TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESSONANCIA X RAIO X

Dissertações: RESSONANCIA X RAIO X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Sabemos que a saúde do ser humano a cada dia que passa perde um pouco da imunidade que tem, com isso a atenção em relação a saúde quando se chega em uma determinada idade. Com isso, também foram criados os exames não somente de tratamento a patologias como também para prevenção de muitas delas, iremos relatar a doença que é muito comum na terceira idade, porem todos os indivíduos estão sujeitos a adquirir a doença. Este artigo tem como objetivo descobrir o melhor método radiográfico entre o Raio-X convencional e a Ressonância Magnética para diagnosticar a Artrose, relatando efeitos causados pela artrose, suas complicações, como é adquirida, sua prevenção, quais os cuidado que devem ser tomados após a aquisição da doença, os sintomas e seus tratamentos.

Palavra chave: Artrose; joelho; tratamento; doença; prevenção.

Abstract:

We know that the health of human beings with each passing day you lose some of that immunity has, with that awareness regarding health when it arrives at a certain age. With this, the tests not only the treatment of diseases as well as preventing many of them were created, we report the disease that is very common in old age, however all individuals are subject to acquiring the disease. This article aims to discover the best method among the conventional radiographic X-ray and MRI to diagnose Osteoarthritis, reporting effects caused by arthritis, its complications, as it is acquired, its prevention, which the care that must be taken after acquiring the disease, symptoms and treatments.

Keyword: arthrosis; knee; treatment; disease; prevention

.

1. INTRODUÇÃO

O corpo humano depende de diversas articulações anatômicas para obter sua sustentabilidade, com ênfase no joelho que é a maior articulação que sustenta sua massa corporal. A formação do joelho consiste de articulações, parte óssea, músculos, tendões, cartilagens, ligamentos, menisco e bursa. Com a ausência, deficiência, inflamação ou até mesmo acidentes que venha ocorrer em algum desses casos, podem acarretar patologias como, por exemplo, osteoporose, lesão condral, fraturas, entre outras. Na maioria dos casos é diagnosticada a Artrose que com base nesse estudo, descobriremos melhor forma de diagnosticar a “principal” doença “Artrose do Joelho”.

Estudos comprovam que Artrose chega ser uma doença crônica das articulações que com o tempo degenera as cartilagens, pois reveste a parte óssea impedindo o contato de uma extremidade óssea com a outra, normalmente ocorrem em membros superiores e inferiores com maiores movimentos. A Artrose ocorre tanto em homens quanto em mulheres, sendo comum em mulheres após os 55 anos, crianças não estão isentas de adquirir a doença. Existem alguns fatores que desencadeia a Artrose, dentre eles o envelhecimento, peso excessivo (obesidade), fortes repetições em caso de mulheres o salto alto, genética, tabagismo. Existem fatores internos que no caso do joelho, há uma ausência do menisco, que suportam os impactos da região, com esse fator interno o desgaste da cartilagem hialina será maior, causando a patologia (Artrose).

Os principais sintomas da Artrose geralmente ocorrem devidos uma dor no nível do joelho, normalmente acentuasse com atividades físicas como degraus, escadas, esportes, ou seja, movimentos repetitivos. Outro sintoma comum é o inchaço.

Prevenir através de hábitos saudáveis, tais como boa alimentação, mudar a postura, exercícios físicos são fundamentais para esse tipo de prevenção, é recomendado que todas as mulheres com idade aproximada de 55 anos devem fazer acompanhamento medico.

Existem tratamentos que podem ser feitos com medicamentos, suprimentos alimentares que ajudam na restauração da articulação alem disso é importante a fisioterapia, alongamento articular para o fortalecimento muscular.

1.1 Problema

Definir o melhor método de diagnostico por imagem no caso da patologia especifica Artrose de joelho. Utilizando como referencia a ressonância magnética e o Raio-X convencional.

1.2 Justificativa

Para esse artigo existem diversas finalidades, porem a principal é mostrar aos indivíduos interessado leigos, a importância de uma vida saudável , dar o conhecimento da artrose para os portadores e também auxiliar nos processos e tratamentos juntamente com os melhores métodos de diagnosticar e tratar da doença artrose. Pode ser útil para profissionais da saúde como os médicos, facilitando a visualização e para um melhor método de imagem para melhor visualização da patologia.

1.3 Objetivos

Comparar dois exames radiológicos para o diagnóstico de Artrose, com o objetivo de descobrir causas da doença, agravantes, e entre outras patologias, sendo assim utilizaremos como base comparativa a ressonância magnética e o Raio-X, levando em consideração todos os prós e os contra de cada modalidade de diagnostico por imagem ( por exemplo qualidade de imagens, partes moles e anatômicas mais visíveis).

2. Material e Método.

Para execução desse artigo foi necessário realizar pesquisas, consultas, outros artigos cientifico, livros específicos incluindo também a opinião de especialistas no assunto e o melhor método a ser utilizado para o surgimento do diagnostico de Artrose em comparação do Exame de Raios-X com a Ressonância Magnética.

Esses foram os tópicos fundamentais para a conclusão, devido a imagens com a resolução focada na patologia em discussão desse artigo. Por tanto, com esses estudos foi possível a chegar a um resultado concreto.

3. Resultado e Discussão.

Sabemos que a principal população alvo da patologia são mulheres de idade avançada, porém não possuímos recursos suficientes para orientar a população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença, fazendo com que o paciente vá descobrir e começar a tratar depois de estar no estado critico e avançado, fazendo o tratamento ser mais demorado e doloroso.

3.1 Diagnostico da Artrose de Joelho em Ressonância Magnética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com