TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE MONITORIA

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO DE MONITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 5

O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA MONITORIA DA DISCIPLINA “SAÚDE MATERNO-INFANTIL”: Um relato de experiência

Andressa da Silva Salustiano - Bolsista

Jessika Cavalcanti Rufino – Bolsista

Luisa de Magalhães Melo – Bolsista

Roberto Teixeira Lima – Orientador

Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição/UFPB

RESUMO

Saúde Materno-infantil é uma das disciplinas obrigatórias do currículo do curso Nutrição, requisito indispensável para o cumprimento da disciplina Prática em Saúde Coletiva. Nesta matéria os alunos aprendem a desenvolver habilidades, embasada em conhecimentos e práticas, de modo a compreender as particularidades fisiológicas da gestação, lactação, fisiologia digestiva do lactente e do grupo materno-infantil. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo descrever uma experiência de atividade pedagógica vinculada ao programa de monitoria, na disciplina de “Saúde Materno-Infantil” aos alunos do curso de Graduação em Nutrição. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a orientação pedagógica dialógica centrada no aluno, acompanhamento de visitas técnicas em serviços especializados, desenvolvimento de estudo de casos clínicos e orientação didática. Resultados: Durante o período em que a monitoria foi executada foram realizadasquatro aulas teórico-práticas, elaboração e correção deduas avaliações de aprendizagem, acompanhamento em seis visitas técnicasa um banco de leite e orientação pedagógicaaos alunos regularmente ou sempre que solicitada. Conclusão: Esta atividade docente, mediada pelo professor e as monitoras, permitiu aperfeiçoar o processo da interface entre teoria e prática de ensino, fortalecendo a inter-relação professor-aluno na perspectiva de melhorar ainda mais o processo de ensino/aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: ensino, aprendizagem, monitoria, materno-infantil, nutrição.

INTRODUÇÃO

A disciplina “Saúde Materno-infantil” é obrigatória ao curso de Graduação em Nutrição, requisito indispensável para o cumprimento da disciplina Prática em Saúde Coletiva, possui caráter teórico-prático, atualmente com 45horas/aula, compondo um dos sub-projetos de programa de monitoria vinculado ao Departamento de Nutrição.

Trata de desenvolver habilidades junto aos alunos de graduação em ciências da nutrição, embasada em conhecimentos e práticas, de modo a compreender as particularidades fisiológicas da gestão, lactação, bem como a fisiologia digestiva do lactente; mensurar as necessidades de energia e de macronutrientes de acordo com a faixa etária, estado nutricional e momento fisiológico do grupo materno-infantil; conhecer as diversas formulações lácteas, características, indicações e as recomendações para a introdução da alimentação complementar para a população infantil; e por fim, desenvolver no aluno capacidade de análise crítica sobre as práticas de atenção ao grupo materno-infantil, em particular o aspecto nutricional e alimentar.

Os estudantes matriculados nessa disciplina têm acesso aos referenciais teóricos que possibilitam e ampliam sua compreensão sobre os assuntos relacionados à disciplina, como nutrição de nutrizes, gestação, pré-natal, avaliação nutricional de gestantes e crianças, entre outros, e são auxiliados pelas monitoras quando sentem necessidade.

No processo gravídico, o estado de nutrição apresenta uma dupla relevância, sob o ponto de vista clínico e epidemiológico, desde que interessa à mãe, por representar um período de reconhecida vulnerabilidade biológica, e ao concepto, extremamente dependente do organismo materno para seu crescimento e desenvolvimento. No ciclo da vida humana, provavelmente, a gravidez representa o processo ou o momento fisiológico mais crucial, face às demandas e circunstâncias em que se desenvolve. (COELHO;SOUZA;BATISTA,2002)

Considerando o projeto político pedagógico do curso de nutrição, tem um papel estratégico para o desenvolvimento de habilidades e competências junto aos alunos na sua atuação na atenção à mulher gestante, bem como às crianças em diferentes estágios de desenvolvimento. No aspecto operacional esta iniciativa irá articular teoria e prática mediada pelo monitor e professor, seja em atividades de laboratório (serviços de assistência) ou em atividades de campo (comunidades), fortalecendo assim a inter-relação professor-aluno na perspectiva de melhorar a aprendizagem.

OBJETIVOS

Descrever uma experiência de atividadepedagógica vinculada ao programa de monitoria, na disciplina de “Saúde Materno-Infantil” aos alunos do curso de Graduação em Nutrição.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para atingir os objetivos, as monitoras da disciplina Saúde materno-infantil durante todo o período realizaram orientação pedagógica dialógica centrada no aluno, acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com