TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELÁTORIO GERAL DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  1.374 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALDA OLIVEIRA SANTOS

RELÁTORIO GERAL DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UBERABA/ MG

FEVEREIRO/2012

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

ALDA OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Relatório Geral de Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba- MG, como requisito obrigatório na Etapa VI.

UBUERABA/MG

2012

DADOS DA ESCOLA-CAMPO

Razão social: Escola Heribaldo Dantas.

CNPJ: 02542981/0001-24

Endereço: Rua João Batista s/n

Bairro: São Pedro.

Cidade: Itabuna UF: Bahia CEP: 45.600-000

DADOS DO ALUNO

 

Polo: Itabuna.                               Núcleo: Itabuna.

Nome do aluno (a): Alda Oliveira Santos

R.A.: 1035877                            Data de Nascimento: 29/05/1980.

CPF: 969431575-15

RG: 05941264 01                                      Data de Emissão: 02/02/2001.

Endereço: Rua José Carlos ,308.                      Bairro: São Pedro.

Cidade: Itabuna.       UF: Bahia.           Tel.: (73) 3612-7417  (73) 8856 1215.

Etapa Matriculada: VI.               Turma: 4.

Carga horária da atividade do Estágio: 150 h

Atividade de Estágio: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Nome completo da Preceptora: Maria Aparecida Silva Rodrigues.

E-mail: cidaninha@yahoo.com.br

Data real de início e término do Estágio: 29/09/2011- 01/02/2012.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................5
  2. A ESCOLA HERIBALDO DANTAS E SUA HISTÓRIA................................6
  3. A ESCOLA HERIBALDO DANTAS E SUA CULTURA................................8
  4. OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DA ESCOLA HERIBALDO DANTAS................................................................12
  5. PRÁTICA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA HERIBALDO DANTAS................................................................15
  6. CONCLUSÃO.............................................................................................18
  7. REFERENCIAS..........................................................................................19
  8. ANEXOS.....................................................................................................20


1 INTRODUÇÃO

Neste relatório estão contidos dados sobre as experiências realizadas no Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental.

Pois através deste a qual aprendemos dar sentido às experiências adquiridas durante o curso. O estágio tem como foco a ação docente, possibilitando ao futuro pedagogo o contato direto com a realidade escolar para conhecer as especificidades do trabalho pedagógico relativo a essa etapa de ensino.

Sabe-se que a formação de pedagogos requer o conhecimento das ciências, da arte, da política, da ética e de outros saberes, além do domínio da cultura tecnológica e dos processos educativos que permitem entender e atuar no enfrentamento de problemas educacionais reais.

Diante disso, o estágio de Ensino Fundamental é essencial na formação do acadêmico pedagógico, devido à necessidade de introduzir teorias e práticas à formação dos docentes. Os quais têm como finalidade a transmissão de ações educativas, sabendo que a formação pedagógica do educador torna-se mais eficaz quando o processo de formação deste é alterado, em equilíbrio contínuo e estável à questão teórica na prática, levando-os a uma reflexão dos objetivos desejados.

2  A ESCOLA HERIBALDO DANTAS E SUA HISTÓRIA

Percebe-se que os profissionais que atuam na área do e Ensino Fundamental enfrentam imensos desafios: questões relativas à situação política e econômica e à pobreza da população, questão de natureza urbana e social, problemas específicos do campo educacional, que cada vez mais, assumem proporções graves e têm implicações sérias.

A escola Heribaldo Dantas Sitio III fica localizada na rua Rui Barbosa S/N no bairro São Pedro  na cidade de Itabuna com o CNPJ 02542981/0001-24 tendo uma equipe gestora  com os seguintes nomes: Diretora Ana Zoraide Santos Lemos e Coordenadora Marilene Messias Miranda de Almeida.

Escola considerada de pequeno porte pertencente à rede municipal de educação com 148 alunos e alunas distribuídos (as) no Ciclo da Pré-Adolescência I, II e III integrada a Fundação Marimbeta.Os alunos são distribuídos em três salas nos dois turnos. A escola possui uma sala de coordenação/ professores, três banheiros um refeitório, uma cozinha, uma secretária, uma sala de informática, uma área de recreação

IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

  • EQUIPE GESTORA

Ana Zoraide Santos Lemos, concursada, licenciada em Pedagogia e especialista em Educação de Jovens e Adultos, ocupa a função de diretora em  regime de 40 horas, nos turnos matutino e vespertino.

  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Marilene Messias Miranda, concursada, licenciada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, atua nos turnos matutino e vespertino, em regime de  40 horas.

  • EQUIPE DOCENTE
  • Nara Cleide Bispo de Jesus, licenciada em Letras com habilitação Língua Portuguesa e Língua Espanhola, concursada, atua nas disciplinas de Geografia, História, e Espanhol, nos turnos matutino e vespertino, em regime de 40 horas.
  •  Mariluce Bispo da Silva, licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, concursada, atua nas disciplinas de matemática e ciências, nos turnos matutino e vespertino, em regime de 40 horas.
  • Neilma Bispo da Silva, licenciada em Letras com habilitação em  Língua Portuguesa e Língua Espanhola, especialista em Leitura e Produção Textual, concursada,  atua nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, nos turnos matutino e vespertino, em regime de 40 horas .

Na escola Heribaldo dantas possui um conselho escolar  formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: funcionários e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discussão e tirar as decisões da mão de poucos, ele transforma a escola em um ambiente mais democrático e transparente., demonstrando assim uma escola democrática e participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (475.3 Kb)   docx (277.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com