar através do estágio observacional.

O estágio Curricular Supervisionado, não pode ser mais visto como uma formalidade a ser cumprida pela conclusão de um curso superior. Passou a ser uma excelente oportunidade para o aluno aplicar, aprofundar e testar seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo dos trabalhos desenvolvidos na sala de aula.

A Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, estabelece que o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho (BRASIL, 2008). Diante exposto, o Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade integradora das graduações em licenciatura, a fim de aproximar o educando das vivências e aprendizagens práticas.

Assim, o Estágio Curricular Supervisionado II de observações nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm por objetivos vivenciar a educação corporal do jovens, bem como vivenciar a realidade escolar proporcionada na escola.

2 - DESCRIÇÃO DA ESCOLA FOCO DAS DUAS PRÁTICAS OBSERVACIONAL

2.1 – Descrição da Escola foco das observações (Ensino Fundamental e Médio)

O estágio Curricular Supervisionado de observações no Ensino Fundamental e Ensino Médio foi realizado na Unidade Escolar “Professora Deusa Rocha”, localizada na Avenida São Sebastião nº S/N, saída para cidade de Porto – PI no município de Nossa Senhora dos Remédios – PI. A referida escola foi fundada em 2003, verba federal através do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal.

A estrutura física se encontra em perfeitas condições piso, teto, portas e janelas bem conservados. As instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas bem conservadas. Os móveis, equipamentos e utensílios para o uso administrativo dos docentes e discentes estão em perfeito estado de uso.

Em relação ao quadro pessoal administrativo a escola conta com uma Diretora Titular, a Professora Maria de Fátima Eduardo Lima, uma Diretora adjunto Graça Eduardo, vinte e nove Professores, cinco Serventes, três Vigias, uma Supervisora, duas Coordenadoras Pedagógicas de 20h.

A escola possui para o uso dos docentes e discentes vinte computadores, duas impressoras, duas xerocadas, dois data show’s, um aparelho de DVD, duas caixas de som, um fogão, uma geladeira, um freezer, três Ar-condicionados, dez ventiladores, cinco armários e nove arquivos.

SITUAÇÃO PEDAGOGICA

O planejamento escolar é realizado bimestralmente pela coordenação da escola. A escola funciona nos turnos manhã, tarde e noite. Pela manhã funciona o Ensino Fundamental Maior 6º, 7º, 8º e 9º ano e duas turmas do Ensino Médio 1º e 2º ano, a tarde funciona 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e a parte da noite funciona curso profissionalizante com uma turma de administração.

A escola atende 308 alunos, e possui um Projeto Político Pedagógico. O calendário escolar é elaborado pela diretora de acordo com a realidade escolar sob a análise dos coordenadores e professores. As reuniões ocorrem semestralmente, com a entrega da rendimento do alunos, e extraordinários realizadas pela coordenação.

Os pais são presentes no acompanhamento escolar, a escola desenvolve atividades como: Vários projetos, Semana cultural, Festa do professor, Semana da prática, Festa do estudante, colação de grau, Festa junina, entre outras.

No momento a escola não está recebendo Programas Federais, os mesmos encontram-se cancelados.

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Registro Geral das Aulas Assistidas no Ensino Fundamental

O presente Estágio de observação iniciou-se no dia 25 de Agosto de 2016. Durante esse período foram observados 12 aulas da disciplina Educação Física, ministrada pela professora Titular da escola, em todas as séries do Ensino Fundamental Maior.

Antes de iniciar o momento de observação conversei com a diretora da escola e a professora da disciplina, para torná-las ciente desse processo disciplinar, no qual ia executar.

Para tanto iniciar a fase do estágio, observando a metodologia de trabalho da professora e posteriormente a escola de forma geral. No Ensino Fundamental Maior Semanalmente a professora trabalha 07 horas aulas de Educação Física, intercalando entre teoria e prática.

Durante este período observei várias aulas com diferentes conteúdos como: Futsal, handebol, atividade física e qualidade de vida, voleibol, futebol entre outros. Constatei que nos esportes coletivos teve uma maior participação por parte do alunado, tanto masculino quanto feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com