TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA SÍFILIS: HISTÓRIA, CAUSAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

KAMILA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA SÍFILIS: HISTÓRIA, CAUSAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade anhanguera de Anápolis, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Biomedicina.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof (ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof (ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof (ª). Titulação Nome do Professor(a)




  1. INTRODUÇÃO

A sífilis é uma doença infecciosa crônica, provocada por uma bactéria, do gênero Spirochaetae, denominada Treponema pallidum. Acomete praticamente todos os órgão e sistemas do nosso corpo, e, apesar de ter tratamento eficaz e de baixo custo, vem-se mantendo como problema de saúde pública até os dias atuais (AVELLEIRA, BOTTINO, 2006).

A origem da sífilis é algo que vem sendo discutida, há mais de cinco séculos, desde a documentação da primeira epidemia, em 1495, na Europa. Nesta época uma praga estourou entre as tropas do líder francês Charles VIII durante a queda de Nápoles. Em seu retorno, a tropa teria disseminado a doença pela Europa. Essa epidemia ocorreu simultaneamente com retorno de Colombo e de seus homens do novo mundo, sendo causa de especulação quanto à sua verdadeira origem nas Américas. (GARCIA, 2009).

No Brasil, de acordo com o sociólogo Gilberto Freyre, no livro Casa Grande e Senzala, a sífilis já era conhecida no período colonial: “A contaminação da sífilis em massa ocorreria nas senzalas, onde ficavam os escravos. Não que o negro já viesse contaminado. Foram os senhores das casas grandes que contaminaram as negras”. (GALATOIRE et. Al., 2012)

Levando em consideração as informações mencionadas acima, e com o objetivo de mostrar informações sobre a doença, está revisão buscará compreender a importância de se saber sobre a sífilis, sendo ela uma doença  antiga e que até os dias atuais ainda é frequente no mundo, mesmo ela sendo uma doença curável ainda pode estar acometendo muitas pessoas.  E ainda, estudar a importância de se conhecer a Sífilis, sua história, causas formas de diagnóstico e tratamento, por ser uma doença de abrangência mundial, é conveniente que se tenha informações onde busque esclarecer como está a atual situação atual da sífilis no Brasil, as medidas preventivas que as pessoas devem tomar com relação a doença, e também deixar elucidado os meios utilizados para que haja um diagnóstico fidedigno, onde a pessoa possa ter um tratamento adequado, seguro e eficaz.

Para a realização desse trabalho e para melhor entendimento de toda evolução da doença, será realizadas buscas em sites como o da OMS (Organização Mundial de Saúde) que possui diversos boletins epidemiológicos, manuais e dados sobre a situação da sífilis, onde poderá ser avaliada sua evolução tanto no mundo quanto no Brasil, será pesquisado também se há novas formas de diagnóstico, novas tecnologias e novas formas de tratamento e prevenção da doença.

Contudo para que se possa estruturar uma pesquisa bem elaborada será realizados coletas de dados de diversos artigos, manuais e boletins, sites científicos como: SciELO, PubMed, Bireme, Google acadêmico, LILACS, e o site da OMS, terá grande contribuição para o desenvolvimento dessa revisão literária.

  1. Problema de Pesquisa

Por que a Sífilis mesmo sendo tão antiga ainda é uma preocupação mundial?

  1. Objetivos do Trabalho

Geral:

Pesquisar a história da sífilis, bem como suas causas, formas de diagnóstico e tratamentos.

Específicos:

•        Relatar a origem e descoberta da sífilis no mundo e no Brasil.

•        Mostrar as causas, meios de transmissão e tratamentos da doença, para melhor entendimento da mesma.

•        Detalhar os meios de diagnóstico, testes e procedimentos usados para identificar pacientes portadores.

•        Evidenciar a atual situação de saúde pública da sífilis no país e as medidas utilizadas para prevenção da doença


  1. considerações históricas

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2008), ocorrem 340 milhões de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) no mundo por ano, entre as quais 12 milhões são de sífilis e, em 90% dos casos, acontecendo em países em desenvolvimento.

Informes oficiais da (OMS, 2008) indicam que, por ano, ocorrem cerca de 12 milhões de novos casos de sífilis na população adulta em todo mundo, em grande parte em países em desenvolvimento. (MAGALHÃES et al., 2013). No Brasil, são estimados que ocorrem mais de 900 mil casos novos de sífilis por ano. (PIRES, et al., 2014 ).

A origem da sífilis é muito discutida, há mais de cinco séculos, desde a documentação da primeira epidemia, em 1495, na Europa. Nesta época uma praga se acometeu entre as tropas do líder francês Charles VIII durante a queda de Nápoles, onde pode ter disseminado a doença pela Europa. (GARCIA, 2009).

Relativamente à origem da sífilis, focaram-se várias teorias, uma que defendia que a doença era uma vontade divina, tendo sido os afetados escolhidos por Deus para, a partir dessa provação, encontrarem uma recompensa no céu, outras especularam que a doença teria sido transmitida aos conquistadores europeus, pelos nativos das Índias Ocidentais, tendo sido reforçada a ideia de que “a origem da sífilis seria o Novo Mundo” (FERREIRA, 2013, p.01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com